Topo

Sem tempo, irmão: um resumo da história para não se perder em "Rage 2"

Quem tem seu bumerangue não quer guerra com ninguém -- ou será que quer? - Divulgação
Quem tem seu bumerangue não quer guerra com ninguém -- ou será que quer? Imagem: Divulgação

Bruno Izidro

Do UOL, em São Paulo

15/05/2019 04h00

"Rage 2", que foi lançado nesta terça-feira (14) para PlayStation 4, Xbox One e PC, acontece 30 anos depois do jogo anterior e traz um novo protagonista. Mas se você está chegando agora e não tem tempo de voltar ao jogo original para entender a história, tudo bem. Afinal, o primeiro "Rage" foi lançado em 2011 e, sinceramente, não envelheceu muito bem para os padrões atuais.

Por isso, vamos explicar um pouco do mundo, da trama e dos principais personagens de mais esse mundo pós-apocalíptico para você não chegar tão perdido na continuação.

Chega logo, meteoro!

O fim do mundo em "Rage" acontece em dezembro de 2029, quando o meteoro Apophis atinge a Lua e a Terra. Um fato curioso: o meteoro Apophis realmente existe, e até poucos anos atrás acreditava-se que ele se chocaria mesmo com o planeta.

Para tentar salvar a humanidade antes do impacto é elaborado o Projeto Eden, em que são criadas as Arcas - abrigos subterrâneos espalhados pelo mundo para guardar alguns poucos humanos escolhidos, que ficariam vivos em estado criogênico. As Arcas só seriam abertas após um período determinado de tempo para repopular a Terra. Alguém aí lembrou das Vaults de Fallout?.

Rage 1 - Wellsprings - Divulgação - Divulgação
Wellspring, uma das cidades de "Rage", tem tudo o que você pode esperar de uma metrópole pós-apocalíptica
Imagem: Divulgação

Admirável Mundo pós-apocalíptico de sempre

Então chegamos ao primeiro "Rage". O protagonista do jogo é o único sobrevivente de uma Arca que acorda 106 anos após o meteoro. Graças ao livro que reconta a história do game em mais detalhes, sabemos que o nome do personagem principal é Nicholas Raine, mas ele é o típico protagonista mudo e sem personalidade.

Ao sair da Arca, Raine encontra um mundo pós-apocalíptico bem ao estilo Mad Max, em que a humanidade está se virando em pequenos povoados ou cidades e lutando contra perigos que vão de facções de bandidos até criaturas mutantes que surgiram após o impacto do meteoro.

Rage - Combate - Divulgação - Divulgação
A estética "Mad Max" encontra a habilidade da id Software em desenvolver jogos de tiro
Imagem: Divulgação

Porém, o grande vilão do game mesmo é a "Autoridade" - uma organização que implementa um governo fascista nessa nova sociedade. O grupo foi originado de um grupo militar pré-meteoro que se rebelou. Eles adiantaram a abertura das arcas em que estavam para serem os primeiros sobreviventes a emergir no mundo e controlá-lo mais facilmente.

A Autoridade é comandada pelo General Martin Cross e, apesar de não encontrarmos com ele no game, seus discursos e sua imagem são constantes nas duas principais cidades em que o protagonista passa: Wellspring e Subway Town.

Por ser um habitante da Arca, Raine é visto como alguém especial, e logo ele chama atenção da Resistência - um grupo que, como o nome já entrega, combate o poder da Autoridade e são os mocinhos na trama.

Depois de passar por altas confusões em missões para a Resistência, o protagonista invade a base da Autoridade para liberar todas as demais Arcas que não foram reativadas por causa de Cross. Após uma breve cena mostrando a liberação das Arcas, o jogo termina. FIM.

Rage - Mutantes - Divulgação - Divulgação
Mutantes e a Autoridade se enfrentam em "Rage" (2011)
Imagem: Divulgação

Continuação raivosa

A Bethesda já deixou claro que "Rage 2" pode ser encarado sem problemas por quem nem chegou perto do primeiro game. Até por causa disso a continuação se passa tantos anos depois. Ainda assim, os trailers e conteúdos promocionais mostram o retorno de personagens e lugares. Sem contar que a Autoridade ainda é o principal antagonista da continuação.

Em "Rage 2", o mundo não está mais tão devastado e ermo, e vemos o ressurgimento de plantas, florestas, vida selvagem. A estética também muda, deixando para trás os cenárions empoeirados e adotando um clima mais punk-neon, trazendo ecos de "Borderlands" e até "Far Cry New Dawn". Já o jogador controla Walker, o último dos Rangers - uma facção que foi destruída e que possui certas habilidades e poderes especiais. A trama segue a jornada de vingança de Walker por quem tirou tudo dele.

Rage 2 - Geral - Divulgação - Divulgação
"Rage 2" é o tipo de jogo sem sutilezas. Você pode esperar pelo caos, destruição e ação desenfreada
Imagem: Divulgação