Topo

Nintendo aposta em novo Pokémon para aumentar vendas do Switch

"Pokémon Let"s Go Pikachu" e "Pokémon Let"s Go Eevee" chegaram nesta sexta-feira - Reprodução
"Pokémon Let's Go Pikachu" e "Pokémon Let's Go Eevee" chegaram nesta sexta-feira Imagem: Reprodução

Yuji Nakamura

Bloomberg

16/11/2018 13h08

A Nintendo está apostando que é capaz de vender milhões de consoles de Switch nesta temporada de fim de ano lançando um novo jogo Pokémon que interage com o game grátis de sucesso para dispositivos móveis Pokémon Go, e um novo personagem que parece uma porca sextavada.

Os jogos "Pokémon Let's Go Pikachu" e "Pokémon Let's Go Eevee" começaram a ser vendidos nesta sexta-feira em todo o mundo e são os primeiros títulos dessa série popular para o mais novo console da Nintendo. Com gráficos melhores, os jogos são feitos para atrair os 850 milhões de fãs que jogaram Pokémon Go.

Só quem comprar os novos jogos "Let's Go" poderá sincronizar smartphones com os consoles Switch por meio de uma conexão Bluetooth. Dessa forma, os usuários podem transferir monstros de bolso entre o aplicativo móvel e os jogos do Switch e também desbloquear Meltan, o novo personagem.

VEJA TAMBÉM

A Nintendo pretende ampliar as vendas do Switch em um ano de pouco brilho dos lançamentos de softwares. Os analistas lembram de 2016, quando a estreia de Pokémon Go reativou o interesse pela compra de consoles 3DS para jogar mais games da série. Eles estimam que Meltan pode ajudar a vender 7,5 milhões de unidades dos novos títulos até março, segundo quatro projeções de analistas compiladas pela Bloomberg. Meltan foi tendência entre os usuários de redes sociais fãs de Pokémon horas após o lançamento do jogo.

Para efeito de comparação, a série Pokémon vendeu 101 milhões de títulos em aparelhos da Nintendo desde 2004, perdendo apenas para a franquia Super Mario, que somou 121 milhões, segundo dados da Nintendo.

"O Pokémon Go teve um impacto positivo significativo nas vendas de hardware 3DS e software de Pokémon, por isso penso que existe potencial para impacto similar no Switch", disse Piers Harding-Rolls, chefe de pesquisa de jogos da IHS Markit. "A Nintendo acredita que este será um excelente produto para dar de presente na temporada de vendas de fim de ano e este é um dos principais motivos pelos quais a empresa não abandonou a projeção de vendas do Switch para o ano cheio."

A Nintendo precisa conquistar o apoio de mais pessoas como Christina Grybel, jogadora de Pokémon dos EUA que planeja comprar um Switch para capturar o novo monstro de bolso. "A principal razão para comprar o jogo Let's Go é o Meltan", disse ela em entrevista.

Ao mesmo tempo, a decisão de vincular os novos títulos de jogos do Switch ao Pokémon Go afastou alguns membros da comunidade Pokémon, que dizem que o lançamento de Meltan é um truque barato destinado aos fãs que gostam de coletar todos os monstros de bolso disponíveis. Isso, dizem eles, obriga os jogadores a gastar pelo menos US$ 360 na compra de um Switch e de um jogo Let's Go. Como resultado, há quem diga que a Nintendo está dificultando o cumprimento do lema da série, "Gotta Catch 'Em All" ("capture todos eles").

"Algumas pessoas nunca poderão terminar suas coleções do Pokémon Go, o que é triste e vai contra o que Pokémon representa", disse Lisa Zahn, jogadora de Pokémon da Alemanha.