Topo

"GUTS" é jogo de luta brasileiro onde o objetivo é desmembrar o adversário

Guts jogo de luta brasileiro - Divulgação - Divulgação
Em uma fazenda, dois lenhadores se enfrentam, trocando socos e pontapés, arremessando machados um contra o outro
Imagem: Divulgação

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

02/09/2016 11h50

Entre os vários jogos independentes brasileiros presentes no Brasil Game Show em 2016, "G.U.T.S." leva fácil o prêmio de humor negro: No game da produtora paulistana Flux, dois jogadores lutam para vencer em um reality show onde vence quem arrancar todos os membros do oponente primeiro - mesmo que fique sem os braços ou pernas no processo.

A demonstração testada por UOL Jogos representa apenas 25% do jogo completo, disse Paulo Santos, game designer de "G.U.T.S.", mas já dá uma amostra do humor sangrento ao estilo "Comichão e Coçadinha" e "South Park", inclusive nos gráficos simples e caricatos: "No futuro onde o jogo acontece, foi descoberto que as pessoas ficam mais pacíficas ao assistir conteúdo violento na TV. Isso foi bom para a sociedade, mas a programação da televisão se tornou cada vez mais sanguinolenta", conta o designer.

"O principal programa de reality show desses tempos é o 'G.U.T.S.', onde os personagens lutam até a morte e arrancam partes dos corpos uns dos outros", explica. "O game terá 5 lutadores no lançamento, cada um bem diferente dos outros".

Em uma fazenda, dois lenhadores se enfrentam, trocando socos e pontapés, arremessando machados um contra o outro e, em alguns momentos, usando serras no cenário para arrancar pedaços do adversário.

Ah, e eles se provocam e comemoram a vitória (mesmo que sem braços nem pernas) dançando algo que parece a coreografia de "Gangnan Style".

O sangue jorra para todo lado em "G.U.T.S." e os bonecos possuem vários movimentos diferentes (perdendo alguns quando um deles tem a perna ou braço arrancado, mas ganhando poderes especiais únicos da nova forma para equilibrar as coisas). Leva pouco tempo para dominar os golpes do jogo, mas os movimentos capazes de decepar membros são mais complicados - acionados com um apertar de botão na hora certa, esses golpes mudam conforme o estado do personagem e tem áreas de alcance e acerto diferentes.

"G.U.T.S." está em desenvolvimento para PC, PlayStation 4 e Xbox One. Segundo Paulo, Microsoft e Sony viram o jogo e aprovaram a produção. "Mas talvez tenhamos que maneirar na violência nas versões para consoles".

"G.U.T.S." está previsto para o segundo semestre de 2017, sem uma data exata ainda.