Topo

Pokémon Let's Go: conheça todos os tipos de monstrinhos e suas fraquezas

Pikachu em "Pokémon Let"s Go" - Reprodução
Pikachu em "Pokémon Let's Go" Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

28/11/2018 04h00

Em "Pokémon Let's Go", o jogador tem como objetivo se tornar o maior mestre Pokémon do mundo. Para isso, ele deverá vencer diversos treinadores na sua jornada e por fim vencer os mestres da Elite Four.

Para vencer todos esses desafios, é necessário entender como funciona a interação entre os diferentes tipos de Pokémon. Cada monstrinho tem ataques que serão mais eficientes contra determinado tipo de Pokémon e é tarefa do treinador escolher a melhor forma de usá-los.

VEJA TAMBÉM

Confira nosso guia dos tipos de Pokémon:

Normal

Ataque

Os ataques do tipo Normal não são especialmente fortes contra nenhum outro tipo. Os ataques do tipo normal perdem metade da força contra Pokémon do tipo Aço e do tipo Pedra e não aplicam nenhum dano nos do tipo Fantasma.

Defesa

Os Pokémon do tipo Normal recebem o dobro de dano de ataques do tipo Lutador e não recebem dano de ataques do tipo Fantasma.

Pokémon Notável

O Snorlax é um dos Pokémon do tipo normal mais fortes do jogo. A soma dos seus atributos é enorme e ele pode aprender uma grande gama de ataques diferentes.

Lutador

Pokémon Lutador - Reprodução - Reprodução
A escolha mais difícil de Pokémon desde o início da franquia
Imagem: Reprodução

Ataque

Os ataques do tipo Lutador dão dano dobrado em Pokémon do tipo Normal, Pedra, Aço, Gelo e Noturno e perdem metade da força contra os tipos Voador, Venenoso, Inseto, Psíquico e Fada.

Defesa

Os Pokémon do tipo Lutador recebem dano dobrado dos ataques do tipo Voador, Psíquico e Fada e recebem apenas metade do dano de ataques do tipo Pedra, Inseto e Noturno.

Pokémon Notável

O Machamp é o Pokémon lutador que acumula o maior número de atributos nessa primeira geração.

Voador

Pokémon Voador - Reprodução - Reprodução
Voar em "Pokémon Let’s Go" é uma enorme vantagem
Imagem: Reprodução

Ataque

Os ataques do tipo Voador dão dano dobrado em Pokémon do tipo Lutador, Inseto Grama,  perdem metade da força contra os tipos Pedra, Aço, Elétrico.

Defesa

Os Pokémon do tipo Voador recebem dano dobrado dos ataques do tipo Pedra, Elétrico, Gelo e recebem apenas metade do dano de ataques do tipo Inseto, Grama e não recebem dano do tipo Terrestre.

Pokémon Notável

O Zapdos é um dos melhores representantes do tipo voador, graças ao segundo tipo Elétrico, que combate a maior fraqueza dos voadores.

Venenoso

Pokémon Venenoso - Reprodução - Reprodução
A Equipe Rocket adora Pokémons do tipo Venenoso
Imagem: Reprodução

Ataque

Os ataques do tipo Venenoso dão dano dobrado em Pokémon do tipo Grama Fada, perdem metade da força contra os tipos Venenoso, Terrestre, Pedra, Fantasma e não aplicam dano no tipo Aço.

Defesa

Os Pokémon do tipo Venenoso recebem dano dobrado dos ataques do tipo Terra, Psíquico e recebem apenas metade do dano de ataques do tipo Lutador, Venenoso, Inseto, Grama Fada.

Pokémon Notável

Por conta dos atributos e habilidades possíveis, o Gengar é um dos melhores representantes desse tipo.

Terrestre

Pokémon Terrestre - Reprodução - Reprodução
O Diglett original é puramente terrestre. Sua versão Alola tem também o tipo Aço
Imagem: Reprodução

Ataque

Os ataques do tipo Terrestre dão dano dobrado em Pokémon do tipo Venenoso, Pedra, Aço, Fogo, Elétrico, perdem metade da força contra os tipos Inseto e Grama e não conseguem aplicar dano no tipo Voador.

Defesa

Os Pokémon do tipo Terrestre recebem dano dobrado dos ataques do tipo Água, Grama e Gelo, recebem apenas metade do dano de ataques do tipo Venenoso Pedra e não recebem nenhum dano do tipo elétrico.

Pokémon Notável

O Dugtrio é um dos melhores representantes do tipo Terrestre.

