Topo

"Escondida" na BGS, Nintendo volta ao mercado brasileiro de forma tímida

Jogos de Switch poderão ser comprados em lojas brasileiras por meio de cartões - Rodrigo Lara/UOL
Jogos de Switch poderão ser comprados em lojas brasileiras por meio de cartões Imagem: Rodrigo Lara/UOL

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL

11/10/2018 18h44

A presença da Nintendo na BGS 2018 foi uma verdadeira fábrica de rumores: estaria a empresa japonesa de malas prontas para voltar ao país depois de deixar o mercado brasileiro no início de 2015?

O momento para tal não poderia ser mais propício: o Switch se tornou sonho de consumo de muitos jogadores e a própria marca voltou a marcar presença no país com o lançamento da Loja Nintendo, uma loja online totalmente em português voltada para os donos do Switch no país.

O que, claro, é algo um tanto estranho, afinal você pode comprar games para um videogame que oficialmente não está à venda no país.

VEJA TAMBÉM

A presença da empresa no maior evento de games na América Latina não foi para anunciar a venda oficial do Nintendo Switch no Brasil, mas para revelar que os jogos da plataforma passarão a ser comercializados em lojas físicas brasileiras. Só que, em vez de colocar caixas com cartuchos nas prateleiras, a Nintendo passará a vender seus jogos, expansões a assinatura do serviço Switch Online por meio de cartões.

Pense naqueles cartões comprados para colocar créditos na PSN, só que em vez de um "dinheiro virtual" eles te dão o jogo de uma vez.

Para a relações públicas da Nintendo para a América Latina, Pilar Pueblita, isso não significa que a empresa tenha planos concretos para retornar ao país. "Nós sabemos que há muitos fãs da Nintendo no Brasil e ter uma loja online, garantir acesso ao Switch Online e também vender cartões de jogos é uma forma de falarmos 'muito obrigado'".

Esse "muito obrigado", entretanto, deverá ser o máximo que a empresa fará para os brasileiros nos próximos meses. Perguntada sobre o retorno ao Brasil, a executiva tergiversou e se limitou a dizer que "não há planos nesse sentido" no momento.

Outro ponto abordado foi a oferta de games na Loja Nintendo. Atualmente, a maior parte dos jogos disponíveis na loja são os games chamados "first party", jogos desenvolvidos exclusivamente para o console da Nintendo. Há exceções, como "FIFA 19", mas ainda assim a oferta é muito mais restrita do que a vista em lojas online de outras regiões.

"A nossa intenção é aumentar a oferta, mas isso também depende de outras produtoras. Por ora, não temos novidades".

A executiva, porém, vê a presença da Nintendo no evento como um ponto positivo. Além de um evento a portas fechadas, destinado a jornalistas e convidados, a empresa também patrocina a área de cosplay da feira. "É ótimo poder estar aqui. A nossa meta é sempre colocar um sorriso no rosto das pessoas".

Ainda que seja um passo pequeno, a presença da empresa na BGS 2018 e a oferta de games de Switch ao público brasileiro é motivo de um sorrisinho para os fãs daqui - mas eles querem mais.