Topo

Playground: UOL Jogos relembra os 20 anos de "Chrono Trigger"

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

04/03/2015 10h00

Existem jogos que nos marcam e deixam uma saudade gostosa quando são "esquecidos" pelas pordutoras. Um desses jogos é "Chrono Trigger", que nasceu na era de ouro dos RPGs japoneses e que em março comemora 20 anos de existência.

O que é podcast?

Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital publicado na internet e que pode ser reproduzido em computadores, tocadores de MP3, smartphones e outros aparelhos. Esse tipo de mídia é uma forma de levar conteúdo para ouvintes como se fosse um programa de rádio. O Playground é o podcast do UOL Jogos, que terá novos capítulos todas as quartas-feiras.

"Chrono Trigger" foi lançado originalmente no Super Nintendo, em março de 1995 e mais tarde teve versões para PlayStation e Nintendo DS, essa última pode ser considerada a "versão definitiva" por trazer  um final extra e cenas de corte em desenho animado feitas pelo estúdio do criador de "Dragon Ball Z".

A equipe de UOL Jogos relembra esse clássico dos videogames e também o legado deixado por ele com uma lágrima no canto dos olhos. Ouça o podcast logo abaixo ou faça o download do arquivo para ouvir em seu smartphone, tablet , MP3 Player e até mesmo para deixar guardado em seu computador.

 

Faça o download do episódio aqui.

Assine nosso feed em seu agregador de podcasts.

Playground no iTunes em breve.

Um clássico nunca é esquecido

"Chrono trigger" foi um marco por diversos fatores, mas principalmente por reunir as principais mentes criativas da época para formar um time dos sonhos: Hironobu Sakaguchi, que na época era produtor da série "Final Fantasy", Yuji Horii, diretor da série "Dragon Quest", Akira Toriyama, criador de mangás famosos, como "Dragon Ball Z" e também designer de personagens de "Dragon Quest" e a trilha sonora teve a supervisão de Nobuo Uematsu, compositor da série "Final Fantasy".

O jogo teve duas continuações, "Radical Dreamers: Nusumenai H?seki" (lançado apenas no Japão para o sistema Satellaview em1996") e também "Chrono Cross" (PSone, 1999). Até hoje o título é considerado um dos melhores jogos de RPG de todos os tempos, com personagens marcantes e uma história imprevisível, sem falar de seu excelente sistema de combate que deixa uma saudade gostosa das tardes daquela época.

Participe!

O Playground é o podcast do UOL Jogos e você pode participar enviando e-mails para uol-jogos@uol.com.br. Não esqueça de colocar no campo Assunto a palavra Playground para assim ajudar a equipe a encontrar sua mensagem.