Topo

"Cavaleiros do Zodíaco" faz 30 anos com novas séries e sucesso no Brasil

Capa da edição da revista semanal Shonen Jump com o primeiro capítulo de "Saint Seiya" - Kanzenshuu.com
Capa da edição da revista semanal Shonen Jump com o primeiro capítulo de "Saint Seiya" Imagem: Kanzenshuu.com

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

26/11/2015 18h10

Há exatos 30 anos começou a ser publicada no Japão a série "Saint Seiya", de Masami Kurumada, início da franquia que por aqui ficou conhecida como "Cavaleiros do Zodíaco".

O mangá de 1985 acompanha a história de Seiya, um garoto japonês enviado à Grécia para se tornar um Cavaleiro (chamado de Santo, no original), dedicado a proteger a mitológica deusa Atena.

Publicada nas páginas da revista semanal Shonen Jump entre novembro de 1985 e dezembro de 1990, a trama envolve uma elaborada hierarquia de guerreiros, divididos em classes de bronze, prata e ouro, sendo que os Cavaleiros dourados representam os doze signos do zodíaco.

Seguindo a clássica fórmula 'shonen', "Saint Seiya" mostra o herói e sua turma enfrentando adversários cada vez mais fortes, mas também evoluindo poderes e conquistando novos aliados.

Em 1986 começou a ser transmitida uma versão em desenho animado da história, que só foi chegar o no Brasil em 1994, por meio da extinta TV Manchete, que trouxe também outros animes de sucesso, como "Yu Yu Hakusho" e "Sailor Moon".

Curiosamente, o mangá em si só foi aparecer no Brasil no início do século XXI, em 2002, pelas mãos da Editora Conrad.

"O mangá só foi lançado graças ao enorme sucesso do anime, que criou uma grande base de fãs para a série", relembra o jornalista Cassius Medauar, que editou tanto esta versão de "Cavaleiros" quanto a publicada anos depois pela Editora JBC.

Para Cassius, a variedade de temas abordados na franquia é a chave para o sucesso aqui no Brasil.

"Acho que é a mistura de elementos que existe na série que atrai as pessoas, a mitologia, a amizade, as lutas, a superação; acho que tudo isso combinado acabou criando uma enorme base de fãs ávidos por novos produtos de 'Cavaleiros'".

LENDA DO SANTUÁRIO FOI 1º FILME 3D DE CAVALEIROS

UOL Entretenimento

Por sinal, a forte base de fãs no país garantiu acesso rápido e prestigiado a alguns lançamentos. Em 2014, por exemplo, o Brasil foi um dos primeiros países a receber versão totalmente dublada do filme em computação gráfica "Lenda do Santuário".

Já nesta temporada os contemplados forma o desenho animado "Alma de Ouro", que já foi transmitido por serviços de streaming com legendas em português e em breve terá versão dublada, e do jogo de videogame "Alma dos Soldados", primeiro da série com dublagem em nosso idioma, incluindo o elenco original do anime.

Mesmo com três décadas nas costas, "Cavaleiros" não dá sinais de que vai parar tão cedo: ao menos duas séries de mangás estão rolando no Japão ("Saintia Sho" e "Episode G - Assassin"), assim como lançamentos de diversos bonecos previstos para os próximos meses, incluindo aí figuras para a consagrada linha Cloth Myth e uma nova chamada D.D. Panoramation.