Topo

Guia


Morrer não é bom! Guia para sobreviver em "Void Bastards"

Divulgação
Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

2019-06-14T04:00:00

14/06/2019 04h00

"Void Bastards" (PC, Xbox One) é um daqueles jogos divertidos e recompensadores, mas que também pune os mais descuidados. Seu personagem precisa escapar da Nebulosa, que está repleta de naves fantasmas, com inimigos por todos os lados, mas que são sua única fonte de suprimentos.

Morrer faz parte do gameplay, mas isso não significa que você não deve tentar sobreviver o máximo de tempo possível com as nossas dicas.

Cultive o desapego

"Void Bastards" é um "roguelike" na sua essência, e isso significa que cada vez que você morrer, o jogo te dará um novo personagem. O novo sujeito virá com algumas diferenças em relação aos anteriores, com mudanças cosméticas, como a foto da bio e o nome, e também mudanças nas habilidades passivas, que podem ser vantagens ou desvantagens.

Reprodução
Um personagem novo recebe vantagens e desvantagens naturais Imagem: Reprodução

Entre as vantagens, o seu personagem pode ter a habilidade de revelar os inimigos ou itens escondidos no mapa, não receber status negativos ao pisar em óleo ou mesmo correr mais rápido. Já as desvantagens podem ser leves, como correr mais devagar, ou pesadas, como ser um anão que fica sempre na altura de um personagem abaixado, o que vai dificultar os combates e a exploração.

Mas não importa se você deu sorte ou azar na hora de receber o seu personagem, não se apegue demais a ele, nem entre em uma nave fantasma apenas para matar o seu novo amigo. Tente sempre conseguir o máximo de materiais para construir equipamentos e ir o mais longe possível, mas se for preciso desviar do caminho e condenar sua progressão para conseguir um item especial, faça! Personagens aqui são descartáveis.

Tente sempre conseguir o máximo de materiais para construir equipamentos e ir o mais longe possível

Analise as naves antes de embarcar

A Nebulosa está repleta de naves com dezenas de materiais e inimigos te esperando. Coletar o máximo de materiais e evitar perder recursos ao enfrentar os inimigos é a sua missão durante a maior parte do tempo. Se você estiver iniciando o jogo agora, foque em conseguir equipamentos melhores e considere avançar na história apenas como um objetivo secundário.

Para conseguir os materiais raros necessários para construir os novos equipamentos, você terá de explorar as naves e descobrir a localização do material em uma das várias salas. Para equipamentos que você já sabe construir, fique esperto: o ícone das naves no mapa mostrará, com uma engrenagem em cima, que ali há um material que você precisa. As outras naves terão materiais que ou não te servem ou você ainda não sabe como utilizar.

Reprodução
Use o mapa da Nebulosa para receber informações importantes sobre as naves. Imagem: Reprodução

Mas não é só para isso que serve o mapa da Nebulosa. Em cada nave é possível ver, além dos materiais, os inimigos presentes, tanto em tipo quanto em quantidade. Essa informação é essencial para você saber qual será o equipamento ideal para a incursão. Contra Turistas? Leve o Farpador, por exemplo. Tente conseguir o máximo de informação no mapa antes de ir para a ação, já que isso será o diferencial entre a vida e a morte em "Void Bastards".

Após criar os seus equipamentos, ainda é possível melhorá-los usando materiais raros, que muitas vezes são feitos no modo construtor da sua nave. Uma das primeiras receitas a que você terá acesso é a que permite ativar o modo de rastreio. Nesse modo, você pode marcar um equipamento já feito para que o mapa da Nebulosa mostre onde encontrar os materiais necessários para melhorá-lo. Bem útil, não?

Consiga o máximo de informação no mapa antes de ir para a ação, já que isso será o diferencial entre a vida e a morte

Reprodução
O modo de rastreio permite marcar no mapa da Nebulosa itens que servem para upgrades. Imagem: Reprodução

Após criar boa parte dos itens importantes, você verá que não é necessário entrar em todas as naves pelo caminho. Nesse momento você estará avançando na missão e precisará parar antes dos locais indicados no mapa só para reabastecer comida e combustível. Até porque, quanto mais dias passam, mais o nível de dificuldade aumenta.

