Topo

Após 12 anos, maior segredo de "Tibia" é revelado

Tibia - Reprodução
Tibia Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

28/06/2017 14h22

O ano é 2005 e, à época, o MMO "Tibia" já um game com oito anos de existência. Ainda assim, havia espaço para a inclusão de um conteúdo adicional e extremamente misterioso. Tratava-se de uma porta, contendo os dizeres: "Você vê um portão de experiência para nível 999. Apenas os dignos podem passar".

Para quem não sabe, "Tibia" é considerado um dos "pais" do MMO e uma espécia de expoente da "tosqueira": o visual e a interface são bem arcaicos, mas a possibilidade de se aventurar em companhia de amigos foi o suficiente para o game fazer sucesso no final dos anos 1990 e início dos anos 2000 e criar uma base de jogadores bastante fiel.

Voltando ao tal mistério, é claro que esse pequeno indicativo bastou para a comunidade do jogo ficar intrigada. O problema maior era chegar no tal nível 999, algo que demoraria muito tempo e poderia ser uma tarefa extremamente frustante. Para se ter uma ideia, subir um nível quando o personagem está no nível 100 demanda 15.694.800 pontos de experiência e esse valor sobe a cada nível avançado.

Tibia - Reprodução - Reprodução
Um dos precursores dos MMORPGs, "Tibia" mantém uma base fiel de jogadores e fez sucesso no final dos anos 1990
Imagem: Reprodução

Desde a aparição da porta, em 2005, foram nove anos de tentativas após o primeiro jogador, em tese, conseguir o feito. O que ocorreu, em seguida, fez muitos fãs de "Tibia" ficarem irritados.

Tratava-se de um jogador que usava o apelido "Kharsek", que começou a jogar em 2007 e foi o primeiro a chegar no nível 999 no game, em 2016. O problema é que, ao atravessar a porta, ele simplesmente guardou o conteúdo do seu interior para si e simplesmente desapareceu da comunidade do jogo.

Finalmente, uma resposta

O mistério, contudo, foi revelado neste ano. Um jogador apelidado de "Dev onica" atingiu o tão almejado nível 999 e gravou um vídeo ao vivo mostrando o que há após a porta.

Antes disso, a história ganhou proporções bizarras: ele resolveu cobrar dinheiro de seus espectadores no Twitch para revelar o tal segredo. De qualquer maneira, a porta foi finalmente aberta e todos puderam ver que...

 

...o que há por trás dela é uma tranquila praia, com alguns personagens espalhados, mas nada de muito extraordinário.

A verdade é que, ao colocar a tal porta no jogo, a CipSoft, desenvolvedora do game, não esperava que algum jogador chegasse ao tal nível 999. É de se imaginar, portanto, que essa porta surgiu como uma espécie de piada (inicialmente não havia nada atrás dela), mas acabou sendo uma passagem bastante frustrante para quem esperava encontrar algum inimigo poderoso ou, ainda, um tesouro digno de nota.