Topo

Silvio Luiz culpa Konami por saída do "PES": "Não cumpriram o prometido"

Após narrar a versão brasileira de "PES" por seis anos, Silvio Luiz disse que "promessas não cumpridas" motivaram sua saída do game - UOL
Após narrar a versão brasileira de "PES" por seis anos, Silvio Luiz disse que "promessas não cumpridas" motivaram sua saída do game Imagem: UOL

Do UOL, em São Paulo

27/07/2017 09h55

Narrador de "Pro Evolution Soccer" por seis anos, Silvio Luiz abandonou a carreira nos gramados virtuais após "PES 2016". A razão para tal ainda não havia sido explicada, porém em entrevista ao UOL Esporte, o narrador de 83 anos contou os motivos que o fizeram não renovar o contrato para que sua voz narrasse as jogadas do game.

"Algumas coisas que eles prometeram para mim eles não cumpriram", disse, se referindo ao antigo desejo de ter o seu nome e o do comentarista Mauro Beting estampados na capa do game. "Todo ano eles prometiam, mas quando saía o jogo, não estava lá".

Por "eles", Silvio Luiz se refere à Konami, produtora do game.

Além da ausência do nome, o narrador também apontou que a produtora foi "desleixada" com a edição das falas gravadas para o game, o que gerava uma desconexão entre o que ocorria na partida e o que era relatado pela sua voz.

Silvio Luiz explica saída de "PES"

UOL Esporte

"Aí os jogadores 'metiam o pau' em mim, como se eu fosse o culpado pela edição ter saído errada. Cansei de responder e-mails falando para irem reclamar com a Konami, porque eu não tinha nada a ver com isso".

Sobre o trabalho de narração em si, Silvio Luiz afirma que é um processo trabalhoso. "Você recebe um script que você não é obrigado a seguir, mas incluir na frase algo que você queira. Então tem que fazer a mesma jogada com quatro ou cinco situações diferentes".

Em "PES 2018", o narrador da versão brasileira do game será Milton Leite, que já havia trabalhado na edição anterior do game. Na ocasião da escolha de Leite, Silvio Luiz usou o Twitter para desejar boa sorte ao seu sucessor e, em seguida, disse que "ali era difícil trabalhar".

Procurada por UOL Jogos para comentar o depoimento do narrador, a Konami, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que não falaria sobre o caso.

"PES 2018" terá versões para PC, PlayStation 3, PS4, Xbox 360 e Xbox One e sairá no dia 12 de setembro.