Topo

"Resident Evil 2": Conheça as fraquezas de cada inimigo e chefes

Os carnífices estão entre os inimigos mais perigosos de "Resident Evil 2" - Reprodução
Os carnífices estão entre os inimigos mais perigosos de "Resident Evil 2" Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

31/01/2019 04h00

Ser um sobrevivente em Raccoon City não é tarefa fácil. São diversos os inimigos que infestaram a cidade e estão prontos para jantar seu protagonista em "Resident Evil 2". É preciso sangue frio e bastante tentativa e erro para aprender a melhor maneira de lidar com cada um deles, o que fica ainda mais difícil com poucos recursos.

Neste guia exploramos as fraquezas de cada um dos inimigos e chefes do jogo e a melhor maneira de enfrentar cada um deles.

Com o que você vai aprender aqui, será mais fácil finalizar o jogo utilizando menos recursos e também no modo quarto sobrevivente e TOFU. Confira:

Zumbi

RE2 Zumbi - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Os zumbis são os inimigos básicos do jogo. Eles parecem meio bobos mas podem estragar o seu progresso por falta de cuidado ou gasto excessivo de recursos. Nesse remake os zumbis podem perder braços, pernas, serem cortados ao meio e ainda sim continuar te perseguindo. A forma mais efetiva de garantir que eles não voltem é explodindo as suas cabeças.

O problema é que explodir a cabeça de um Zumbi nem sempre é tarefa fácil. A forma mais recorrente de se acontecer é quando um disparo crítico é acertado na cabeça desse inimigo, o que é um evento aleatório. O mais recomendado então, principalmente se você quer as conquistas mais difíceis do jogo, como terminar sem usar cura, dando 14 mil passos, sem salvar, entre outros, é evitá-los o máximo possível.

Para passar por um zumbi correndo em um espaço curto, use um único tiro na cabeça, o que fará ele ficar zonzo, ou alguns tiros na perna para ele cair. Isso será essencial principalmente no modo de jogo extra " O quarto sobrevivente".

Zumbis podem te atacar enquanto você está resolvendo alguns puzzles, como o da biblioteca, portanto não é bom deixá-los vivos em locais assim ou que você vai passar muitas vezes. Nesses locais é ideal garantir a explosão da cabeça. Use a Magnum ou a Escopeta para realizar a tarefa mais facilmente.

Tome cuidado com as portas, já que eles podem abri-las e tenha sempre com você uma arma secundária para contra atacar no caso de um abraço pouco amoroso de um dos mortos-vivos e você deve se sair bem.

Carnífice/Licker

RE2 Licker - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Carnífice é um dos terrores do jogo. Eles podem andar pelas paredes, no teto e saltar longas distâncias para te pegar. Embora eles sejam bem rápidos e fortes, não possuem visão, são totalmente cegos.

Se você encontrar com um deles, tente passar andando lentamente sem fazer barulho, é o melhor meio de economizar recursos e vida. Se tiver outros zumbis por perto ou ele te encontrar primeiro, use a melhor arma a sua disposição e foque no cérebro exposto, o que garantirá um disparo crítico. Há sempre a alternativa de correr loucamente em diagonal para evitar ser pego também e como eles não abrem portas, a distância não deve ser um problema.

Cérberus/Cão Zumbi

RE2 Cerberus - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Os Cerberus são Dobermans que conseguem saltar grades, se enfiar em buracos pelas paredes e claro te atacam com ferocidade. Eles geralmente nunca estão sozinhos então o ideal é ser rápido e usar uma escopeta. Um comportamento comum deles é girar em volta do seu personagem e parar antes de atacar, esse é o melhor momento para eliminá-los.

Existe um troféu para acertar um deles no ar, portanto se estiver disposto, basta esperar o ataque e atirar no tempo certo. Boa sorte.

G Adulto

RE2 G Adulto - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Esses monstros gigantes povoam o esgoto de Raccon City e vão exigir um uso considerável de recursos para serem derrotados. A melhor opção será sempre passar evitando o encontro. Para isso tenha em mãos uma arma secundária, vá na direção do monstro e deixe ele te pegar. Utilize a arma secundária para contra atacar e corra como nunca para o local desejado.

Se você preferir enfrentá-los, o melhor caminho é usando o fogo. No caso do Leon a saída é o lança-chamas que é encontrado exatamente no esgoto. Já com a Claire o jeito é usar a lançador de granadas com a cápsula de fogo. Se por um acaso você conseguiu chegar até aqui sem essas armas, foque no ombro do monstro, onde ele irá expor um olho que é seu ponto fraco. Quando ele te agarrar e você não tiver uma arma secundária, seu personagem será envenenado.

