Topo

Geek


De lenço a coleira: por que todo personagem Hanna-Barbera cobre o pescoço?

Reprodução/Hanna Barbera
Imagem: Reprodução/Hanna Barbera

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

2017-07-10T04:00:00

10/07/2017 04h00

Você já reparou? De Scooby-Doo a Fred Flintstone, passando por Zé Colmeia, Pepe Legal e Dom Pixote, praticamente todos os personagens criados pelo estúdio Hanna-Barbera usam algo para cobrir o pescoço.

E os lenços, colares, cachecóis, coleiras e outros apetrechos não são meros detalhes: eles têm um bom motivo para estarem ali.

Mesmo hoje em dia com a ajuda de computadores, o processo de criar animações continua sendo trabalhoso e caro. É de se esperar, portanto, que os estúdios de animações mais prolíficos encontrem truques que sirvam para agilizar e baratear as produções.

Foi justamente isso que William Hanna e Joseph Barbera fizeram ao criar Jambo e Ruivão, os protagonistas de seu primeiro desenho original para a TV, que usam uma coleira vermelha e uma gravata borboleta púrpura, respectivamente.

Reprodução/Hanna-Barbera
Jambo e Ruivão foram precursores do que tornou-se uma tradição para o estúdio Hanna-Barbera Imagem: Reprodução/Hanna-Barbera

A teoria por trás do truque é simples: ao colocar um acessório no pescoço de um personagem, o animador conseguia 'separar' a cabeça do corpo, ganhando liberdade para desenhá-los de maneira independente.

Assim, era possível criar cenas animadas de conversa em que o corpo do personagem era desenhado apenas uma vez e apenas a cabeça se mexia, sem causar estranheza no espectador. Ou então animar o corpo do personagem correndo, e deixar a cabeça estática.

via GIPHY

Em uma época em que cada quadro de uma animação era desenhado à mão, poder economizar tempo e esforço com truques assim podia significar a diferença entre o fracasso e o sucesso de uma produção.

Economizando onde podiam, os estúdios Hanna-Barbera tornaram-se extremamente populares, criando dezenas de séries animadas com temas completamente distintos, nas quais a única constante era o pescoço coberto.

Curte desenhos clássicos? Então confira a abertura do novo "DuckTales"

UOL Jogos