Topo

"Mortal Kombat 11": Como detonar com o velhinho Shang Tsung

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

07/07/2019 04h00

Shang Tsung está oficialmente na lista de lutadores de "Mortal Kombat 11". O velhinho chegou via DLC e continua tão fatal como nos anos 90. Com as boas referências dos filmes e alguns golpes icônicos, deve ser um dos favoritos dos jogadores por um bom tempo.

Para conseguir vitórias, é preciso entender onde ele funciona melhor, e quais as variações de movimentos combinam com seu estilo. No geral, você terá um personagem que funciona bem em distâncias médias e longas, mas há muito mais a se explorar para conseguir superar os desafios mais puxados.

Passamos um bom tempo trocando socos e magias com ele, e contamos agora o que de melhor o velho senhor tem a oferecer.

Primeiros passos

Vale a regra de ouro de "Mortal Kombat 11": se você quer dominar um personagem, comece pelo excelente tutorial. Esse é o título da franquia com o melhor sistema de apoio para iniciantes, então não tem desculpa para pular essa parte. De quebra, ainda rola uma recompensa no final com alguns itens cosméticos interessantes.

MK11 Shang Tsung 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

No tutorial você aprenderá algumas das melhores habilidades e combos do personagem, além de entender alguns conceitos como "frames" gastos por golpe, dano na defesa e vulnerabilidades, que é importante na hora de escolher o que usar contra cada adversário.

Após terminar o tutorial, faça algumas Torres com Shang Tsung para começar a se acostumar com o estilo de luta e as distâncias ideais do lutador. Ao completar algumas Torres, você também desbloqueará novos itens que servem para personalizar o lutador.

Habilidades e golpes que você deve dominar

Agora que você está pronto para se aventurar pelo online, deve dominar algumas habilidades e golpes de Shang Tsung que vão trazer resultados positivos.

Para o chamado "poke", aquele golpe rápido, que desestabiliza o adversário e consegue entrar na defesa, o mais indicado é o baixo + X(PS4)/A(Xbox)/B(Switch). Esse golpe tem apenas 7 frames, e foi pensado para infernizar a defesa dos desavisados. Use sem pudor para cortar investidas e frustar os inimigos que não te respeitarem. Só não fique forçando ele o tempo todo, já que um adversário capacitado vai saber te punir.

Mortal Kombat 11 Shang Tsung 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Como você terá de jogar controlando as distâncias, é preciso saber quais golpes ajudam a encurtá-la ou aumentá-la. Para encurtar a distância, o Frente + Triângulo (PS4)/ Y(Xbox)/ X(Switch) é excelente. Ele tem longos 30 frames de animação, mas como é executado de média a longa distância, vai encaixar bem no seu jogo.

Já para ganhar distância, uma boa é utilizar a habilidade Erupção Terrestre, que pode receber uma terceira bola de fogo com a amplificação, e se você for rápido o suficiente, pode ser emendada em mais uma Erupção, o que gera um bom dano.

Como você terá de jogar controlando as distâncias, é preciso saber quais golpes ajudam a encurtá-la ou aumentá-la

Outras habilidades, como a Queda Cadavérica, que faz estragos em lutas contra personagens como a Jade, ou mesmo a Parede de Fogo, também são eficientes para controlar a distância e fazer o seu jogo fluir. A escolha de quais utilizar vai depender do adversário e da fase do confronto.

Algumas habilidades e golpes dele infelizmente são lentos, e embora possam encaixar em alguns combos, são menos recomendados, mesmo que também cumpram esse papel. A Caveira de Fogo, por exemplo, é um ataque zoneador, mas é bem lenta em relação aos melhores ataques desse tipo no jogo e pode ser facilmente evitada por adversários mais capacitados. O mesmo acontece com o Trás + Triângulo (PS4)/ Y(Xbox)/ X(Switch), que foi feito para limpar uma boa área em torno do personagem na média distância, mas é lento e pode ser punido facilmente.