Pedra

Pokémon do tipo Pedra - Reprodução - Reprodução
Sai da frente enquanto o Onix passa
Imagem: Reprodução

Ataque

Os ataques do tipo Pedra dão dano dobrado em Pokémon do tipo Voador, Inseto, Fogo, Gelo  e perdem metade da força contra os tipos Lutador, Terrestre, Aço

Defesa

Os Pokémon do tipo Pedra recebem dano dobrado dos ataques do tipo Lutador, Terrestre, Aço, Água Grama  e recebem apenas metade do dano de ataques do tipo Normal, Voador, Venenoso e Fogo

Pokémon Notável

O Aerodactyl tem atributos parrudos e é um dos melhores representantes do tipo.

Inseto

Pokémon do tipo Inseto - Reprodução - Reprodução
A floresta de Veridian abriga diversos Pokémons do tipo Inseto
Imagem: Reprodução

Ataque

Os ataques do tipo Inseto dão dano dobrado em Pokémon do tipo Grama, Psíquico, Noturno e perdem metade da força contra os tipos Lutador, Voador, Venenoso, Fantasma, Aço, Fogo, Fada

Defesa

Os Pokémon do tipo Inseto recebem dano dobrado dos ataques do tipo Voador, Pedra, Fogo  e recebem apenas metade do dano de ataques do tipo Lutador, Terrestre, Grama

Pokémon Notável

Pinsir tem ótimos atributos de base e uma quantidade de vida enorme. Não da para descartar o Scyther aqui também.

Fantasma

Pokémon do tipo Fantasma - Reprodução - Reprodução
São poucos Pokémon do tipo fantasma na primeira geração
Imagem: Reprodução

Ataque

Os ataques do tipo Lutador dão dano dobrado em Pokémon do tipo Fantasma, Psíquico, perdem metade da força contra o tipo Noturno e não conseguem aplicar dano no tipo Normal

Defesa

Os Pokémon do tipo Lutador recebem dano dobrado dos ataques do tipo Fantasma, Noturno, recebem apenas metade do dano de ataques do tipo Venenoso, Inseto e não recebem nenhum dano dos tipos Normal e Lutador.

Pokémon Notável

São apenas três Pokémon fantasma na primeira geração. o Gengar como última evolução e maiores atributos fica como recomendação.

Aço

Pokémon de Aço - Reprodução - Reprodução
O misterioso Meltan entra para a lista dos Pokémon de Aço
Imagem: Reprodução

Ataque

Os ataques do tipo Aço dão dano dobrado em Pokémon do tipo Pedra, Gelo, Fada  e perdem metade da força contra os tipos Aço, Fogo, ÁguaElétrico

Defesa

Os Pokémon do tipo Aço recebem dano dobrado dos ataques do tipo Lutador, Terrestre, Fogo  e recebem apenas metade do dano de ataques do tipo Normal, Voador, Pedra, Inseto, Aço, Grama, Psíquico, Gelo, Dragão e Fada.

Pokémon Notável

Temos somente o Magnemite e o Magneton como representantes do tipo aço na primeira geração. Em "Pokémon Let's Go" temos as formas Alola, que trazem por exemplo um Diglett desse tipo e o misterioso Meltan.

Fogo

Pokémon Charizard - Reprodução - Reprodução
O Charizard é um Pokémon icônico do tipo fogo
Imagem: Reprodução

Ataque

Os ataques do tipo Fogo dão dano dobrado em Pokémon do tipo Inseto, AçoGrama, Gelo e perdem metade da força contra os tipos Pedra, Fogo, Água, Dragão

Defesa

Os Pokémon do tipo Fogo recebem dano dobrado dos ataques do tipo Terrestre, Pedra, Água  e recebem apenas metade do dano de ataques do tipo Inseto, Aço, Fogo, Grama, Gelo, Fada

Pokémon Notável

Charizard é um ótimo representante, principalmente depois das mega evoluções.

Água

Pokémon Water - Reprodução - Reprodução
A Misty é a mestre do tipo Água na primeira geração
Imagem: Reprodução

Ataque

Os ataques do tipo Água dão dano dobrado em Pokémon do tipo Terrestre, Pedra, Fogo  e perdem metade da força contra os tipos Água, Grama, Dragão

Defesa

Os Pokémon do tipo Água recebem dano dobrado dos ataques do tipo GramaElétrico  e recebem apenas metade do dano de ataques do tipo Aço, Fogo, Água, Gelo

Pokémon Notável

Gyarados e o Blastoise são ótimas pedidas aqui, principalmente depois da mega evolução de ambos.

Grama

Pokémon Grama - Reprodução - Reprodução
O Venossaur é um dos melhores Pokémons do tipo grama
Imagem: Reprodução

Ataque

Os ataques do tipo Grama dão dano dobrado em Pokémon do tipo Terrestre, Pedra, Fogo  e perdem metade da força contra os tipos Voador, Venenoso, Inseto, Aço, Fogo, Grama e Dragão.

