Topo

Onde "Dragon Ball Super" se encaixa na história da série?

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

21/11/2017 10h48

Você já deve ter ouvido falar que "Dragon Ball Super" é a sequência oficial de "Dragon Ball Z" - o que, por si só, elimina de uma vez por todas "GT" da linha do tempo da série. O que pouca gente sabe é que "Super", na verdade, se passa antes do término de "Z".

Veja também:

Após Goku derrotar Kid Boo com uma Genki Dama e desejar que, um dia, o vilão renasça como uma pessoa boa, há um intervalo de tempo considerável entre um episódio e outro de "Dragon Ball Z".

Para sermos mais exatos, dez anos se passam entre a vitória de Goku contra o inimigo e o Torneio de Artes Marciais retratado nos episódios 290 e 291, quando Uub, o Kid Boo reincarnado, aparece como um garoto de dez anos bastante poderoso.

É nesse hiato que "Dragon Ball Super" acaba se encaixando. Há, claro, algumas adaptações, sendo a mais notável o nascimento de Pan, filha de Gohan e Videl. Mas, de maneira geral, tudo que ocorre em "Super", em termos de cronologia da série, aconteceu nesse período de tempo.

"Dragon Ball Super" pode ir além de "Z"

O desafio, na verdade, será fazer o fim de "Super" se encaixar com o final de "Z". E isso, claro, levanta algumas questões: será que a série atual irá, necessariamente, acabar com Goku indo treinar Uub ou irá além?

De acordo com uma entrevista feita com o produtor e o ex-diretor de "Super", Hiroyuki Sakurada e Kimitoshi Chioka, durante um evento de animes em Barcelona, Espanha, isso não está definido. Segundo a dupla, Akira Toriyama ainda está pensando sobre a questão, o que abriria margem para que o criador de "Dragon Ball" promovesse algumas alterações em relação ao que foi visto no final de "Z", até como forma de continuar a história além daquele ponto.

Dragon Ball Z - Goku vs Uub - Reprodução - Reprodução
Essa foi uma das passagens derradeiras de "Dragon Ball Z", que termina com Goku e Uub indo treinar juntos; toda a história de "Super" se passa antes desse ponto, mas atual anime poderá ir além
Imagem: Reprodução

Por ora, a única definição é que o atual arco de "Super", o "Torneio do Poder", deverá prosseguir até março de 2018. Não há qualquer informação sobre o que acontecerá com o anime após isso. "Dragon Ball Super" tem novos episódios nas manhãs de domingo no Japão, sendo que os capítulos inéditos ficam disponíveis no Brasil nas noites de sábado, pelo Crunchyroll.