Topo

"Dark Souls II" preserva o espírito punitivo e melhora mecânica de jogo

Prepare-se pra sofrer bastante (e ser recompensado por isso) em "Dark Souls II", da From Software e distribuído pela Bandai Namco. - Divulgação
Prepare-se pra sofrer bastante (e ser recompensado por isso) em "Dark Souls II", da From Software e distribuído pela Bandai Namco. Imagem: Divulgação

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

01/04/2014 15h01

"Dark Souls II" preserva o espirito desafiador e o estilo do game anterior, mas traz diversas melhorias que tornam os sistemas e mecânicas de jogo mais claras para o usuário. Alguns elementos, como a cidade de Majula, tornam o gerenciamento do personagem uma atividade mais fácil, não por simplificar ou tornar a evolução mais rápida, mas simplesmente por concentrar os personagens necessários para isso em um só lugar - e mesmo isso depende do jogador.

O combate parece o mesmo de sempre, mas há mudanças importantes e os jogadores veteranos do "Dark Souls" original precisarão se acostumar com os novos movimentos e quadros de animação. Além disso, há mais atributos que desempenham papéis vitais no campo de batalha - e assim, a evolução exige construções de personagem distintas.

Mais do que ser um jogo difícil ou sádico, "Dark Souls II" é um game que respeita a capacidade do jogador em explorar e descobrir os segredos por trás das ruínas, cavernas e vales sombrios apinhados de mortos-vivos e coisas piores. Seja com a ajuda de guias e Wikis online ou através da tentativa e erro, "Dark Souls II" é sobre explorar, descobrir e principalmente, prevalecer sobre os desafios que o jogo oferece.

Introdução

"Dark Souls II" segue a linha dos RPGs da japonesa From Software, como os anteriores "Dark Souls" e "Demon`s Souls". A experiência é bastante focada na exploração, experimentação e combates intensos. Qualquer criatura, por mais insignificante que pareça, pode matar o seu personagem. E vai, se você der bobeira.

Dark Souls II Inimigos - Divulgação - Divulgação
Mesmo os inimigos comuns de "Dark Souls II" oferecem uma carga extra de desafio. Sempre fique atento a tudo ao redor.
Imagem: Divulgação

É um jogo bastante diferente da maioria dos títulos atuais, que costumam segurar você pela mão e apontar para tudo o que ele precisa ver e saber. A cada morte em "Dark Souls II", um jogador dedicado aprende um pouco mais. Aprende onde estão os inimigos, seus movimentos e armadilhas. O jogo parece difícil, mas não é injusto: todas as mortes são culpa do jogador.

Por isso, quando você triunfa em "Dark Souls II", a satisfação da vitória é muito maior do que em outros jogos atuais.

Pontos Positivos

Ambientação

"Dark Souls II" segue a jornada de um morto-vivo em busca de uma cura para a sua maldição, ao menos no começo. A trama se desdobra em eventos maiores, mas é preciso muita atenção pois pouca coisa é explicada ou mesmo dita para o jogador durante a aventura. Descobrir o que está acontecendo e compreender as consequências dos seus atos é parte da experiência - e aí, para muitos jogadores brasileiros, fazem falta as legendas em português.

O jogo não tem ligação direta com o primeiro "Dark Souls", mas se passa no mesmo mundo. A história acontece na sombria Drangleic, uma terra devastada cheia de segredos e perigos mortais, onde humanos, dragões e gigantes lutaram por eras, em um ciclo que parece não ter fim.

As áreas que você visita são sempre chamativas e cheias de personalidade, com construções, geografia e vegetação bem diferenciadas. Cada região de Drangleic traz novos desafios, criaturas e inimigos, assim como uma cota generosa de tesouros e mistérios para quem ousar procurar.

