Topo

Vírus se disfarça de "Super Mario Run" para infectar celulares Android

Quer jogar "Super Mario Run" no Android? Então é melhor esperar: versões não-oficiais do game contêm vírus que roubam dados bancários - Divulgação
Quer jogar "Super Mario Run" no Android? Então é melhor esperar: versões não-oficiais do game contêm vírus que roubam dados bancários Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

09/01/2017 12h36

A ansiedade pela chegada de "Super Mario Run" aos celulares Android - o game está disponível apenas para aparelhos iOS no momento - está colocando usuários em risco. Isso porque um vírus utiliza a mesma identidade visual do jogo para enganar os jogadores mais apressados. A situação é similar à ocorrida às vésperas do lançamento de "Pokémon GO".

A informação foi divulgada pela empresa de segurança brasileira PSafe. De acordo com ela, o malware solicita diversas permissões como ler, apagar e enviar SMS, ativar e desativar redes wi-fi e 3G, ler históricos de chamadas e SMS e também realizar ligações ao ser instalado. A meta do vírus é obter informações confidenciais dos usuários, como dados bancários.

Esse aplicativo falso está disponível em sites não-oficiais de aplicativos, com o nome "Super Mario Run APK". Sua presença no celular é possível de ser detectada por meio de programas antivírus.

Por ora, quem quiser jogar "Super Mario Run" no Android pode se cadastrar para receber um aviso assim que o jogo estiver disponível.