Topo

Dreamcast completa 20 anos; Relembre 10 jogos clássicos!

"Shenmue" é considerado uma das obras-primas dos videogames, e ficou conhecido por ser revolucionário e ousado para a sua época - Reprodução
"Shenmue" é considerado uma das obras-primas dos videogames, e ficou conhecido por ser revolucionário e ousado para a sua época Imagem: Reprodução

Do GameHall

27/11/2018 13h47

O Dreamcast foi o último videogame produzido pela Sega, lançado no Japão em 27 de novembro de 1998, ou seja há exatos 20 anos (no Brasil foi lançado pela Tectoy em 20 de setembro de 1999, com direito a uma festa de lançamento na casa de shows Tom Brasil em São Paulo).

Infelizmente, ele saiu de produção prematuramente em janeiro de 2001, marcando o fim definitivo da gigante Sega nas arenas de produção de consoles. Mas até hoje o aparelho possui um número muito grande de fãs.

VEJA TAMBÉM

Após a surra que a Sega levou da Sony e o seu PlayStation contra o Saturn, a empresa estava resolvida a recuperar o mercado perdido e assim iniciou uma fortíssima campanha de marketing e lançou o primeiro aparelho de 128 bits no mercado, bem antes dos seus concorrentes PlayStation 2, GameCube e o novato Xbox.

Foi em meados da década de 90, com o Saturn já no mercado, que os rumores de um novo console surgiram e uma coisa é certa: o poderoso videogame estava muito à frente do seu tempo e marcou uma geração de gamers na entrada do século XXI.

O console trazia um número muito grande de novidades para a época - era o primeiro videogame a incluir um modem para uso com acesso discado à internet (ainda lembram dela?) e um suporte para jogos on-line -, além, claro, de ter um hardware superior a tudo o que havia naquela estação de videogames.

Por um tempo, o Dreamcast fez muito bonito em vendas no seu primeiro ano de vida, com títulos marcantes e inovadores como "Sonic Adventure", "SoulCalibur", "Power Stone", "Hydro Thunder" e o revolucionário "Phantasy Star Online" que ajudaram a demonstrar as capacidades poderosas do console.

Porém, o "sonho" da Sega acabou com a chegada do PlayStation 2, mesmo após dois anos depois, em 2000, tornando-se um sucesso avassalador de vendas. Além dele, o Microsoft Xbox e o Nintendo GameCube também estavam competindo por uma fatia do bolo, tornando a situação ainda mais difícil para o Dreamcast.

A Sega então, depois de um período de grandes prejuízos, não tinha condições financeiras para prolongar uma campanha de marketing ou uma vida ativa em favor do Dreamcast.

Em 31 de janeiro de 2001, a companhia do ouriço azul anunciou o fim de produção do Dreamcast a partir de março daquele ano, largando de vez o desenvolvimento de hardwares para agora se dedicar apenas na criação e distribuição de softwares. Foi o fim de uma história e o fim de um sonho. Embora sem um final feliz, o Dreamcast mora eternamente no coração daqueles que tocou.

Para comemorar e relembrar esse glorioso videogame da Sega, separamos 10 jogos marcantes do sistema, confira!