Topo

Fique rico em "GTA Online"; pergunte-me como

Divulgação
Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

21/07/2019 04h00

Com a expansão "Diamond: Cassino and Resort" chegando ao "GTA Online", é hora de economizar dinheiro para comprar os novos itens e empreendimentos da sua vidaloka. Mas como fazer grana suficiente e de forma rápida para não perder a chegada das novidades?

Foi por isso que eu, que estou no time dos pobres de "GTA Online", fui atrás de um dos grupos mais antigos dos servidores brasileiros, o "PDFI" (Pais de Família).

Conversei com os membros mais ricos dessa galera: o Rodrigo Faleiro, o Bruno Canseco e o Paulo Henrique. Eles contaram como conseguiram seus primeiros milhões e deram o caminho para lucrar muito nos diversos trampos que rolam no jogo -- seja para quem joga sozinho, em grupo, veteranos ou iniciantes.

O caminho para a fortuna

GTA Online 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

"Como o GTA Online já está aí faz muito tempo, os itens acabaram ficando cada vez mais inflacionados. Para um iniciante, é difícil competir em sessões com jogadores mais veteranos e principalmente juntar os milhões necessários para comprar as coisas mais importantes, como o escritório. Mas tem um caminho ideal para economizar tempo sem ter que recorrer aos 'glitchs'". comentou Bruno, que já está com quase 60 milhões guardados só esperando a expansão.

O primeiro passo para os iniciantes é fazer as missões de contato, que garantem a progressão básica do modo Online e desbloqueiam vários trabalhos iniciais. A partir daí, o negócio é fazer as Heists, missões cooperativas que dão um bom dinheiro.

"O ideal é ter um grupo de amigos para fazer as Heists juntos, já que jogar nos modos mais difíceis garante mais ouro. Jogar com outras pessoas aleatórias muitas vezes não é legal e pode fazer a missão falhar, e o tempo ser perdido." explica Bruno.

Bruno Canseco do PDFI (Pais de Família) - Arquivo Pessoal/Facebook - Arquivo Pessoal/Facebook
Bruno Canseco, do PDFI
Imagem: Arquivo Pessoal/Facebook

Para jogar as Heists com os amigos, é necessário que alguém do grupo tenha um apartamento, que pode ser conseguido por aproximadamente 200 mil em algumas localizações da cidade. A partir dai é preciso ir desbloqueando as Heists, fazendo uma por uma. Uma das dicas que me deram é ficar de olho nas promoções da semana, que derrubam os preços de vários imóveis na cidade e também nos eventos, que vez ou outra aumentam os lucros dos empreendimentos.

Se você não tem um grupo de amigos para jogar, é possível procurar uma partida online a qualquer momento pelo celular do seu personagem, sem precisar comprar um apartamento. "Se o cara não tiver amigos para fazer as Heists, é melhor nem se preocupar com o apartamento no início. O ideal é fazer Heists até ter dinheiro para seu primeiro empreendimento", explica Bruno.

Como nada na vida vem de graça, o Brunão já deixou o aviso: "Existem formas mais rápidas de fazer dinheiro, mas nada é mágico, a não ser que o cara trapaceie e use os 'glitchs', o que pode fazer sua conta ser banida. O segredo é saber se vai jogar mais sozinho ou em grupo, e então decidir os melhores empreendimentos e executar os trabalhos da forma mais eficiente possível."

Melhores empreendimentos

Motoclube

GTA Online 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Para quem joga sozinho, os Heists serão apenas uma maneira inicial de conseguir grana até o seu primeiro empreendimento, já que são arriscadas se feitas em grupos com desconhecidos. A sugestão da galera do "PDFI" é partir para o Moto Clube, por conta do preço e da capacidade de dinheiro por hora, com boa parte do processo sendo passiva. O Bunker também é uma boa indicação, mas precisa de um investimento inicial um pouco maior, e as entregas são mais arriscadas.

De maneira geral, o ideal é que o jogador tenha todos os empreendimentos do jogo, para fazer suas melhorias e desbloquear alguns dos itens e veículos mais apelões das lojas. Mas é bom saber por onde começar para conseguir tudo mais rápido.

É possível comprar uma sede do Moto Clube por aproximadamente 300 mil, quase o preço que seria gasto em um apartamento, e menos da metade do preço de um escritório. Como chefe do clube, é possível fazer diversas novas tarefas que dão um bom retorno.

Para quem for jogar em grupo, o meio que mais garante grana por hora ainda são as Heists. Falaremos delas um pouco mais tarde.

O potencial de ganho aqui no MC é de 80 mil por hora, o que pode parecer pouco comparado com os outros empreendimentos, mas é preciso levar em conta que boa parte do processo é passiva, o que deixa tempo para você fazer outras coisas que também vão render um bom dinheiro.

Rodrigo Faleiro do PDFI (Pais de Família) - Reprodução - Reprodução
Rodrigo Faleiro, do PDFI
Imagem: Reprodução

"O cara com um Bunker e um MC a todo vapor vai poder fazer Heists, corridas ou o que quer que goste mais e, de quebra, ainda aumentar os seus ganhos. Mas tem uns macetes. Se você for jogar sozinho, tem que vender constantemente seus produtos, porque se o estoque ficar muito cheio, as missões podem exigir mais viagens para completar a entrega. Sem amigos para fazer de uma vez, você será atacado por outros jogadores do servidor e pode perder tudo que fez", explica Rodrigo.

