Topo

Ora, bolas! A evolução da nudez masculina nos games

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do Gamehall, em São Paulo

20/02/2017 15h39

Se você perdeu a comoção de algumas semanas atrás, o jogo de sobrevivência "Conan Exiles" - inspirado nas obras de fantasia de Robert E. Howard - tomou o ciclo das notícias de games por um motivo um tanto curioso: é possível definir o tamanho do pênis de personagens homens.

Embora seja difícil dizer com certeza se este dado influenciou ou não as vendas, é fato que o jogo chegou a 320 mil unidades em uma semana após entrar em Acesso Antecipado no Steam.

Sendo assim, UOL Jogos traz com um olhar histórico como a nudez masculina evoluiu desde os tempos do Atari até hoje, levando em conta as possíveis controvérsias que surgiram com ela.

... E sim, todos os pintos foram devidamente censurados. Somos um site para todas as idades (teoricamente).

(E não, jogos eróticos não contam).

  • Reprodução

    "Custer's Revenge" (1982)

    Um dos primeiros - e certamente mais infame - exemplo de nudez masculina nos games é "Custer's Revenge", do estúdio Mystique, que causou muita controvérsia na época do lançamento.

    No papel do histórico general americano George Custer (vestindo nada mais que um chapéu, botas e uma bandana), o jogador deve evitar flechas para chegar até alcançar - e transar - com uma nativo-americana amarrada em um poste.

    Além da natureza sexual do que era naquela época, o jogo ofendeu organizações feministas e de nativos-americanos pela possível representação de estupro contra a indígena - especialmente ao considerar o histórico sangrento do verdadeiro Custer contra estes povos.

    No fim, toda a controvérsia acabou transformando "Custer's Revenge" em um dos jogos mais conhecidos (para bem ou para mal) na história do Atari 2600.

  • Reprodução

    "Beat 'Em & Eat 'Em" (1982)

    Também desenvolvido pela Mystique, em "Beat 'Em & Eat 'Em" o jogador controla duas mulheres que tem que capturar o esperma de um homem ejaculando no topo de um prédio.

    Mesmo com o conteúdo adulto do jogo, "Beat 'Em & Eat 'Em" não trouxe o mesmo nível de controvérsia de "Custer's Revenge" - provavelmente por não ser totalmente ofensivo contra uma raça inteira de pessoas.

    Mas não é só isso! Quem quisesse os papéis invertidos, em "Philly Flasher" dois criminosos com ereções pegavam gotas de leite dos seios de uma bruxa.

  • Reprodução

    "Jungle Fever" (1982)

    A Mystique acabou fechando as portas, mas das suas cinzas surgiu a Playaround, que é conhecida principalmente por dois (ou quatro) jogos.

    "Jungle Fever" coloca o jogador no papel de uma mulher que usa o leite dos seus seios para apagar um fogo e salvar um homem de pênis ereto.

    Outra versão do game, "Burning Desire", inverte os papéis, com o homem salvando a mulher ao ejacular no fogo.

    ... É possível notar um padrão com estes jogos.

  • Reprodução

    "Knight on the Town" (1982)

    O(s) outro(s) jogo(s) da Playaround foi "Knight on the Town", em que um cavaleiro deve construir uma ponte para chegar - de várias formas - à princesa, tentando evitar dragões (OK), jacarés (certo), e gremlins que tentam abocanhar o pênis do herói (... o que?).

    O inverso deste jogo é, "Lady in Waiting", que substitui o cavaleiro por uma amazona e a princesa por um príncipe. Não temos certeza sobre o que o gremlin quer abocanhar nesta versão.

  • Reprodução

    "X-Man" (1983)

    Sim, você não leu errado. Não, isto não tem nada a ver com os quadrinhos da Marvel.

    No game, também para o Atari 2600, o jogador deve chegar ao centro de um labirinto com um homem nu, desviando de objetos cortantes como tesouras ou dentes (adivinha o que eles atacam?).

    Ao chegar ao centro, o jogador é presenteado com cenas de pura sensualidade como a vista acima, sendo possível controlar o vai-e-vem antes de voltar ao início do labirinto.

  • Reprodução/i-Mockery

    "Rampage World Tour" (1997)

    Após o crash no mercado de games de 1983 e a ascensão e domínio da Nintendo, a nudez masculina nos games desapareceu quase completamente, tirando alguns jogos de nicho

    Sendo assim, só na década de 1990 foi possível começar a rever a genitália masculina em jogos grandes, a começar com um bizarro easter egg de "Rampage: World Tour".

    No game, o jogador controla monstros gigantes que devem destruir cidades ao melhor estilo "Godzilla". Ao tomar dano suficiente, porém, os monstros voltam a sua forma humana - e, logicamente, totalmente nus.

    Eles se cobrem rapidamente, mas jogadores com olhos de águia notaram que a equipe da Midway realmente criou pessoas anatomicamente corretas, por assim dizer.

  • Reprodução

    "Manhunt" (2003)

    Desenvolvido pela Rockstar Games e marcado da cabeça aos pés por controvérsia, em "Manhunt" o jogador controla James Earl Cash, um assassino que deve matar outros psicopatas de formas cada vez mais brutais, para deleite do diretor Lionel Starweather.

    Um dos inimigos mais perturbadores do jogo é Pigsy, uma das antigas "estrelas" de Starweather que não usa nada além de uma cabeça de porco como máscara.

