Topo

Criador de "Dragon Ball" revela quem foi o primeiro Super Saiyajin da série

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

05/12/2017 14h12

Com a morte de Kuririn pelas mãos de Freeza, Goku se enfureceu, liberou todo o seu poder e se transformou no primeiro Super Saiyajin, correto? Mais ou menos: ainda que o personagem tenha sido o primeiro a alcançar a transformação na história contada de "Dragon Ball", ele não foi o primeiro de sua raça a conseguir o feito.

O "primeirão" da história atende pelo nome de Yamoshi e, de acordo com Akira Toriyama, ele é o saiyajin lendário que, muitos anos depois, motivou Freeza a destruir o planeta Vegeta, lar da raça de guerreiros.

Veja também:

Segundo a lenda da série, a cada mil anos surgiria um saiyajin de poder ilimitado. Freeza temia que isso ocorresse e que esse guerreiro se revoltasse contra ele e resolvesse libertar o seu povo. Por muito tempo - e até pelo desenrolar da história -, imaginava-se que Goku era o tal saiyajin lendário.

De acordo com Toriyama, porém, a origem da lenda remonta de Yamoshi, que juntamente com cinco companheiros, começou uma rebelião no planeta Vegeta. Ao contrário dos demais saiyajins, Yamoshi tinha um coração puro - o que, somado à recente explicação sobre como um saiyajin vira "super", dá pistas de que essa é uma condição para alcançar a transformação.

A revolta de Yamoshi, porém, deu errado e ele foi vencido devido ao número muito superior de inimigos. Após sua morte, seu espírito passou a buscar seis novos saiyajins justos que ajudariam a desperar um saiyajin salvador.

Se você se lembrou da transformação de Goku em Super Saiyajin Deus no filme "A Batalha dos Deuses", você não está errado. Na passagem, seis saiyajins (ou descendentes de) - Goku, Vegeta, Gohan, Trunks, Goten e Pan (ainda na barriga de Videl) - unem suas energias, fazendo com que Goku alcançasse a nova transformação.

Resta saber se, em algum momento, a história de Yamoshi será contada no anime ou no mangá de "Dragon Ball Super". A série tem novos episódios no Brasil nas noites de sábado, disponíveis no Crunchyroll.