Topo

Mangá de "Dragon Ball Super" revela o verdadeiro poder de Jiren

Reprodução
Imagem: Reprodução

Rodrigo Lara

Do Gamehall

20/10/2017 14h33

Desde o episódio especial de "Dragon Ball Super" nós pudemos ter uma ideia da dimensão do poder de Jiren, um dos integrantes da Tropa do Orgulho. O membro do Universo 11 praticamente limpou a arena do Torneio do Poder usando Goku, deixando o protagonista do anime sem qualquer chance de reação até que ele despertou, por um breve momento, o chamado Instinto Superior. Trata-se de uma técnica utilizada pelos deuses da destruição que permite que o corpo do seu usuário reaja instantaneamente, sem a necessidade de pensar antes de qualquer movimento. 

Veja também

Com a técnica, Goku conseguiu equilibrar as ações por um tempo, mas acaba atingido novamente uma vez que volta ao normal. Em seguida, foi a vez de Hit, guerreiro mais forte do Universo 6, desafiar Jiren. Mesmo com o poder que permite que "saltar no tempo", ele acabou sucumbindo à força de Jiren. 

Mas, afinal, o quanto o personagem é forte?

Dragon Ball Super - Manga 29 (Poder de Jiren) - Reprodução - Reprodução
Após lutar contra Goku nas preliminares do Torneio do Poder, Toppo diz que Jiren tem um poder maior do que o do deus da destruição de seu universo
Imagem: Reprodução

Nível de um deus

Se, por enquanto, o anime não deu essa resposta - apenas foi mencionada a suposição de que um dos universos tinha "um guerreiro tão forte quanto um deus da destruição" -, o mangá de "Dragon Ball Super" foi bem mais incisivo nesta questão. No capítulo 29, após a dupla de Zen-Oh decidir realizar o Torneio do Poder para definir quais universos seriam apagados, um torneio preliminar envolvendo os deuses da destruição tem início - algo que não rolou no anime de "Super".

Após as divindades se digladiarem, chega a vez de Goku e Toppo, do Universo 11, combaterem. Ao contrário do que ocorreu no anime, Goku não consegue vencer Toppo - o saiyajin só utiliza a forma de Super Saiyajin Deus na ocasião. Derrotado e surpreso com o poder de Toppo, ele escuta o adversário dizer que em seu universo há um guerreiro mais forte do que Belmod - no caso, o deus da destruição do Universo 11 que se mostrou levemente acima dos demais deuses durante o torneio preliminar.

Ou seja: caso essa escala de poder também se confirme no anime, é provável que Jiren não apenas esteja no nível de um deus da destruição, mas seja até mais forte do que alguns deles - o que explica que Goku apenas conseguiu equilibrar a luta ao usar um poder divino.

De qualquer forma, é provável que tenhamos uma explicação sobre isso nos próximos episódios de "Dragon Ball Super". Os capítulos inéditos do anime são transmitidos no Brasil via Crunchyroll aos sábados, sempre no final da noite.