Topo

Um controle de Xbox para celular? É um dos protótipos da Microsoft

Controle ainda é um protótipo - Reprodução
Controle ainda é um protótipo Imagem: Reprodução

Do START, em São Paulo

10/07/2019 13h50

A caminho da próxima geração, a Microsoft quer levar o Xbox para o mundo mobile por meio do xCloud, o serviço de streaming que possibilitará jogar "Forza Horizon 4", "Halo" e outros games do console em dispositivos móveis.

Por isso, não é surpresa que a companhia esteja trabalhando em uma versão do controle de Xbox One adaptável para smartphones e tablets. Por enquanto, em estágio de protótipo.

De acordo com o site Windows Central, que teve acesso a documentos do protótipo do time de pesquisa da Microsoft, o controle seria destacável em módulos para encaixar dos lados de um celular ou tablet. A configuração dos botões e a analógicos permaneceria a mesma que já conhecemos do Xbox One.

Xbox contorle mobile - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Nos documentos, a Microsoft justifica os controles físicos como necessários para games mobile que exigem mais do que a tela de toque, e cita exemplos do PSP, Nintendo DS e até Nintendo Switch como plataformas portáteis que superaram essas limitações.

"O sucesso do Switch comprova o valor de games mobile com controles físicos", diz o documento. Apesar de a justificativa mirar formatos já existentes em mobile, o controle faria sentido para o projeto XCloud da empresa. Afinal, tentar adaptar games complexos de console para o formato móvel não deve ser uma tarefa fácil.

Inclusive, em uma das primeiras demonstrações do xCloud, no programa Inside Xbox, foi usado um dispositivo conectado ao controle do Xbox para jogar "Forza Horizon 4".

via GIPHY

Para colaborar ainda mais com a veracidade dos controles, o site Windows Latest descobriu uma patente de design feito pela Microsoft para um carregador para os módulos do controle de Xbox que são idênticos aos dos documentos do protótipo.

Até o momento, a Microsoft não confirmou a existência do controle. Já o serviço xCloud vai começar a ser testado nos EUA em outubro deste ano.