Topo

Produtora de "PUBG" processa Epic Games por violação de direitos autorais

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do GameHall

29/05/2018 15h16

A Bluehole, produtora do popular "Playerunknown's Battleground", está processando a Epic Games (de "Fortnite") por violação de direitos autorais. O processo foi iniciado na Coreia do Sul em janeiro deste ano, mas só agora veio a público, segundo informações do jornal "Korea Times".

A corte central de Seul irá decidir se "Fortnite" copiou o "PUBG", mas não foram divulgados muitos detalhes sobre o processo.

VEJA TAMBÉM

Desde o ano passado que a PUBG Corporation (que desenvolve o Battle Royale) e a Bluehole estavam de olho em "Fortnite" e nas implicações jurídicas do jogo ter criado um modo de Battle Royale separado e gratuito, que também ganhou bastante sucesso desde então, tornando-se o seu principal concorrente.

"Nós tivemos um relacionamento contínuo com a Epic Games durante o desenvolvimento de 'PUBG', pois eles são os criadores da Unreal Engine 4, a ferramenta que licenciamos para o game", comentou o vice-presidente e produtor executivo Chang Han Kim em setembro ao site PC Gamer. "Após ver o retorno intenso da nossa comunidade e analisar a jogabilidade por nós mesmos, estamos preocupados que 'Fortnite' esteja replicando a experiência pela qual o 'PUBG' ficou conhecido".

"Nós só queremos enfatizar que isso é apenas um problema por conta da Epic Games ser a empresa que cria a ferramenta que utilizamos e que pagamos uma enorme quantidade de royalties a eles. E nós tivemos esse relacionamento comercial e tínhamos confiança de que estaríamos tendo apoio constante, e estávamos ansiosos para trabalhar mais de perto com eles e obter suporte técnico, talvez desenvolver novos recursos", comentou na época.

Os dois jogos hoje têm uma quantidade enorme de jogadores (mais de 30 milhões no PUBG e 40 milhões no Fortnite) e recebem conteúdos extras constantemente, com eventos e melhorias. No caso de "PUBG", nas últimas semanas o mapa Miramar chegou ao Xbox One e no PC o mapa Sanhok está atualmente em fase de testes pela comunidade.