Topo

"Sonic Mania": Como vencer os chefes mais difíceis

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

27/06/2019 04h00

"Sonic Mania" é um dos jogos do mês na PS Plus, o que trouxe diversos jogadores de volta ao universo nostálgico do ouriço azul.

Quem não conhece os jogos clássicos da franquia terá dificuldade em enfrentar tanto as fases cheias de armadilhas, quanto alguns dos chefes que são bem chatos. Por isso estamos aqui para ajudar: saiba como evitar perder vidas, e ainda aprenda a liberar o chefe secreto.

Robot Chicken (Studiopolis Zone Act 2)

Sonic Mania - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Essa é uma das lutas mais divertidas de todo o jogo. O chefe é o Robotnik (ou Eggman para os mais novos) em uma de suas naves padrões, mas o destaque fica para o robô galinha que faz previsão do tempo em uma TV gigante. O segredo aqui é prestar atenção na previsão da galinha e então se preparar.

Se ela prever ventania, agarre-se nas barras ao lado da TV para não voar até os espinhos no topo da tela. Se ela prever uma tempestade de raios, uma nuvem escura vai aparecer para infernizar a sua vida. Agora, se ela prever uma onda de calor, você terá de se proteger de bolas de fogo que vão cair do céu, nesse caso se escondendo debaixo do Robotnik. Nesse momento de calor é a hora que o chefão desce o suficiente para você acertar algumas pancadas nele. Repita o processo algumas vezes até vencê-lo.

Ninja Bot (Press Garden Zone Act 2)

Sonic Mania - 02 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Ninja Bot é o primeiro chefe realmente desafiador do Sonic Mania, portanto prepare-se para perder algumas vidas até pegar a manha. A primeira dica é jogar na defensiva, já que as espadadas do Ninja congelam o Sonic, e as shurikens dele explodem pelo caminho, dificultando a mobilidade.

O momento ideal para atacar é quando ele saltar sobre a sua cabeça. Acerte o Ninja Bot no ar, e ele perderá a postura e ficará vulnerável por alguns segundos, permitindo que você o acerte. Evite os ataques e espere por esse momento até vencer a luta.

Metal Sonic (Stardust Speedway Zone Act 2)

Sonic Mania - 03 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Para muitos, essa é a luta mais difícil do jogo, por ser longa e dividida em várias fases. Assim que você encontrar o Metal Sonic, ele iniciará uma perseguição que leva até a sala onde ele pretende te finalizar. No caminho ele irá te atacar diversas vezes, e seu objetivo é manter o máximo de argolas possíveis para a próxima fase, portanto evite qualquer ataque dele ou pelo menos recupere suas argolas.

Assim que chegar na nova sala, o Metal Sonic vai se ligar em uma máquina que libera alguns minirobôs do Sonic. Você terá que acertá-los enquanto eles estiverem girando para acertar o Metal Sonic lá na máquina. O segredo é pular no momento da investida dos robôs e então acertá-los no ar.

Assim que você passar por essa parte, uma nova perseguição vai começar. Aproveite o caminho para recuperar algumas argolas e tente não ser acertado.

Na parte final, uma parede de espinhos vai se formar na parte de trás da tela e vai começar a se mover em sua direção. Ao mesmo tempo que você deve correr dela, também terá que evitar os ataques do Metal Sonic. Quando ele estiver brilhando, não tente atacá-lo, só evite o golpe, pois em seguida ele vai parar para recarregar, dando abertura para alguns contra golpes, só tome cuidado com a parede de espinhos.

Repita o procedimento algumas vezes e a fase estará concluída.

Caterpilar (Mirage Saloon Zone Act 1)

Sonic Mania - 04 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Esse chefe é desafiador porque até você pegar a manha de acertá-lo, várias vidas serão perdidas, especialmente porque é difícil recuperar argolas aqui.

O segredo é esperar que ele venha pelos lados da tela e não pelo fundo. Quando isso acontecer, a cabeça dele estará vulnerável para um ataque, sempre tendo cuidado para não perder argolas nas costas da centopeia.

Fique atento à dica do jogo: quando você vir o volume de areia dela se movimentando de um lado para o outro, nesse momento prepare-se para atacar. Com algumas pancadas na cabeça ela vai morrer logo.

Hardboiled Heavy Magician (Mirage Saloon Zone Act 2)

Sonic Mania 05 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Esse chefe é um robô mago que se transforma em diferentes animais para te atacar. O primeiro deles, o roxo, vai disparar várias vezes na sua direção, o que torna difícil a sua movimentação. O seu objetivo é acertar a cabeça dele para fazer o chefe voltar ao normal.

A segunda transformação é no animal verde que parece um pássaro. Esse joga bombas, que podem vir rasteiras ou pelo alto. Decore os movimentos dele para escapar das bombas e também foque na cabeça.

A última transformação é um brucutu que vai pular em sua direção. Não deixe ele te acertar e foque novamente na cabeça do bicho. Com algumas bordoadas o robô vai ser destruído.

Octobot (Oil Ocean Zone Act 2)

Sonic Mania 06 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Outro chefe bem difícil. Dessa vez o Robotnik virá dentro do Octobot, que vai utilizar seus tentáculos para tentar te destruir. O primeiro passo é se manter na plataforma e evitar os tiros do tentáculo que possui uma arma laser para te acertar. Abaixe para tiros altos e pule para escapar do fogo que ele cria na plataforma ao atirar baixo.

Agora o Octobot vai aparecer. Aproveite para acertar os tentáculos dele na parte circular na ponta. Se possível, também dê uns cascudos no Robotnik.

As plataformas vão reaparecer, mas antes de o tentáculo a laser voltar, um tentáculo arpão vai ser arremessado de dentro da água para te acertar. Pule para evitá-lo. Repita o processo anterior até explodir o robô e passar para a próxima fase.

Dr. Robotnik (Titanic Monarch Zone Arc 2)

Sonic Mania 07 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O último chefe do jogo não poderia ser outro: o Dr. Robotnik! Desta vez pilotando uma máquina com diversos tentáculos que cobrem grande parte do cenário e dão uma descarga elétrica no jogador.

Seu principal foco aqui é manter pelo menos uma argola com você sempre, já que o normal vai ser tomar dano dele, mesmo na hora de bater. Sempre que você estiver invulnerável após um erro, aproveite para coletar sua argola e bater no inimigo.

O momento em que ele vai estar vulnerável é justamente após a descarga elétrica dos tentáculos. É preciso acertá-lo rapidamente, já que a janela para isso é pequena. Após ser acertado, ele irá tentar disparar alguns mísseis. Gire enquanto ele estiver mirando e solte assim que os projéteis forem disparados.

Além disso, em alguns momentos ele vai te mandar para outro mundo, onde um chefe aleatório vai tentar te acertar. Desvie dos ataques até que você seja teletransportado de volta para a batalha com o Robotnik. Após algumas pancadas você irá para a tela final do jogo. Parabéns.

Egg Reverie

Sonic Mania 08 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Se você coletou as sete "Chaos Emeralds", será enviado para um último chefe secreto, chamado Egg Reverie. Aqui você lutará como Super Sonic, mas mesmo assim poderá ser atingido pelos ataques do vilão, perdendo parte das suas moedas.

Use o cenário para circular em torno do chefe e coletar mais moedas, quando a oportunidade de bater surgir, vá em frente e cause algum dano. Repita esse processo com cuidado para não ficar sem moedas ou ser pego pelas esferas de energia dele, e você liberará o verdadeiro final do jogo.