Dark Souls II Cenário - Divulgação - Divulgação
As localidades de "Dark Souls II" são bem diferenciadas, desde ruínas, interiores de castelos e cenários mais góticos.
Imagem: Divulgação

"Dark Souls II" é um jogo de mundo aberto, sem nenhuma restrição para a exploração além da habilidade do jogador e o poderio do personagem. As fogueiras facilitam o ir e vir pelo mundo e incentivam a exploração, uma vez que agora o teleporte entre elas é liberado desde o começo - basta você acender uma fogueira para incluir aquele ponto na lista de locais acessíveis.

A ambientação, seja pela trama enigmática ou pelos cenários bem desenvolvidos, instiga o jogador a explorar o mundo e buscar formas de acessar lugares difíceis, como o enorme poço no meio de Majula, a cidade inicial que serve como 'hub' para o jogador. É uma descida difícil e que exige um item específico para evitar a morte, mas boas recompensas esperam no fundo do poço.

Construção de personagem

Em "Dark Souls II", dominar o sistema de combate, compreender os atributos do personagem e determinar os melhores itens e equipamentos para seu estilo de jogo são tarefas complexas, que podem tomar um bom tempo - dentro e fora do game. No começo, você precisa escolher uma classe, em um espectro que vai dos tradicionais guerreiro e feiticeiro até alternativas exóticas, como um personagem que começa apenas com a roupa de baixo e mais nada.

Depois de algumas sessões com o game, você percebe que a classe inicial determina apenas um modelo básico para os atributos e qual equipamento você carrega no começo do jogo. Daí em diante, o personagem pode ser moldado conforme o estilo do jogador. É fácil definir novos pontos fortes com o sistema de distribuição de pontos através das Almas (que são coletadas de inimigos e servem como moeda para tudo no game, desde consertar armas e comprar poções até evoluir o protagonista).

A adição do item Soul Vessel permite aos jogadores experimentarem modelos diferentes para seus personagens e, caso, se arrependam, podem conseguir os pontos de volta e distribuir de forma mais adequada, sem precisar jogar o personagem fora e começar um game novo. Vale observar, esses são itens raros e sua utilização não pode ser leviana.

Combate e exploração

Veteranos de "Dark Souls" perceberão que a essência do combate aqui é a mesma do jogo anterior: são os mesmos botões para golpear, bloquear e esquivar. Atacar por trás ainda é a opção mais efetiva, embora agora seja mais difícil de executar.

Os movimentos de combate dependem da barra de Vigor, o que impede os jogadores mais acostumados com RPGs de ação ao estilo "Diablo" de simplesmente esmagar botões rumo ao triunfo. É preciso pensar cada golpe, rolar na hora certa, calcular se o bloqueio é uma boa alternativa contra a pancada inimiga. Mesmo o rolamento já não garante invulnerabilidade. Cada luta em "Dark Souls II" é um combate pela vida.

Dark Souls II Clérigo - Divulgação - Divulgação
Similar ao "Demon's Souls" e o primeiro "Dark Souls", você pode escolher uma classe e um estilo de jogo, desde usar magias e milagres, ou ser um cavaleiro "capa e espada".
Imagem: Divulgação

"Dark Souls II" tem muitas áreas cheias de segredos, guardados por perigos terríveis e nem sempre acompanhados por tesouros valiosos. O jogo não segura a sua mão nem mostra em destaque para onde ir ao chegar em um novo local. Aqui, a curiosidade é atiçada, mas deve ser sempre acompanhada pela cautela. O mesmo vale para o enredo: muitas histórias podem ser descobertas conforme se conversa quatro, cinco vezes com o mesmo NPC. Outras, são sugeridas pelos personagens e pela ambientação.

Você pode optar por desvendar os mistérios e masmorras de "Dark Souls II" sozinho, na raça, explorando, morrendo e voltando para uma nova tentativa. Ou pode dedicar parte do seu tempo fora do game estudando as Wikis e participando de fóruns de discussão. Tomar notas sobre o que vai encontrar pela frente não é uma trapaça menor. De fato, essa colaboração fora do game é uma das coisas mais divertidas sobre "Dark Souls II": você se sente parte de uma fraternidade mística, que conhece aquelas palavras secretas e símbolos mágicos. A sociedade dos jogadores verdadeiramente "hardcore".

