Topo

"Dandara" vai ganhar expansão com novo mapa e inimigos

Uma nova área deve ser adicionada ao jogo "Dandara", do estúdio brasileiro Long Hat House - Divulgação
Uma nova área deve ser adicionada ao jogo "Dandara", do estúdio brasileiro Long Hat House Imagem: Divulgação

Bruno Izidro

Do START, em São Paulo

07/06/2019 07h00

O estúdio brasileiro Long Hat House está preparando uma expansão para o jogo "Dandara", celebrado jogo indie lançado em 2018. O DLC tem o nome provisório de "Trials of Fear" e deve ser lançado em um futuro próximo.

Em entrevista exclusiva ao START, o game designer João Brant revelou que o conteúdo terá um novo mapa, inimigos e poderes inéditos para a protagonista, além de mais personagens NPCs.

Expansão dentro do jogo

A expansão não será um produto separado: estará inserida no game original, com a nova área adicionada ao mapa já existente. "Estamos criando o conteúdo tanto para quem ainda vai começar o game quanto para quem já terminou", diz Brant.

O estúdio divulgou imagens exclusivas que dão uma prévia das novidades que vão chegar com a expansão.

Dandara DLC - divulgação - divulgação
Uma das novas áreas que serão adicionadas ao jogo
Imagem: divulgação

Ainda tínhamos muitas ideias para evoluir nas mecânicas do jogo e queríamos experimentar sem ter que fazer um "Dandara 2"
João Brant, game designer

Segundo Brant, "Trials of Fear" surgiu da vontade do estúdio em explorar e refinar a jogabilidade de "Dandara" sem precisar fazer uma sequência.

O estúdio brasileiro iniciou o desenvolvimento de "Trials of Fear" cerca de seis meses após o lançamento de "Dandara", em 2018. O DLC ainda não está concluído, mas já passou dos 50%, segundo os criadores. A data de lançamento ainda não está definida.

Dandara DLC inimigo - divulgação - divulgação
Imagem: divulgação

Modo Hard

Enquanto os jogadores esperam pelo novo conteúdo, já podem experimentar as novas opções do modo assistência e de dificuldade hard que "Dandara" recebeu por meio de uma atualização.

Dandara João Brant - divulgação - divulgação
João Brant, game designer de Dandara
Imagem: divulgação

A assistência ativa modificadores para facilitar a progressão no game, que muitos consideraram bem desafiador. Já o modo hard adiciona mecânicas como permadeth (morte permanente) e modifica o grinding do Sal (moeda/Xp no game), que será encontrado somente em baús e não mais em inimigos, além de dobrar o dano recebido. "Para quem achou o jogo muito fácil, taí (risos)", falou o desenvolvedor.

O detalhe é que o modo hard deve ser selecionado ao iniciar um novo game, e o jogador escolhe quantos e quais dos modificadores vão estar ativos para deixar a aventura mais desafiadora, sem poder alterar as decisões depois disso. Já as assistências podem ser ativadas e desativadas a qualquer momento no menu de pausa. Por enquanto, a atualização está disponível somente para a versão de PC, com as demais plataformas recebendo a novidades nas próximas semanas.

Sucesso no Switch e no mobile

"Dandara" foi lançado em fevereiro de 2018 para PS4, Nintendo Switch, Xbox One, iOS e Android, e chamou bastante a atenção dos jogadores e até de artistas como Emicida.

O jogo apresenta uma jogabilidade diferente na movimentação da personagem (que pula de parede em parede) e nos elementos tipicamente brasileiros nos cenários, desde mesas de bar até a aparição do Abaporu, da artista Tarsila do Amaral.

Dandara DLC plataforma - divulgação - divulgação
Imagem: divulgação

Mais de um ano depois do lançamento, a Long Hat House revelou que o jogo fez bastante sucesso no Switch. O console híbrido da Nintendo foi onde os jogadores mais compraram cópias do game. Em segundo lugar ficou a versão mobile para iOS.

"Dandara" também esteve disponível por alguns meses no catálogo do Xbox Games Pass, o que foi muito importante também para a visibilidade do título.