Defesa

Os Pokémon do tipo Grama recebem dano dobrado dos ataques do tipo Voador, Venenoso, Inseto, Fogo, Gelo  e recebem apenas metade do dano de ataques do tipo Terrestre, Água, Grama, Elétrico

Pokémon Notável

Venossaur é um dos melhores Pokémon de Grama de todos os tempos e um dos melhores representantes da primeira geração.

Elétrico

Pokémon Elétrico - Reprodução - Reprodução
Tenha sempre um Pokémon elétrico na equipe quando for lutar contra os do tipo Voador
Imagem: Reprodução

Ataque

Os ataques do tipo Elétrico dão dano dobrado em Pokémon do tipo Voador, Água, perdem metade da força contra os tipos Grama, Elétrico, Dragão e não aplicam nenhum dano no tipo Terrestre.

Defesa

Os Pokémon do tipo Elétrico recebem dano dobrado dos ataques do tipo Terrestre  e recebem apenas metade do dano de ataques do tipo Voador, Aço e Elétrico

Pokémon Notável

Zapdos  tem um dos maiores atributos em ataque especial do jogo e por isso é um dos melhores representantes dos elétricos.

Psíquico

Pokémon Mewtwo - Reprodução - Reprodução
O Mewtwo é o Pokémon psíquico mais famoso
Imagem: Reprodução

Ataque

Os ataques do tipo Psíquico dão dano dobrado em Pokémon do tipo Lutador, Venenoso, perdem metade da força contra os tipos Aço, Psíquico e não aplicam dano no tipo Noturno

Defesa

Os Pokémon do tipo Psíquico recebem dano dobrado dos ataques do tipo Inseto, Fantasma, Noturno  e recebem apenas metade do dano de ataques do tipo Lutador Psíquico.

Pokémon Notável

Tirando o Mewtwo, o Alakazam fica como ótima opção de Pokémon psíquico na primeira geração.

Gelo

Pokémon Ice - Reprodução - Reprodução
Os Pokémon de gelo são fortes e raros
Imagem: Reprodução

Ataque

Os ataques do tipo Gelo dão dano dobrado em Pokémon do tipo Voador, Terrestre, Grama  e perdem metade da força contra os tipos Aço, Fogo, Água, Psíquico

Defesa

Os Pokémon do tipo Gelo recebem dano dobrado dos ataques do tipo Lutador, Pedra, Aço, Fogo e recebem apenas metade do dano de ataques do tipo Gelo.

Pokémon Notável

Cloyster tem ótimos atributos e defesa suficiente para aguentar até alguns Pokémon fortes contra o seu tipo.

Dragão

Pokémon Dragão - Reprodução - Reprodução
Quase não existem Pokémon do tipo dragão na primeira geração. O Dragonite reina absoluto.
Imagem: Reprodução

Ataque

Os ataques do tipo Dragão dão dano dobrado em Pokémon do tipo Dragão, perdem metade da força contra o tipo Aço e não aplicam nenhum dano no tipo Fada.

Defesa

Os Pokémon do tipo Dragão recebem dano dobrado dos ataques do tipo Gelo, Dragão, Fada  e recebem apenas metade do dano de ataques do tipo Fogo, Água, Grama e Elétrico

Pokémon Notável

Com apenas três Pokémon do tipo dragão na primeira geração, esse posto pertence ao Dragonite.

Noturno

Pokémon Noturno - Reprodução - Reprodução
Só os Pokémon Alola são do tipo Noturno nessa geração
Imagem: Reprodução

Ataque

Os ataques do tipo Noturno dão dano dobrado em Pokémon do tipo Fantasma e Psíquico  e perdem metade da força contra os tipos Voador, Noturno, Fada.

Defesa

Os Pokémon do tipo Noturno recebem dano dobrado dos ataques do tipo Lutador, Inseto, Fada e recebem apenas metade do dano de ataques do tipo Fantasma, Noturno e não recebem dano do tipo Psíquico.

Pokémon Notável

Não existem Pokémon do tipo Noturno na primeira geração, mas é possível conseguir alguns na forma Alola em "Let´s Go" como o Meowth e o Ratata com esse tipo.

Fada

Pokémon Fada - Reprodução - Reprodução
O tipo fada só foi introduzido recentemente na franquia, mudando antigos monstrinhos como a Jigglypuff
Imagem: Reprodução

Ataque

Os ataques do tipo Fada dão dano dobrado em Pokémon do tipo Lutador,Dragão, Noturno  e perdem metade da força contra os tipos Venenoso, Aço e Fogo.

Defesa

Os Pokémon do tipo Fada recebem dano dobrado dos ataques do tipo Venenoso Aço e recebem apenas metade do dano de ataques do tipo Lutador, Inseto Noturno e não recebem dano do tipo Dragão.

Pokémon Notável

Tirando os Pokémon Alola, os melhores representantes do tipo fada na primeira geração ficam sendo a Clefable e a Wigglytuff.