Multiplayer

"Dark Souls II" pode ser enfrentado sozinho do começo ao fim, mas fica um pouco mais fácil com a ajuda de outros jogadores em modo cooperativo (ou mais difícil quando outros jogadores substituem inimigos comuns).

O multiplayer foi muito bem aprimorado em "Dark Souls II", com diversos Covenants para se afiliar e vantagens mais claras para o jogador. Seguem presentes as mensagens de ajuda e as poças de sangue que informam o triste fim de aventureiros azarados (e servem como aviso para o jogador).

Dark Souls II Fantasmas - Divulgação - Divulgação
Com multiplayer ativado em "Dark Souls II", você é capaz de vez alguns vultos de outros jogadores andando naquele momento na localidade
Imagem: Divulgação

A principal vantagem de ter seu personagem vivo em "Dark Souls II" está, de fato, no multiplayer: apenas heróis vivos podem invocar outros jogadores para ajudá-los em batalhas contra os chefões, por exemplo. Como morto-vivo, você pode ser invocado para o jogo de outra pessoa e, após algumas partidas ajudando um aventureiro em co-op, seu personagem recupera a humanidade perdida.

Desafio adicional

Ainda que seja algo abstrato e complexo de medir, a dificuldade básica de "Dark Souls II" segue o nível estabelecido no jogo anterior. Porém, com um tutorial mais amplo e melhor elaborado, o jogador novato consegue assimilar mecânicas de jogo importantes antes de enfrentar os perigos de Drangleic. A impressão que fica é que "Dark Souls II" não é difícil; o jogador só não pode ficar de bobeira.

Para os veteranos calejados, há várias formas de aumentar a dificuldade e o desafio de "Dark Souls II", com itens especiais para usar nas fogueiras e a afiliação com certos Covenants. Jogar totalmente offline é uma alternativa, mas elimina também as emocionantes lutas contra jogadores invasores.

Para completar, há opções de New Game+ (e depois, New Game++) que permite começar tudo de novo mantendo os níveis, almas e atributos, assim como o equipamento conquistado - com exceção de alguns itens, como chaves e o King's Ring, por exemplo.

Pontos Negativos

Não é tão bonito quanto prometido

"Dark Souls II" está longe de ser um jogo feio. As várias áreas que compõem o game são muito bem feitas e algumas apresentam paisagens incríveis. O estilo visual macabro dos personagens enriquece muito a experiência e a imersão, oferecendo um mundo onde mesmo um simples NPC, como uma vendedora que carrega vários cacarecos, se torna memorável.

Mas a verdade é que as versões preliminares exibidas para a imprensa - e eu tive a oportunidade de ver várias delas, desde a primeira apresentação do jogo, no começo de 2013 - eram mais bonitas, com texturas superiores e melhores efeitos de iluminação.

O segredo parece ser simples: as demonstrações foram exibidas com o game no PC, que foi desde o começo, a principal plataforma para a qual "Dark Souls II" estava em desenvolvimento. Curiosamente, é a edição que chegará ao mercado por último, no final de abril.

Sem legendas em português

"Dark Souls II" deveria ter legendas em português. Isso não é uma reclamação, mas um fato. O suporte ao nosso idioma foi anunciado meses antes do lançamento, por Denny Chiu, gerente sênior de marketing da Bandai Namco. Mas quando o game saiu, nem sinal das prometidas legendas. Segundo a distribuidora EcoGames, o jogo vai receber as legendas em português através de uma atualização gratuita por download. Até a publicação desta análise, porém, o idioma não estava disponível.

Nota: 9 (Excelente)

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol