Topo

Rigby e Mordecai jogando Overwatch? É a final do torneio ToonTubers League

Personagens de "Apenas um Show" formam times com streamers em torneio de eSports  - Reprodução
Personagens de "Apenas um Show" formam times com streamers em torneio de eSports Imagem: Reprodução

Bruno Dias

Colaboração para o START

23/07/2019 19h00

Desde 2016, Rigby e Mordecai, estrelas de "Apenas Um Show", são os gamers oficiais do Cartoon Network. Eles são os protagonistas de "ToonTubers", série de gameplays do canal pago transmitida para toda a América Latina, que no próximo domingo (28) ganha um de seus "episódios" mais épicos: a final da "ToonTubers League", primeiro torneio de eSports do canal.

O jogo escolhido para a grande final foi "Overwatch", da Blizzard, e a disputa será realizada em São Paulo, com transmissão ao vivo a partir das 18h (horário de Brasília) no YouTube, e às 21h, na TV.

Serão seis times na disputa, formados por personagens de "Apenas Um Show" e gamers do Brasil, México, Chile e Argentina, que ficaram assim: Mordemitos (Mordecai + Hagazo), Lendários Rigbestas (Rigby + TheDonato, gamer venezuelano que vive na Argentina), Doutrinadores ( Benson + gamer surpresa que será revelado no dia da Liga), Mãostruosos (Musculoso + Fantasmão + PAC, um dos criadores do canal TazerCraft), Eileences (Eileen + Kim Bonilla, uma das maiores gamers mexicanas) e Maravilhosos (Pairulito + Swaggron333, gamer do Chile). Tudo com a narração e comentários de Octávio Neto.

Apenas um game?

"ToonTubers" já foi assistido por mais de 21,5 milhões de pessoas na América Latina desde sua estreia no Cartoon Network, em 2016. A atração nasceu no YouTube, onde acumula 116 milhões de views no Brasil e 316 milhões na América Latina, e a partir de 2017 passou a fazer parte da grade de programação do canal na TV.

"A gente tinha muito medo [de levar 'ToonTubers' pra TV], a princípio não sabíamos se era uma linguagem que só faria sentido no YouTube, com aquele tipo de tela, com controle que você pode passar pra frente o jogo, pausar. A gente meio que arriscou e colocou no canal pra entender o comportamento da nossa audiência e deu supercerto", conta Vivian Arias, uma das criadoras da série.

Nos episódios, que são gravados, e não ao vivo, os personagens recebem convidados especiais, e através do gameplay acabam contando uma história. Como, por exemplo, no episódio de "League of Legends" em que o tema foi uma batalha de narradores.

Os fãs de "Apenas Um Show" curtiram tanto "ToonTubers" que eles mesmos começaram a chamar a atração nascida na web de "spin-off". "Quando você está assistindo a um episódio de 'ToonTubers', você não está assistindo só um gameplay. O episódio não é sobre a jogabilidade do game que está sendo jogado, na verdade existe um arco de história ali do que está acontecendo no jogo, existe uma intenção entre o Rigby e o Mordecai que gera uma tensão no episódio. Você está assistindo tanto um gameplay quanto um episódio de 'Apenas Um Show'."

Arriscando no ao vivo

"Quando a gente entrou pra esse universo game, tínhamos uma consciência muito grande da comunidade de gamers no YouTube, na internet, o que eles gostam de assistir, os gamers que eles seguiam. A gente entende que é uma comunidade que tem suas próprias regras, jeito de ser, em nenhum momento a gente quis correr o risco de se colocar dentro daquela comunidade e parecer que era um oportunismo do Cartoon Network, porque não era. A gente queria entrar de maneira certa", explica Vivian.

Segundo a criadora de "ToonTubers", a comunidade abraçou a série de cara, e muitos gamers davam sugestões de jogos para Rigby e Mordecai jogarem, tanto que a dupla já se aventurou em games como "Trials Rising", "Rocket League", "Hearthstone", "League of Legends" e "Fortnite".

"Da mesma forma que a gente entrou com 'ToonTubers', a gente está entrando com a 'ToonTubers League' de uma maneira em que estamos pensando o que realmente podemos entregar a mais para a comunidade de eSports", disse Vivian. "É um risco calculado que a gente está tomando, colocar o canal ao vivo pela primeira vez, com conteúdo de eSports, com a linguagem de "ToonTubers", que a gente sabe que é segura. Seja crescendo dentro de 'ToonTubers', ou crescendo por outro caminho, mas definitivamente é primeira sementinha que estamos plantando."