Topo

Jogar videogame diariamente faz bem a crianças e adolescentes, diz estudo

Do UOL, em São Paulo

04/08/2014 18h35

Crianças e adolescentes que jogam videogame menos de uma hora por dia, em dias de semana, são "melhor ajustadas" do que as que não jogam videogame, aponta um estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

A universidade realizou um estudo com 5 mil jovens entre 10 e 15 anos de idade, onde 75% deles jogam videogame todos os dias. A pesquisa observou como os jovens socializam com seus pares, se eles ajudam outros com frequência e o grau de satisfação deles com suas vidas.

Comparados com outros grupos, os jovens 'gamers' que jogam menos de uma hora por dia sofriam menos com hiperatividade e problemas emocionais, além de informarem estar mais satisfeitos de forma geral.

"Pouco envolvimento [com jogos] foi associado com maior satisfação pessoal, comportamento pro-social e menos exteriorização ou internalização de problemas", explicou o Dr. Andrew Przybylski, que conduziu o estudo. "Esse foi o resultado oposto do encontrado em [jovens com] altos níveis de jogatina".

"Nenhum efeito foi observado em níveis moderados de jogo quando comparados a jovens que não jogam nada".

"Estar envolvido com videogames pode dar uma linguagem em comum para as crianças", disse Pryzbylski ao canal britânico BBC. "E para alguém que não faz parte dessa conversa, isso pode acabar deixando o jovem de fora".

Benefícios dos games

O estudo da Universidade de Oxford é a mais recente pesquisa que aponta os benefícios de jogar videogame. Outros projetos concluíram que os jogos podem aumentar o tamanho do cérebro, afetar a percepção e o comportamento e aprimorar a atividade cerebral.