Topo

PSP completa 14 anos; relembre 10 clássicos do portátil!

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do GameHall

12/12/2018 16h59

Lançado no Japão em 12 de dezembro de 2004, o PlayStation Portable, ou simplesmente PSP, completa hoje 14 anos de existência. O aparelho foi a primeira investida da Sony no mundo dos portáteis, que entrou no mercado competindo principalmente com o Nintendo DS.

Com um hardware robusto, o PSP tornou-se o sistema portátil mais potente quando foi lançado, apresentando gráficos semelhantes aos do PlayStation 2, além de possuir outras funções como leitor de áudio, vídeo e acesso à internet sem fio.

Seu design é outro ponto que conquistou os jogadores, apresentando uma tela com o tamanho de 4,3 polegadas e uma resolução de 480×272 pixels, em uma proporção de 16:9 widescreen - formato que não era tão comum na época como é hoje em dia.

Vários modelos diferentes do PSP foram lançados durante a sua vida útil - como as linhas 2000, 3000 e Go - e ele rapidamente se tornou o primeiro competidor real pelo domínio do mercado de portáteis, até então liderado com folga pela Nintendo.

O aparelho foi vendido oficialmente pela Sony até 2014, quando então foi descontinuado e tendo vendido aproximadamente mais de 80 milhões de unidades no mundo todo, comprovando o seu enorme sucesso na comunidade gamer.

E claro que grande parte desse sucesso se deve aos inúmeros e excelentes jogos que o pequeno-gigante da Sony recebeu.

Confira abaixo 10 games clássicos do PSP: