Topo

Hideo Kojima forma estúdio independente e fará jogo exclusivo para PS4

Do UOL, em São Paulo

16/12/2015 08h33

Após ser noticiado pelo jornal japonês Nikkei, a Sony Computer Entertainment anunciou oficialmente nesta quarta (16) que o designer Hideo Kojima - conhecido principalmente por seu trabalho na série "Metal Gear" - formou um novo estúdio independente, também conhecido como Kojima Productions.

Além disso, a Sony firmou uma parceria com o novo Kojima Productions, e o primeiro título do novo estúdio será lançado exclusivamente para PlayStation 4.

Para celebrar o acordo, a Sony fez um vídeo que mostra tanto o presidente da Sony Computer Entertainment, Andrew House, quanto Kojima falando sobre a nova parceria.

"Terei um novo desafio de estabelecer meu próprio estúdio independente, e estou feliz de embarcar nesta jornada junto com PlayStation, com que eu já tenho trabalhado há muitos anos", disse Kojima. "Mal posso esperar para trazer, com PlayStation, um jogo que possa virar uma grande franquia".

O novo Kojima Productions já tem seu próprio site, que mostra uma mensagem especial definindo os desenvolvedores e fãs de games como "Homo Ludens", ou "Aqueles que jogam".

"Do momento em que entramos neste mundo, instintivamente inventamos modos de 'diversão', e compartilhamos estas invenções com aqueles ao nosso redor", diz a mensagem. "Não nos pedem para fazer isso, nem precisamos de motivos para criar. É simplesmente o que somos".

"'Jogar' não é um simples passatempo, é a base primordial da imaginação e criação".

Por enquanto, não há informações sobre o novo projeto de Kojima e seu estúdio

Novela

A formação do novo estúdio marca oficialmente fim do relacionamento tumultuoso que Kojima teve com sua antiga empresa, a publisher Konami, neste ano.

Funcionário da empresa desde os anos 80, Kojima estabeleceu diversos jogos e franquias populares, incluindo a série "Metal Gear" e "Zone of the Enders". Em março, rumores de que o produtor deixaria a publisher tomaram força após tanto seu nome quanto o logo da antiga Kojima Productions serem removidos de certos jogos, como "Metal Gear Solid 4" e "Metal Gear Solid: Ground Zeroes".

Os rumores tomaram ainda mais força após o cancelamento de "Silent Hills", uma colaboração entre o designer e o diretor de cinema Guillermo Del Toro.

Em outubro, após o lançamento de "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain", o site da revista The New Yorker revelou que Kojima havia deixado oficialmente a empresa, algo negado pela Konami, que declarou que o designer estava de férias.

No início do mês, durante a premiação The Game Awards, o apresentador Geoff Keighley criticou publicamente a Konami, que de acordo com ele proibiu Kojima de receber o prêmio de Melhor Jogo de Ação e Aventura.