Topo

Mas e aí, "Caverna do Dragão" teve um final ou não?

Reprodução
Imagem: Reprodução

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

04/05/2017 04h00

Para muitos, o final perdido de "Caverna do Dragão" é um mistério maior do que qualquer uma das tramas que Hank, Eric, Sheila e companhia encontraram em suas aventuras pelo mundo de "Dungeons & Dragons".

A animação, que foi transmitida originalmente nos EUA entre 1983 e 1985 e fez sucesso no Brasil ao longo dos anos 1990, contava a história de um grupo de jovens que eram transportados para um mundo fantástico de magia e partiam em uma jornada para retornar ao lar.

Mas a campanha destes improváveis heróis nunca teve um fim.

"Caverna do Dragão" era campeão de audiência no horário em que passava originalmente nos EUA, e durou três temporadas. A maior parte dos 27 episódios da série contava histórias separadas, que podiam ser aproveitadas em qualquer ordem. Na época, era comum que séries estruturadas desta maneira acabassem sem uma devida conclusão.

Mas a CBS achava que seria uma boa ideia abrir uma exceção para a série. Um episódio final, que serviria como uma conclusão para as aventuras das três primeiras temporadas mas deixaria em aberto a possibilidade de uma continuação, foi encomendado.

Segundo um dos roteiristas da série, Michael Reaves, problemas com a TSR, a empresa dona da marca "Dungeons & Dragons", entraram no caminho dos planos do canal e impediram o epílogo de tornar-se realidade.

Vingador - Reprodução - Reprodução
No final planejado para "Caverna do Dragão", o vilão Vingador revelaria um lado bonzinho
Imagem: Reprodução

Mas a primeira versão do script de tal episódio perdido, batizado de "Requiem", já estava pronto. Anos depois, Michael Reaves divulgou a íntegra do roteiro em seu site oficial - e você pode conferí-lo aqui, no original em inglês.

O script revela que o maléfico Vingador era, na verdade, o filho corrompido do Mestre dos Magos (e não um disfarce do Mestre dos Magos, como especulavam os fãs). Frente à revelação, o vilão resolve dar a Hank e seus amigos a chance de retornar ao mundo de onde vieram. E o fim ficaria aberto: antes dos jovens fazerem a maior decisão de todas, a câmera recuaria para mostrar todo o reino, e o episódio acabaria.

"O plano era usar 'Requiem' como um trampolim para uma nova versão da série, em que as crianças dependeriam menos de suas armas para enfrentar missões," explicou Reaves quando revelou o script.

Em 2006, a BCI Eclipse lançou nos EUA a série completa em DVD, e um dos extras do pacote era uma leitura do script de Reaves na forma de um áudio drama. Como a distribuidora fechou as portas dois anos mais tarde, porém, o DVD tornou-se uma raridade... E apenas aumentou a mística em torno de toda essa história.

DVD de Caverna do Dragão - Reprodução - Reprodução
A coleção de DVDs que inclui o áudio drama do 'episódio perdido' de "Caverna do Dragão" hoje é peça de colecionador
Imagem: Reprodução