Use o ambiente para economizar recursos

Os recursos são escassos em "Void Bastards". Balas por exemplo, podem acabar em uma única expedição. Com o tempo você vai perceber que só deve utilizá-las em último caso, quando um inimigo te encontrar primeiro ou quando estiver enfrentando um monstro mais poderoso.

Para evitar o uso desses recursos, inclusive sua vida, é preciso conhecer alguns segredos do ambiente. Um deles é a possibilidade de fechar portas. Principalmente contra os inimigos mais pesados, é ideal utilizar salas para trancá-los. Para isso, basta pressionar um botão que fica abaixo do leitor de mão que abre as portas. Se você só passar pela porta, o inimigo também poderá abri-la, portanto é preciso trancar para ficar a salvo.

Outra forma de economizar recursos é utilizando inimigos contra eles mesmos. O Turista, por exemplo, é um inimigo lento e que à primeira vista parece inofensivo, só que basta dar um tiro ou contato para que seu corpo exploda, aplicando dano em tudo à sua volta, inclusive outros inimigos. Para economizar ainda mais munição das armas principais, você pode utilizar outros equipamentos, como o Farpador, para que ele exploda sem que você gaste as balas mais preciosas.

Reprodução
Use inimigos contra eles mesmos. O Turista pode ser explodido. Imagem: Reprodução

E por último, mas não menos importante, não lute contra as torretas. Essas engenhocas de metal disparam rápido e têm ótima resistência, o que vai acabar com seus recursos. Passe correndo ou use um de seus itens, como o Faiscante, para paralisar a torreta e escapar.

Conheça as salas, foque no manche, evite fazer barulho

Não é preciso lutar contra todos os inimigos em uma incursão. A nave é repleta deles e na maioria das vezes matá-los não garante itens interessantes. Como o seu objetivo é coletar a peça que serve para criar novos itens, foque nisso. Como o mapa não diz onde encontrar o item, foque em chegar no manche.

Esse local guarda o computador principal da nave. Quando você interage com esse computador, todos os itens escondidos da nave são revelados com uma estrela no mapa, inclusive o item raro que você está procurando. Também é possível pagar uma taxa de méritos para revelar os inimigos do mapa.

Reprodução
Foque em chegar no Manche, sempre. Imagem: Reprodução

Ao correr direto para o manche, você vai economizar o tempo de ficar procurando e vai evitar ao máximo o confronto com inimigos, o que, como vimos, economiza recursos. Tente não fazer barulho correndo ou atirando pelo caminho para maior eficiência na hora de encontrar o que você procura.

Além disso, é importante conhecer outros locais que são parecidos em todas as naves. A sala chamada MRL tem sempre combustível, já os quartos da tripulação geralmente guardam munição, e as cozinhas guardam comida. Outras salas, como a de torpedos, podem ser utilizadas para combater piratas invasores.

Reprodução
Cada sala tem sua função, decore as principais para saber onde encontrar recursos. Imagem: Reprodução

Ao decorar esses detalhes, você conseguirá exatamente o que quer mesmo em situações adversas, como quando o minimapa é desabilitado ou falta energia na nave.

Itens escondidos

Outro recurso importante são os Méritos, que servem como a moeda do jogo. Eles servem para comprar itens em naves de vendedores e para diversas interações nas naves, como por exemplo abrir alguns armários e gavetas trancadas.

Estes locais trancados escondem itens valiosos e que vão acelerar muito sua progressão pelo jogo. Tente guardar os seus Méritos para eles. Algumas vezes o item especial da nave também estará trancado, portanto sempre tenha pelo menos 50 méritos guardados.

Você pode encontrar méritos nas suas incursões ao explorar a nave e eliminar inimigos. Fique atento para não deixá-los para trás.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Mais Guia