Topo

"Octopath Traveler": Dicas importantes antes de começar

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

19/06/2019 04h00

O RPG com uma das estéticas mais interessantes dos últimos anos chegou ao Steam. "Octopath Traveler", que havia sido lançado em 2018 para Switch, conta uma história interessante e divide o protagonismo com nada menos que oito personagens diferentes, cada um com estilo e habilidades únicas.

Como bom RPG da Square Enix, o jogo conta com diversas camadas que demoram para serem dominadas e combates complicados nos capítulos mais avançados. Para chegar preparado nessas partes e não perder nada pelos oito caminhos, confira nossas dicas.

Comece com o personagem que mais te agrada

Octopath Traveler 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Quando você escolher "novo jogo", será levado imediatamente para um mapa mundi com alguns personagens espalhados por cidades. A confusão é natural: não é normal um jogo que forneça oito histórias diferentes para começar, mas esse é o diferencial aqui.

Todos os personagens conseguem se virar bem no jogo, então você não precisa ficar com medo. Escolha aquele que mais te agradou, seja pelo visual ou pela história, e inicie a aventura. Com o tempo você conseguirá recrutar todos os outros e ver a história inicial de cada um deles.

Sempre melhore seus equipamentos

Octopath Traveler 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Em "Octopath Traveler", os seus equipamentos são importantíssimos para sobreviver às batalhas mais complicadas. Até mesmo no início, é importante manter seus equipamentos na melhor qualidade possível para garantir que não ocorra nenhum acidente.

Assim que tiver acesso a um novo personagem, ou chegar em uma nova cidade, corra até a loja mais próxima e compre os itens que vão melhorar os atributos do seu grupo. Mesmo os mais baratinhos servem para melhorar bastante a sua condição no campo de batalha.

Entendendo o Sistema de Batalha

O sistema de batalha de "Octopath Traveler" é um pouco confuso a princípio, mas com o tempo se torna bem simples. A primeira coisa que você precisa saber é que os inimigos possuem fraquezas, que são mostradas embaixo da sua imagem na tela.

A princípio, as fraquezas estarão escondidas, e cabe a você testar com diferentes armas e magias o que pode funcionar melhor. Um dos personagens do jogo, Cyrus, tem a capacidade de revelar a fraqueza dos inimigos no início da batalha, o que é bem útil.

Octopath Traveler 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O segundo passo é compreender o sistema de "Break", que permite quebrar a guarda do inimigo. Ao lado dos ícones de fraquezas, está um ícone que representa um escudo com um número dentro. Esse número representa a quantidade de ataques contra a fraqueza que esse inimigo pode aguentar antes de ter sua defesa quebrada.

Ao quebrar a defesa do adversário, você não só conseguirá causar mais dano, como também impedirá que ele ataque no próximo turno. Seu foco deve ser sempre quebrar a guarda dos inimigos.

Octopath Traveler 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Inimigos mais poderosos, como os chefes do jogo, podem utilizar ataques em área que são perigosos e demoram um turno para carregar. Você saberá que ele está para chegar ao ver essa aura roxa no inimigo. Se você conseguir quebrar a guarda dele antes do próximo turno, ele não dará o ataque. Se não conseguir, use a defesa, porque o dano vai ser significativo para o seu grupo.

Octopath Traveler 5 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Por último, é preciso entender o que é o "Boost". A cada turno os seus personagens acumulam energia, que fica visível nas esferas amarelas logo abaixo dos nomes. Cada esfera dessa significa que você poderá dar mais um ataque comum no mesmo turno ou potencializar uma habilidade de alguma forma.

Pressione "Q" no PC ou "R" no Joycon do Switch para escolher o número de esferas que quer utilizar por turno.

Use as informações exibidas na tela

Octopath Traveler 6 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Na tela do jogo é possível conseguir varias informações vitais para sobreviver. Assim que você entrar em uma nova área por exemplo, no canto inferior esquerdo da tela será indicado o nível de perigo deste local. Se ele for maior que o do seu grupo, o ideal é virar as costas e ir para outro ponto.

O seu minimapa, embora não tão detalhado como em outros jogos, indica algumas coisas interessantes. Em verde ele vai indicar para onde ir durante as missões, já em laranja ele vai indicar as sidequests na cidade. Ainda há icones para os altares onde você salva o jogo e cidades. Se estiver em dúvida de onde ir, siga o minimapa.

Use as habilidades únicas dos personagens

Octopath Traveler 7 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Cada personagem do jogo tem a sua habilidade única, que pode ser utilizada nas cidades para interagir com os NPCs que moram no local. A Tressa, por exemplo, pode negociar com qualquer NPC, o que garante alguns itens valiosos por preços mais acessíveis que nas lojas.

Você será apresentado a cada uma dessas habilidades ao completar o prólogo dos personagens, e depois fica a seu critério quando usá-las. Abuse do que puder para conseguir melhorias para o seu grupo.

Habilidades de Suporte

Octopath Traveler 8 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O sistema de classes de "Octopath Traveler" tem uma camada de profundidade a mais, as habilidades. Na aba chamada "Skills" você pode utilizar pontos de batalha, conseguidos naturalmente ao lutar pelo mundo, para desbloquear novas habilidades poderosas.

Nessa aba você também encontrará as habilidades e suporte ("Support Skills"), que são habilidades passivas desbloqueadas ao comprar habilidades ativas com pontos de batalha. Mas lembre-se que não basta apenas liberá-las, é preciso equipá-las no menu de cada personagem nessa mesma aba.

Se você não lembrar de conferir suas habilidades de tempos em tempos, pode complicar bastante a vida do seu grupo durante a jornada.

Explore cada cantinho, procure tesouros

Octopath Traveler Cenário - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Durante a sua jornada, serão inúmeras as cavernas e territórios onde tesouros interessantes estarão escondidos. Os de cor prata guardam itens mais simples, como ervas e frutas, mas os dourados escondem armas e itens valiosos para venda.

Todos os tesouros ficam em caminhos opostos à direção normal do local, geralmente escondidos atrás de alguma parede que à primeira vista não pode ser atravessada. Procure por entradas secretas e vasculhe cada mapa para encontrar todos. Nos capítulos mais avançados seu grupo irá agradecer.

Salve sempre que possível

Octopath Traveler Vila - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Nunca se sabe quando um inimigo poderoso vai aparecer, ou mesmo quando seu grupo vai ser pego de surpresa, o que pode render vários ataques inimigos sem que você tenha chance de se defender ou fugir.

Por isso é importante manter a vida do grupo sempre alta e, se possível, salvar o jogo. Para isso basta interagir na pilastra com um livro. Como "Octopath Traveler" é das antigas, um "game over" pode significar muito tempo de jogo perdido.

Use as sementes (Nuts)

Octopath Traveler Nuts - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Quando chegar o momento de enfrentar os inimigos mais poderosos nos capítulos mais avançados, pode acontecer de por conta de pouco preparo e especialmente equipamentos fracos, que seu grupo tenha problemas. E ainda é possível que mesmo com bons itens e nível, falte algo e você vai passar perrengue. A saída são as sementes.

Alguns jogadores acabam esquecendo que elas existem e deixam dezenas delas paradas no inventário. Elas servem para melhorar atributos específicos dos personagens, e com o uso correto podem significar um ganho exponencial de dano ou defesa para determinadas classes.

Não é preciso usar uma semente imediatamente quando recebê-la, nem focar todas em um único personagem, mas de tempos em tempos é bom utilizá-las para um ganho expressivo.