Topo

"Cadence of Hyrule": 10 dicas para saber antes de jogar

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

20/06/2019 04h00

"Cadence of Hyrule" é o mais novo lançamento para o Nintendo Switch. O jogo foi desenvolvido pela Brace Yourself, criadora de "Crypt of the Necrodancer", um indie muito divertido que virou febre por onde passou.

"Cadence of Hyrule" segue a fórmula do jogo anterior e adiciona aquela pitada de puzzles e segredos que são marcas registradas de "The Legend of Zelda". Como você já deve imaginar, o jogo conta com uma jogabilidade única e esconde muitos mistérios pelas suas dungeons. Confira dez dicas importantíssimas para você não ficar pelo caminho.

Busque Corações no início

Cadence of Hyrule 1 - Reprodução - Reprodução
Procure os fragmentos de coração para não sofrer no início do jogo.
Imagem: Reprodução

"Cadence of Hyrule" é daqueles jogos que começam com um nível de dificuldade elevado, já que ensina pouco ao jogador e deixa ele se virar. Pra piorar: você só tem três míseros corações de vida.

Para conseguir mais vida você deve coletar fragmentos de corações, que estão espalhados pelas diversas áreas do mapa, podem ser comprados de alguns vendedores e são deixados por chefes de dungeons após o combate.

Seu primeiro objetivo para sobreviver mais tempo é aumentar a sua vida, então vá de área em área só parando nas que tiverem algum coração para você pegar.

Libere seu poder especial o quanto antes

Cadence of Hyrule 2 - Reprodução - Reprodução
Essa é a localização de Lost Woods
Imagem: Reprodução

Cadence pode ser encontrada em diversas cavernas por toda Hyrule. Ela sempre terá um item especial para te dar ou, nesse caso, o seu poder especial, que é diferente para Link e para Zelda.

A caverna em questão está em "Lost Woods", no local marcado na imagem, de onde você vai partir para encontrar o primeiro chefe do jogo. A habilidade dos dois personagens é um ataque em área que permite se livrar de vários momentos difíceis no início do jogo.

Gaste seus diamantes

Cadence of Hyrule 3 - Reprodução - Reprodução
Não tenha dó de gastar os seus diamantes, eles vêm e vão facilmente.
Imagem: Reprodução

Os diamantes são a moeda mais valiosa de "Cadence of Hyrule". O jogador pode consegui-la de várias formas, sendo a principal delas quando limpa uma área de inimigos, e o último a ser destruído deixa um diamante. Outra forma de conseguir a pedra preciosa é cavando em dungeons utilizando uma pá.

Você pode utilizar os diamantes sempre que morrer no jogo. Antes de voltar para o mundo de Hyrule, quatro itens serão oferecidos em troca das suas pedras preciosas. Como limpar as áreas é um processo constante no jogo, você sempre terá muitos diamantes. Exatamente por isso, não é necessário ficar guardando todos eles.

Compre principalmente os itens que não vão sumir após você morrer, como os corações que aumentam sua vida, ou armas como a lança. Mas quando não tiver nenhum deles à venda, aproveite para comprar botas, bombas e anéis também.

Só não gaste diamantes com pás e tochas comuns, já que os inimigos abatidos sempre as deixam pelo caminho.

Encontre os vendedores espalhados por Hyrule

Cadence of Hyrule 4 - Reprodução - Reprodução
Os vendedores possuem itens essenciais para a aventura
Imagem: Reprodução

Existem vários vendedores escondidos em Hyrule. Alguns são mais fáceis de se encontrar, com suas lojas visíveis nas áreas que você visitar. Já outros vão estar escondidos em cavernas, que precisam ser reveladas.

Os itens que eles vendem são importantíssimos, alguns até necessários para avançar na história. O vendedor da área de praia, por exemplo, vende um item que permite mergulhar nas partes mais fundas da água, permitindo chegar em lugares antes indisponíveis. Outro vendedor, um Goron, vende uma bota que permite atravessar lava. Isso sem contar corações, garrafas, armas e diversos outros itens que vão facilitar a sua jornada.

Preste atenção nas Borboletas

Cadence of Hyrule - Borboletas azuis indicam segredos - Reprodução - Reprodução
Borboletas azuis indicam segredos
Imagem: Reprodução

Como você viu, alguns vendedores estão escondidos em cavernas secretas. Essas cavernas também podem esconder templos e chefes que guardam alguns itens importantes, como flechas especiais e armas secretas.

Para encontrar esses templos é preciso destruir o que estiver tampando a sua entrada, como arbustos ou troncos de madeira. Como os desenvolvedores são gente boa, colocaram uma dica para mostrar onde procurar: borboletas azuis.

Sempre que você vir uma borboleta azul sobrevoando ou pousada em um arbusto ou tronco, pode destruí-lo que ali tem um segredo escondido.