  • Reprodução

    "Leisure Suit Larry: Magna Cum Laude" (2004)

    Procurando reinventar a clássica série de adventures dos anos 80 e 90, "Leisure Suit Larry: Magna Cum Laude" procurou usar um humor ainda mais pesado que seus predecessores, incluindo pequenas cenas de nudez com o herói Larry Lovage.

    ... É engraçado porque ele tem um micropênis, entendeu?

  • Reprodução

    "Penumbra: Overture" (2007)

    Antes de "Amnesia: The Dark Descent", a Frictional Games refinou suas habilidades no gênero de horror com a série "Penumbra".

    No primeiro jogo da série, "Overture", um dos inimigos mais esquisitos pode ser visto acima, com detalhe especial para seu órgão sexual vermelho e asqueroso.

  • Reprodução

    "Grand Theft Auto IV: The Lost And Damned" (2009)

    Um dos casos mais conhecidos de nudez masculina no mundo dos games apareceu na expansão "The Lost and Damned" de "Grand Theft Auto IV".

    Durante uma cena, o protagonista Johnny Klebitz visita o congressista Thomas Stubbs, que acabou de receber uma massagem e conversa casualmente sem roupa.

    No começo, nada fica explícito, até os momentos finais da cena em que a Rockstar decide abandonar qualquer pretexto e simplesmente enfiar a nudez frontal na cara do jogador.

  • Reprodução

    "Heavy Rain" (2010)

    Um dos exemplos mais curiosos da lista, em "Heavy Rain" é possível fazer com que o protagonista Ethan tome um banho no início do jogo.

    Embora não seja possível ver o pênis dele na versão "normal" da cena, a equipe da Quantic Dream modelou um órgão genital para o personagem, que pode ser vistou caso aconteça algum glitch, ou por meio de ferramentas de mod para o PS3.

  • Reprodução

    "Amnesia: The Dark Descent" (2010)

    Não achando a criatura bizarra de "Penumbra: Overture" o suficiente, a Frictional Games colocou um corpo com pênis de fora em seu clássico game de horror "Amnesia: The Dark Descent".

  • Reprodução

    "Dante's Inferno" (2011)

    Em um jogo repleto de imagens "chocantes", o esquecível "Dante's Inferno" se destaca por trazer uma versão de Lúcifer com um órgão que daria inveja a qualquer Léo Stronda da vida.

  • Divulgação

    "Rust" (2013)

    O jogo de sobrevivência para PC "Rust" ficou infame por colocar o jogador, inicialmente, na posição mais vulnerável do mundo: completamente nu, com apenas uma pedra e tocha como forma de defesa.

    Não só isso, o game foi atualizado em 2015 para definir aleatoriamente o tamanho do pênis de cada personagem do jogo. Não gostou do tamanho? Uma pena, já que os dados físicos do personagem eram definidos diretamente pela sua conta no Steam.

  • Reprodução

    "Grand Theft Auto V" (2013)

    "Grand Theft Auto V" contém várias imagens violentas, mas nada é tão agressivo quanto o momento em que Trevor tira as calças e mostra suas joias para Floyd e Wade Hebert.

    E a Rockstar, é claro, não deixou nada a imaginação.

  • Reprodução

    "Outlast" (2013)

    Quem jogou "Outlast" certamente lembra-se dos Gêmeos, uma dupla de psicopatas que atacam o protagonista Miles Upshur sem qualquer roupa ou forma de cobrir seus órgãos genitais

  • Reprodução

    "Outlast: Whistleblower" (2014)

    Uma das cenas mais perturbadoras do DLC "Outlast: Whistleblower" mostra o protagonista Waylon Park amarrado a uma mesa pelo assassino Eddie Gluskin, que pretende "transformá-lo" em uma mulher ao arrancar seus órgãos genitais.

  • Reprodução

    Far Cry 4 (2014)

    Em um momento quase imperceptível, é possível ver o pênis do protagonista Ajay Ghale após ser preso pela vilã Yuma.

    Por outro lado, esta mesma cena também é repleta de seios femininos.

  • Reprodução

    "The Order: 1886" (2014)

    Surpreendentemente para um dos primeiros títulos exclusivos do PS4, o shooter "The Order: 1886" tem vários momentos com nudez masculina, incluindo esta breve briga entre Galahad e este homem, que teve sua sessão com uma prostituta rudemente interrompida.

  • Reprodução

    "Mount Your Friends" (2014)

    Embora não seja tão explícito quanto os exemplos anteriores, o hilário e irreverente jogo multiplayer "Mount Your Friends" utiliza como ninguém mecânicas e animações de física para movimentar os órgãos dos digníssimos atletas enquanto eles sobem e pulam por cima dos outros.

  • Reprodução

    "Genital Jousting" (2016)

    Para quem quiser abandonar qualquer pretensão de pudor de jogos como "Mount Your Friends", há sempre "Genital Jousting", jogo em que o objetivo é controlar um pênis para "penetrar" o órgão de seu adversário.

    É horripilante, pertubador, e surpreendentemente divertido.

  • Reprodução

    "Conan Exiles" (2017)

    E finalmente chegamos ao jogo final, em que é possível definir o tamanho do pênis de seu candidato a rei bárbaro.

    Curiosamente, uma mecânica parecida já estava presente na série "Saints Row". A diferença principal, é claro, é que naquela franquia tudo era censurado.

    Em "Conan Exiles", pelo contrário, é possível ver a "espada selvagem" em toda sua glória, balançando aos ventos conforme o jogador movimenta o personagem.