Topo

Após tiroteio nos EUA, Electronic Arts cancela três campeonatos de eSports

Imagem de "Madden NFL 19" - Divulgação
Imagem de "Madden NFL 19"
Imagem: Divulgação

Brendan O'Brien

Da Reuters

29/08/2018 10h44

A desenvolvedora de videogames Electronic Arts cancelou três campeonatos do seu jogo de futebol norte-americano "Madden NFL" 19 para rever os protocolos de segurança, depois que um competidor que perdeu um torneio matou a tiros dois jogadores e feriu outros 11.

David Katz, de 24 anos, que perdeu uma competição do videogame Madden, em Jacksonville, na Flórida, abriu fogo no domingo contra outros concorrentes, matando Elijah Clayton, de 22 anos, e Taylor Robertson, de 27 anos.

"Eles eram competidores respeitados, positivos e habilidosos, modelos de jogadores e personalidades no coração da nossa comunidade", disse Andrew Wilson, presidente-executivo da Electronic Arts (EA), sobre as duas vítimas em um comunicado divulgado na terça-feira (28).

Wilson disse após o tiroteiro que a empresa cancelou os três eventos restantes de qualificação para o Madden NFL 19 Classic, a primeira das quatro principais competições da temporada para o videogame.

Os cancelamentos são para "executar uma revisão abrangente de protocolos de segurança para competidores e espectadores", disse ele.

O incidente foi o mais recente de uma série de tiroteios de grande destaque na Flórida. Um atirador matou 17 estudantes e educadores em uma escola secundária em fevereiro e outro matou 49 pessoas em uma boate de Orlando em 2016.

"Todos nós fomos profundamente afetados pelo que aconteceu em Jacksonville", disse Wilson. "Esta é a primeira vez que tivemos que enfrentar algo assim como organização, e acredito que esta foi a primeira vez que a nossa comunidade de jogadores tenha lidado com uma tragédia desta natureza."

As mortes abalaram o mundo dos torneios profissionais de videogames, também conhecido como eSports, que conta com cerca de 250 milhões de jogadores em todo o mundo em um mercado crescente de cerca de 1 bilhão de dólares por ano.