Visite as videntes

Cadence of Hyrule - Videntes - Reprodução - Reprodução
As videntes indicam para onde você deve ir
Imagem: Reprodução

Respeitando as tradições da franquia, "Cadence of Hyrule" pede para que o jogador colete quatro itens para conseguir acesso aos chefes finais do jogo. A princípio, isso não fica tão claro, e o normal é ficar perdido e sem saber para onde ir.

A primeira dica é se ligar nas bandeiras nas construções. Sempre que você achar uma bandeira com uma cor e símbolo específico em áreas próximas, quer dizer que você está na área de um dos chefes que guardam os itens que você procura.

Mas ainda existe outra opção, ainda mais eficiente. Existem algumas videntes espalhadas pelo mapa, e dentro da casa delas é possível recuperar sua vida e estamina, além de se consultar para saber mais sobre seu destino. Por destino, entenda a localização exata do próximo chefe que você deve enfrentar, com marcação no mapa e tudo. O custo é de apenas dez "rupees", outra moeda do jogo.

Sempre que não souber para onde ir, visite as videntes.

Use o ambiente

Cadence of Hyrule - 5 - Reprodução - Reprodução
Use placas, pedras e até os próprios inimigos para se dar bem.
Imagem: Reprodução

Algumas áreas são repletas de inimigos, com vários deles rápidos e que derrubam sua vida em questão de segundos. Para se dar bem nesses casos, é preciso mais que seus equipamentos: é essencial aprender a usar o ambiente.

Pedras quadradas, por exemplo, podem ser usadas como proteção contra flechas e lanças, além de serem efetivas para prender alguns inimigos. Já uma pedra redonda pode causar dano nos inimigos enquanto te protege, bastando jogá-la para cima de quem estiver no seu caminho.

Existem algumas placas no chão com ícones marcados que podem ser utilizadas em seu benefício. Só que é preciso saber como elas funcionam para não acontecer justamente o contrário e você se complicar.

A placa com a marcação do ponto de interrogação confunde quem passa por ela, invertendo os controles. Se um inimigo passar em cima dela, melhor para você. Já a placa com marcações de maior e menor aceleram ou diminuem o tempo da música tocada e, consequentemente, a velocidade dos inimigos. O uso delas vai depender dos inimigos que estão na área.

Ainda é possível utilizar os próprios inimigos uns contra os outros, já que tudo que for arremessado por eles pode atingir também os outros adversários. Isso funciona inclusive contra chefes que invocam lacaios que usam magias. Com um pouco de ginga você consegue fazer com que eles se acertem e economiza recursos e vida.

Ao derrotar um chefe, pegue o coração primeiro

Cadence of Hyrule - Chefe - Reprodução - Reprodução
Todo chefe deixa um coração para você após a batalha
Imagem: Reprodução

Sempre que você derrotar um dos chefes das dungeons do jogo, ele deixará um fragmento de coração para incrementar a sua vida e um item importante para a aventura. O que o jogo não conta é que se você pegar o item importante primeiro, no geral um instrumento musical, você será teletransportado para fora dali.

O fragmento de coração ainda estará lá quando você voltar, mas a jornada de volta vai te deixar irritado. Portanto, pegue sempre o coração primeiro.

É possível liberar os dois personagens

Cadence of Hyrule - 6 - Reprodução - Reprodução
Você pode acordar o outro personagem e usá-lo quando quiser
Imagem: Reprodução

Para quem não for jogar em modo cooperativo, também é possível liberar o outro personagem, Link ou Zelda, dependendo da sua escolha no início. Para isso é preciso ir até Kakariko Village e acordar o companheiro que está em um sono profundo.

Cadence of Hyrule Kakariko Village - Reprodução - Reprodução
Essa é a localização de Kakariko Village em Cadence of Hyrule
Imagem: Reprodução

O seu outro personagem vai estar em uma casa de madeira na parte mais ao norte do vilarejo. Para acordá-lo, vá até o cemitério logo ao lado da casa e empurre a maior lápide para encontrar um vão que dá em uma dungeon. Recupere a poção do chefe e vá até a casa para acordar o seu novo personagem com ela.

Para trocar de personagens, basta ir até uma Sheikah Stone.

Não ataque as galinhas!

Cadence of Hyrule - Reprodução - Reprodução
Algumas vezes elas vão estar no meu do caminho, cuidado
Imagem: Reprodução

Se existe uma regra universal em qualquer "The Legend of Zelda" é que as galinhas não devem ser perturbadas. Não seria diferente em "Cadence of Hyrule".

Ao atacar uma galinha algumas vezes, você atrairá uma legião delas para ficar atravessando a área de um lado para o outro, causando dano em tudo que estiver pela frente. Para fazer a área voltar ao normal, basta sair para outra área e então retornar.