Mesmo assim, esses ataques podem ser utilizados para complementar bons combos e gerar um bom dano, então novamente, vai depender da situação e do seu adversário. Quanto mais você jogar, mais vai conseguir identificar as melhores escolhas.

Mortal Kombat 11 Shang Tsung 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Vários combos podem ser iniciados com os golpes que citamos ou finalizados com as três boas habilidades usadas para controlar a distância e zonear. Use a lista de golpes que o próprio jogo fornece para memorizar os melhores combos e treine um a um até ficar com a memória muscular em dia.

Não é preciso focar só nos combos com quase uma dezena de comandos e golpes. Comece com os mais simples e efetivos, como o Trás, X(PS4) / A(Xbox) / B(Switch), Baixo, Círculo(PS4) / B(Xbox), A(Switch), que é um combo de chutes baixos que termina derrubando o oponente e vai servir em muitas ocasiões. Combos complexos e longos encaixam em poucas situações e nem sempre são necessários para vencer.

Melhores e piores adversários

No momento, as estatísticas do Shang Tsung estão um pouco nebulosas por conta do hype de estreia. Muitos jogadores tentam emplacar nas ranqueadas com o personagem pela novidade, mas só uma parcela deles vai continuar com o mago entre os mais escolhidos, o que pode afetar as estatísticas.

Ainda assim, alguns padrões já podem ser observados. Vários sites mostram que lutadores como Scorpion, Geras e Cassie estão tendo uma boa vantagem contra o Shang Tsung, o que faz sentido, já que ele carece de habilidades de teletransporte ou de um projétil fácil de média distância. Essas carências tornam difícil a vida do jogador que tenta barrar as investidas desses adversários mais rápidos e móveis.

No caso específico de personagens como a Cassie, o que se nota é que conseguem segurar tranquilamente a posição, resistindo ao zoneamento, o que obriga o Shang Tsung a ter que se aproximar, e aí eles têm vantagem tanto pelo alto como por baixo.

Mortal Kombat 11 Shang Tsung 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Já os personagens que Shang Tsung vem dominando sem piedade são a Frost, o Kotal Kahn e o Johnny Cage, com quase 60% de índice de vitória. No caso do Kotal não é lá grande coisa, já que ele vem sofrendo contra a maioria dos lutadores. Mas os outros indicam o óbvio pelo arquétipo do Shang Tsung: eles não conseguem sair do zoneamento com suas habilidades e são obrigados a entrar no jogo dele, sem ter muito como se mover.

No geral, é bem provável que "dê ruim" para o Shang quando o adversário tiver mecânicas anti-zoneamento, habilidades de teletransporte ou projéteis mais rápidos que os dele. No combate mais próximo, vai prevalecer a envergadura e tempo de frame: quem tiver mais "range" deve dominar.

Fatalities

Os dois Fatalities de Shang Tsung são brutais como se espera de um lutador antigo do Mortal Kombat. Confira como executá-los em cada um dos consoles:

Kondenado aos Malditos

PS4: Trás, Frente, Baixo, Baixo, Quadrado
Xbox: Trás, Frente, Baixo, Baixo, X
Switch: Trás, Frente, Baixo, Baixo, Y

Renascimento Shokan

PS4: Trás, Frente, Trás, Círculo
Xbox: Trás, Frente, Trás, B
Switch: Trás, Frente, Trás, A

MK11 Goro - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Os Brutalities que já vem liberados são os padrões, para finalizar a luta com um gancho ou com um arremesso para frente. Para liberar os outros é preciso fazer algumas visitas à Cripta com uma boa quantidade de moedas para abrir tesouros.

Dicas Finais

  • Quando você tomar a forma do adversário, poderá ficar com ela enquanto estiver em movimento ou bloqueando. Se o personagem ficar sem comandos por poucos segundos, voltará ao normal.
  • Quando você estiver na forma do adversário, poderá utilizar um golpe esmagador dele sem que o seu conte. Isso também vale para partidas espelhadas.
  • A Queda Cadavérica acerta a Jade mesmo quando ela está no modo Glow