Vender o tempo todo o seu estoque é essencial aqui, especialmente porque não há nenhum bônus para acúmulo, como acontece nos armazéns, que são a próxima dica. Dos trabalhos disponíveis no MC, foque na produção de cocaína e metanfetamina, já que as outras drogas rendem menos.

Uma dica final é fazer as melhorias do MC, que podem parecer caras a princípio, mas aceleram o tempo de produção das drogas e permitem que você alcance o lucro máximo por hora.

Escritório e Armazéns

GTA Online - Escritório e Armazéns - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Após fazer uma boa grana, é hora de comprar o seu escritório. O local nesse caso pouco importa, portanto não é preciso escolher os mais caros por serem centralizados. Alguns escritórios mais afastados chegam a custar menos de 600 mil em promoções, no preço normal custam em torno de um milhão.

Com o seu novo imóvel, é possível se tornar um CEO, o que abre um leque de atividades muito lucrativas. Você pode acessar as principais pelo seu computador, que fica na sua sala no topo do edifício, e também algumas pelo seu celular.

Para quem está jogando sozinho, a dica é, logo após comprar o escritório, já começar a juntar para o armazém de veículos. Esse é o melhor custo benefício para esse tipo de jogador, com possibilidades de mais de 300 mil de faturamento por hora, sem o risco enorme das Heists com desconhecidos.

GTA Online 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

GTA Online - Paulo da PDFI (Pais de Família) - Reprodução - Reprodução
Paulo, do grupo PDFI
Imagem: Reprodução

"O ideal é ir fazendo as missões de roubar carros até o seu galpão de veículos ficar com 10 carros de nível baixo e 10 de nível médio, sem nenhum igual. Isso vai garantir que a próxima missão resulte sempre em um carro de nível alto, e é esse que você vai exportar, por 100 mil. Continue sempre exportando os carros caros para ficar rico rápido. Tem um tempo de espera entre cada exportação de veículo, e nessa hora o cara pode fazer as missões de VIP do escritório, como a de assassino de aluguel. Isso vai dar um upgrade no seu dinheiro por hora também", explica Paulo.

Descobri do pior jeito que, ao roubar os carros, é preciso fazer a entrega sem nenhum arranhão, ou haverá custos de reparo. Portanto, nada de barbeiragem.

GTA Online 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Para quem for jogar em grupo e quiser dar uma variada no processo de repetir as mesmas Heists, o ideal é o comércio de muamba, que funciona como o de carros. É preciso um Armazém e um Escritório, mas o resultado final pode exigir a entrega de mais de um veículo em uma missão. Como você viu no Moto Clube, se a missão não for feita em grupo, você provavelmente será atacado e poderá perder tudo. Quanto mais preenchido estiver o armazém, maior o bônus por caixa de muamba vendida.

GTA Online 5 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Paulo deu mais dicas para quem for optar pela Muamba: "Para quem for escolher o caminho da Muamba, existe um multiplicador de ganhos. Quanto mais cheio seu armazém estiver na hora de vender, maior será o bônus. Só que a missão te obrigará a entregar mais de um veículo carregado de carga, todos lentos. Sem um grupo, em uma sessão cheia de veteranos, sua carga vai ser atacada e você vai perder todo o esforço. Isso é frustrante, então preferimos evitar e focar nos carros quando estamos jogando sozinhos."

Heists

GTA Online 6 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

As Heists garantem o maior retorno por hora de "GTA Online". Após liberar a Pacific Standard, é possível fazer até 400 mil por hora. O problema é que não é tão simples assim. Ela exige um grupo de quatro pessoas para ser completada, deve ser feita no modo mais difícil para render seu máximo, e o grupo deve ser eficiente para executar a missão no menor tempo possível. Além disso, é preciso que alguém do grupo tenha um apartamento para iniciar a missão.

Para executá-las com eficiência, é preciso assistir guias em vídeo, praticar bastante e ter amigos dispostos a aprender também. Quem não tem os outros três amigos pode tentar as Heists Doomsday, que foram adicionadas mais recentemente. O valor de investimento inicial é maior, por conta do imóvel necessário, e os lucros no final são um pouco menores, em média 300 mil por hora, mas em compensação podem ser feitas com menos pessoas.

Outras atividades

As atividades que mencionamos acima são as mais lucrativas do "GTA Online", mas existem várias outras: a Boate, que pode aumentar em 40 mil por hora o seu ganho de forma passiva; as corridas, que exigem uma boa colocação para fazer até 80 mil de lucro por competição, e os desafios de tempo, que rendem uma boa granam se feitos de forma eficiente.

Basta escolher o seu estilo de jogo, decidir se vai jogar sozinho ou acompanhado, e tornar-se o mais eficiente possível em uma tarefa que gostar mais. Com o tempo você irá acumular quantidade de dinheiro suficiente para comprar tudo o que desejar. Eu mesmo já melhorei bastante meus rendimentos, e espero que os seus melhorem também.