Topo

Com Neymar e CR7 em escândalos, quem será capa do FIFA 2020? Veja sugestões

Neymar está envolvido em acusação de estupro no Brasil - Andre Borges/AGIF
Neymar está envolvido em acusação de estupro no Brasil Imagem: Andre Borges/AGIF

Tiago Alcântara

Colaboração para o START, em São Paulo

08/06/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Nesta semana, EA Sports desmentiu capa "vazada" de "FIFA 20" com Neymar
  • Cristiano Ronaldo, capa de 2019, também está envolvido em acusações
  • Outros nomes entram na briga, como Mbappe, Salah e De Bruyne
  • Capa do game poderá ser revelada ainda nesta sábado (8), em evento pré-E3

Na última semana, circulou pela internet uma imagem que mostrava o jogador Neymar como capa de "FIFA 20". Pouco depois, contudo, a EA Sports afirmou que a imagem do brasileiro, envolvido em acusação de estupro, não era verdadeira. E aí veio a pergunta: com o jogador do PSG e Cristiano Ronaldo envolvidos em escândalos, quem será a capa do game?

Neymar tem sido um dos destaques nos materiais de divulgação do jogo, mas deve ficar de fora de qualquer imagem na nova versão do simulador, especialmente pela investigação policial que enfrenta fora de campo.

É bom lembrar que o mesmo motivo - uma acusação de estupro - tirou Cristiano Ronaldo da capa e dos materiais promocionais de FIFA 19. Enquanto os dois jogadores se defendem das acusações, é possível que a EA opte por não usá-los como embaixadores do game que chegará com novidades em setembro.

Listamos abaixo algumas opções - lembrando que ser capa do game envolve tanto talento quanto poder de mídia do jogador.

Lionel Messi (Barcelona)

Messi - Pau Barrena/AFP - Pau Barrena/AFP
Messi comemora gol do título
Imagem: Pau Barrena/AFP

A última capa de um FIFA com o argentino foi em FIFA 16. De lá para cá, Messi virou uma das principais estrelas do concorrente Pro Evolution Soccer, o PES. Trazer o argentino para suas cópias físicas seria um belo drible na japonesa Konami, produtora do game rival, que tem um acordo de licenciamento com o Barcelona e costuma destacar jogadores do clube catalão em suas caixinhas de jogo. Pelo mesmo motivo, é bastante difícil que a EA tenha o brasileiro Philippe Coutinho em destaque na próxima edição do simulador.

Mohamed Salah (Liverpool)

Salah Liverpool - Phil Noble/Reuters - Phil Noble/Reuters
Hoje ídolo da torcida, Salah criou uma relação fora das quatro linhas com o Liverpool
Imagem: Phil Noble/Reuters

O egípcio joga muito bola e é uma das grandes estrelas do momento no futebol mundial. No entanto, tem um problema. Assim como o Barcelona, o time inglês campeão da Champions League tem um acordo de licenciamento com a Konami, o que impediria que seus principais jogadores sejam as estrelas da capa de FIFA 20.

Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain)

Mbappé em ação pelo PSG - POUJOULAT / AFP - POUJOULAT / AFP
Imagem: POUJOULAT / AFP

O meia francês seria uma escolha viável para FIFA 20. Além de ter sido campeão do mundo com a França, na Copa do Mundo da Rússia, o atacante do PSG vem tendo mais destaque que o próprio Neymar e é especulado em vários times grandes da Europa. Caso a transferência realmente aconteça, Mbappé deve consolidar seu status como um dos atletas mais valorizados da atualidade.

Luka Modric (Real Madrid)

Modric Croácia França - Laurence Griffiths/Getty Images - Laurence Griffiths/Getty Images
Modric saiu como o craque da Copa, mesmo com atuação mais apagada na final do Mundial
Imagem: Laurence Griffiths/Getty Images

Eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA após sua participação na Copa do Mundo da Rússia, Luka Modric é uma escolha improvável para a capa de FIFA 20. Isso porque o clube do jogador, o Real Madrid, fez uma temporada para esquecer. Não ajuda também que o croata não seja uma unanimidade no quesito fama internacional. Afinal, no fim do dia, a escolha de um destaque para a capa tem o objetivo de impulsionar a venda das cópias físicas do simulador em todos os cantos do mundo.

Vinicius Júnior (Real Madrid) ou Lucas Moura (Tottenham Hotspur)

Vinicius Jr e Zidane - JAVIER SORIANO/AFP - JAVIER SORIANO/AFP
Imagem: JAVIER SORIANO/AFP

A dupla de brasileiros se destacou mesmo com seus times não conquistando títulos durante a temporada europeia. O ex-Flamengo encantou quando teve chances no Real Madrid, enquanto Lucas Moura ajudou a levar o time inglês a uma inédita final de Champions League. Levando em conta que os brasileiros são um dos públicos-alvo do simulador de futebol, será que um dos dois teria uma chance? Muito difícil, mas não impossível.

Kevin De Bruyne (Manchester City)

De Bruyne - AFP - AFP
Imagem: AFP

Com mais um título da Premier League na bagagem, o atleta belga pode muito bem ter seu lugar de destaque na capa de FIFA 20. Conta a seu favor o fato de ser um atleta carismático e popular entre os jogadores do game. Sem contar o ótimo futebol apresentado no comando do meio-campo do City. Aproveitando o gancho, não seria uma surpresa assim tão grande se o simulador tivesse uma variação de sua capa com Pep Guardiola. O técnico é reverenciado pelos admiradores do futebol bem jogado.

Eden Hazard (Real Madrid)

Hazard brilha com dois gols na final da Liga da Europa contra o Arsenal - Kirill KUDRYAVTSEV/AFP - Kirill KUDRYAVTSEV/AFP
Imagem: Kirill KUDRYAVTSEV/AFP

O agora ex-jogador do Chelsea fez uma ótima temporada com o Chelsea e, agora, foi anunciado oficialmente como novo jogador do Real Madrid, o time mais midiático do mundo. Unindo as duas coisas, o belga poderia aparecer na capa do game.

Quem a gente gostaria de ver?

Marta durante treino da seleção - Rener Pinheiro / MoWA Press - Rener Pinheiro / MoWA Press
Marta durante treino da seleção
Imagem: Rener Pinheiro / MoWA Press

Aproveitando que estamos no campo da especulação, seria bem legal ter a brasileira Marta na capa de FIFA 20. Historicamente, a produtora do game já utilizou capas com mais de um jogador em destaque. Ou seja, encaixar a atleta consagrada com mais títulos de melhor do mundo da modalidade não seria um absurdo - pelo contrário, seria uma reverência mais do que merecida. Por outro lado, o modo de futebol feminino não é o mais popular do game, o que dificulta a parada para Marta.

Quem sabe descobrimos hoje, no anúncio da EA Sports pré-E3, a maior feira de games do mundo? Fique ligado na cobertura do Start para descobrir - e, se tiver outras sugestões, é só deixar abaixo.