Topo

Cara, cadê meu "Castlevania"? Microsoft explica "sumiço" do jogo no Brasil

O clássico "Castlevania: Symphony of the Night" não está disponível para assinantes Ouro no Brasil - Divulgação
O clássico "Castlevania: Symphony of the Night" não está disponível para assinantes Ouro no Brasil Imagem: Divulgação

Bruno Izidro

Do START, em São Paulo

01/07/2019 17h23

"Castlevania: Symphony of the Night" é um dos games mais importantes da história, responsável por definir o subgênero Metroidvania. Por isso, nenhum dono de Xbox ficou contente quando o jogo, que era aguardado como "brinde" para assinantes Ouro no mês de julho, não apareceu na plataforma.

No Brasil, o clássico estrelado por Alucard foi substituído pelo game "The Maw", um simpático jogo de plataforma 3D, com muitos aliens mas nenhum vampiro. A comunidade protestou, e a Microsoft explicou os motivos dessa ausência.

Games With Gold US - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Entenda a história

Todos os meses, os assinantes da Xbox Live Gold/Ouro recebem jogos de graça pelo serviço Games With Gold. Neste mês de julho, a Microsoft global revelou que "Symphony of the Night" seria um desses jogos.

Mas julho chegou, e nada de "Castlevania". E não é a primeira vez que um jogo da Games With Gold é substituído no Brasil. Em dezembro de 2018, "Dragon Age II" deveria aparecer para os donos de Xbox, mas foi substituído por, adivinha? "The Maw", ele mesmo.

No Twitter, muitos fãs de Xbox subiram a Hashtag #BringSOTNtoBrazil. A reclamação não era só pela ausência do jogo, mas também pela demora da Microsoft Brasil em se pronunciar.

Resposta da Microsoft

O xis da questão é que a versão digital de Xbox 360 de "Symphony of the Night", que é a versão que estaria no pacote Games With Gold, foi lançada em 2006, bem antes de a Xbox Live estar disponível no Brasil, o que só ocorreu em 2010. Por isso, o game não passou pelo processo de classificação indicativa e não está disponível na Xbox Game Store do país.

Nesta segunda-feira (01), também pelo Twitter, o gerente de marketing da Xbox no Brasil, Bruno Motta, esclareceu alguns pontos sobre o problema:

Segundo o representante da Xbox, são duas as dificuldades em trazer um game retrô como "Symphony of the Night" para a Xbox Live nacional: a homologação de classificação etária pelos órgãos brasileiros e licenciamentos de elementos dentro do game, como, por exemplo, trilha sonora.

Já sobre substituir um jogo que deveria estar de graça por "The Maw" pela segunda vez, Bruno Motta também diz não ter ficado satisfeito com a decisão.

Além de "The Maw", os demais jogos da Games With Gold e o período em que estarão gratuitos são: "Inside" (de 1 a 31 de julho); "Big Crown: Showdown" (16 de julho a 15 de agosto) e "Meet the Robinsons" (16 a 31 de julho).