Topo

Atualização do Switch finalmente libera partidas online no Brasil

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

06/09/2017 00h09

O Switch ganhou nesta terça-feira (5) uma nova atualização que finalmente habilitou a opção de contas brasileiras poderem jogar online no videogame.

O update é gratuito e pode ser baixado pelo menu do console, basta acessar o menu System Settings (Definições da consola, em português) e depois escolher System e por fim a opção de update. Argentina, Chile, Colômbia e Peru também tiveram partidas online habilitadas com essa atualização.

Todos os jogos do videogame com opção de partidas online agora funcionam normalmente, como "Mario Kart 8 Deluxe", "Splatoon 2", "Ultra Street Fighter II", "ARMS" e outros. Antes desse update, você recebia uma mensagem de erro dizendo que partidas online ainda não estavam liberadas no país caso tentasse jogar com uma conta brasileira.

O comunicado oficial da Nintendo sobre o assunto diz ainda que o aplicativo Nintendo Switch Online, utilizado para o complicado sistema de chat por voz e convites de partidas online, também está disponível no Brasil.

Switch online no Brasil - Claudio Prandoni/UOL - Claudio Prandoni/UOL
Modos online de jogos como "Mario Kart 8 Deluxe" agora funcionam normalmente no Brasil - com direito até a uma bandeirinha representando o país no game!
Imagem: Claudio Prandoni/UOL

Outro detalhe curioso do comunicado é que ele deixa a possibilidade de o Brasil receber também os jogos clássicos para download que farão parte do serviço online do Switch quando ele se tornar pago em 2018.

O release diz que as partidas online serão gratuitas até o lançamento do serviço de assinaturas no ano que vem. Logo em seguida, outra parte do texto diz que assinantes da rede online do Switch terão acesso a esses games antigos.

Por enquanto, ele tem o nome de Classic Game Selection e já tem "Super Mario Bros. 3", "Balloon Fight" e "Dr. Mario" como títulos confirmados.

Ou seja, o texto não diz especificamente que o Brasil terá o Classic Game Selection, mas também não diz claramente que ficará de fora do mercado brasileiro. Por ora, fica a dúvida.

Lançamento oficial e eShop

O comunicado da Nintendo não diz nada também sobre lançamento oficial no Brasil e opções de menus em português do Brasil, dois elementos que o Wii U teve e até agora não rolaram com o Switch. O videogame até tem a opção de português como idioma, mas é português de Portugal.

Nada foi dito também sobre a possibilidade de uma versão brasileira da loja online eShop.

Perguntamos à Nintendo sobre estas dúvidas e publicaremos no site assim que recebermos resposta.