G Infante

RE2 G Infante - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O G Adulto também pode lançar alguns bichinhos desagradáveis na sua direção, os chamados G Infante. Atire neles antes que eles cheguem perto de você.

Ivy

RE2 Ivy - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Esses monstros estão no laboratório final do jogo. São pessoas cobertas por plantas infectadas pelo vírus da Umbrella. Existe vários meios de passar por eles, mas somente uma maneira de matá-los de uma vez por todas.

Se você quer somente passar correndo, destrua algumas das bolas laranjas no corpo da criatura, que fará com que ela fica atordoada. Com a destruição de todas as bolas ela cairá por um tempo, mas voltarão a vida mais tarde.

A única maneira de matá-los em definitivo é usando o fogo. Você terá que derrubar um Ivy duas vezes com o lança chamas ou o lança granadas para ele virar algo parecido com um palito de fósforo queimado gigante. Como é um gasto de recursos que fará falta, use somente com aqueles que ficam bloqueando o seu caminho nas idas e vindas do laboratório.

Mr X

RE2 Mr X - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Quem programou esse tirano certamente está se acabando de rir com os vídeos de jogadores se assustando mundo afora com o grandão aparecendo do nada ou perseguindo os protagonistas sem descanso pela delegacia.

Não existe nenhuma maneira de matar o Mr X, mas é possível fazê-lo se ajoelhar - existe até mesmo um troféu para isso - gerando um espaço de tempo para fugir. Obviamente isso consome bastantes recursos, que são muito limitados, principalmente no início, portanto a melhor escolha ainda é correr ou enganá-lo para passar sem tomar dano.

G Fase 1

RE2 G Fase 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O chefe do jogo é o Dr. G, que sempre que concluída uma parte aparece para atormentar os protagonistas. Durante sua primeira aparição o único problema é o longo alcance do seu braço que está segurando um cano de ferro. Evite as suas investidas e atire no olho no seu ombro. Se você tiver pego a Magnum com o Leon bastarão 3 ou 4 tiros certeiros.

No caso de alguma dificuldade, pegue os itens que estão nos cantos do cenário. Existem curas e munições escondidas por lá.

G fase 2

A fase 2 do doutor exige utilizar o cenário. Assim que a luta começar, use a máquina que leva o contêiner para o lado oposto do mapa. Escape do ataque do doutor indo para o outro lado da arena. Atire nos olhos expostos para que ele se ajoelhe para recuperar e ligue novamente a máquina para acertar o contêiner nele, tomando sempre cuidado para não ficar na direção do objeto.

Repita o processo e ele estará derrotado. Perto da máquina também existem itens que podem ser úteis na luta.

G fase 3

Re2 G Fase 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A fase 3 é a mais difícil e exige um pouco de paciência. O objetivo continua sendo atirar nos olhos expostos, mas o doutor aqui está bem mais rápido. Acostume com o tempo dos seus ataques para esquivar no momento certo e conseguir uma boa abertura para atirar.

O olho das costas é o mais difícil de ser atingido. Um bom momento para acertar é quando o doutor vai pegar um dos tanques de combustível da sala.

Destrua os olhos expostos por duas vezes e acerte o conjunto de olhos que irá se abrir no peito do monstro, chegando assim na última fase da luta. Ele agora está em modo fúria e terá combos maiores, além de saltar sobre seu personagem. Use suas melhores armas para atacar os olhos no peito do doutor, granadas também funcionam bem, e finalize a luta.

G Fase 4

RE2 G Fase 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Claire tem como chefe final a fase 4 do doutor. Pegue a machine gun na sala onde você dá partida no trem para ter uma luta mais fácil. Use a arma nos olhos que surgem no corpo do monstro e esquive dos seus ataques, não tem muito segredo.

G Fase 5

RE2 G Fase 5 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A fase 5 aparece quando se termina as duas partes do jogo. Use as suas melhores armas para atirar nela antes que o trem seja comido. Intensifique os disparos especialmente quando o olho do monstro aparecer e bom final de jogo.

Supertirano

RE2 Supertirano - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O chefe final do Leon é o Supertirano. Ele pulará no seu elevador e será um engodo do início ao fim da viagem. O objetivo é sobreviver, portanto primeiro tente escapar dos seus ataques. Para garantir o dano, utilize suas melhores armas e tudo que tiver de melhor ao seu alcance.

Com legendas em português brasileiro, "Resident Evil 2" está disponível para PC, PS4 e Xbox One.

Siga o UOL Start no