Topo

Super Nintendo completa 28 anos; lembre 10 jogos inesquecíveis

O Super Nintendo foi um dos principais consoles da década de 90! - Reprodução
O Super Nintendo foi um dos principais consoles da década de 90! Imagem: Reprodução

Do GameHall

21/11/2018 15h56

No dia 21 de novembro de 1990, há exatos 28 anos, os japoneses colocavam as mãos no Super Famicom, que foi batizado, no ocidente, de Super Nintendo Entertainment System - SNES para os íntimos. O aparelho, muito aguardado pelo público oriental após o enorme sucesso do Nintendinho (NES), chegou ao mercado apenas com dois títulos, mas que se tornaram grandes clássicos do sistema: “Super Mario World” e “F-Zero”.

Apesar do sucesso no Japão, seu lançamento nos Estados Unidos demorou quase um ano, o que teve um alto custo à Nintendo: a ascensão da Sega e o seu Mega Drive, mais conhecido no mercado norte-americano pelo nome de Genesis.

VEJA TAMBÉM

Com dois anos de desvantagem, o SNES encontrou um forte adversário na terra do Tio Sam, que já contava com uma base sólida de fãs e jogadores. O SNES demorou um pouco para cair no gosto dos americanos, devido a uma forte e agressiva campanha de marketing da Sega of America. Eventualmente a Nintendo conseguiu alcançar a rival e, então, teve início, durante a metade da década de 90, a primeira "guerra" dos videogames, com a divisão da preferência dos jogadores.

Essa guerra estendeu seus campos de batalhas aqui no Brasil, que tinha seu o mercado dominado pela Tectoy e seus videogames Master System e Mega Drive. O SNES marcou a chegada oficial da Nintendo no Brasil em 1993, por meio da empresa Playtronic, criada em parceria entre a Gradiente e a Estrela.

Foi graças a essa intensa batalha que os jogadores de ambas as plataformas ganharam jogos inesquecíveis, uma sempre tentando superar a outra.

E para comemorar os 28 anos do querido SNES, que foi berço de inúmeros games grandiosos, nada melhor do que relembrar de 10 de seus clássicos. Infelizmente muitos títulos bons ficaram de fora da lista, mas você pode falar deles nos comentários!