Topo

Resident Evil 5: Gold Edition

25/03/2010 15h24

"Resident Evil 4" marcou uma grande mudança na série que estabeleceu os padrões do terror de sobrevivência nos jogos eletrônicos. Em 2009, "Resident Evil 5" não causou tanto impacto, mas foi uma produção de alto nível e caiu no gosto do público, com mais de quatro milhões de cópias vendidas. Praticamente um ano depois de seu lançamento, a Capcom retorna ao ensolarado quinto episódio com "Gold Edition", uma edição especial recheada de extras.

Não há novidades na campanha principal. Chris Redfield agora é um agente da BSAA, enviado para Kijuju, país africano fictício, para investigar o tráfico de armas biológicas oriundas da finada corporação Umbrella. O herói é auxiliado por Sheva Alomar, agente local e mais nova musa da série. A dupla procura informações sobre uma epidemia similar àquela relatada por Leon Kennedy em "Resident Evil 4". O enredo é envolvente e explora as origens da infecção e o passado da franquia, ao mesmo tempo em que leva a trama adiante, com a introdução de uma nova corporação maligna e personagens carismáticos.

Cenas das missões extras
A mecânica de jogo é planejada para a cooperação entre dois jogadores, seja em tela dividida ou por meio das redes online dos consoles. Sozinho, o jogador controla Chris Redfield e deve confiar na máquina para acompanhá-lo como Sheva Alomar. Infelizmente, a inteligência artificial coloca Sheva em situações de perigo constante e leva ao desperdício de itens de cura em momentos inoportunos.

Jogar com um amigo eleva a qualidade da experiência, que permite o desenvolvimento de táticas para cada batalha, além de momentos de tensão ao resgatar o colega cercado pelos Majini - os "zumbis" da vez - ou ao ficar sem balas diante de um mutante enorme e no último instante ser salvo por um tiro certeiro do companheiro. "Resident Evil 5" está entre as mais gratificantes experiências cooperativas disponíveis nos videogames atuais.

Conteúdo extra a granel

"Gold Edition" acrescenta ao jogo todo o conteúdo extra lançado desde a chegada de "Resident Evil 5" em março do ano passado. O primeiro extra é a modalidade multiplayer Versus, na qual até quatro jogadores competem pela melhor pontuação eliminando Majinis ou lutam uns contra os outros em um típico Deathmatch. A jogatina é divertida, ainda mais com a adição de novos personagens selecionáveis em Mercenaries Reunion. Entre eles temos Excella Gionne e Josh Stone, de "Resident Evil 5", e Rebecca Chambers e Barry Burton do primeiro game. Cada um dos personagens possui armamentos exclusivos. Por exemplo, Excella pode usar uma seringa para injetar um vírus nos adversários.

Doze minutos de ação das novas fases
Dois capítulos adicionais fazem parte do pacote: "Lost in Nightmares" e "Desperate Escape". O primeiro serve de prólogo para a campanha principal e leva Chris Redfield e sua parceira Jill Valentine de volta à mansão Spencer, visitada pelos heróis no "Resident Evil" original. Durante sua primeira meia hora, o episódio brinca com os conceitos do terror de sobrevivência, com quebra-cabeças, alavancas e com passagens de "Resident Evil" enraizadas nas lembranças dos jogadores. A conversa entre Jill e Chris é recheada de frases espirituosas e os veteranos da série tentarão puxar da memória o que aconteceu em cada sala ou mesmo a solução para os enigmas.

A ação cooperativa se faz mais presente na segunda parte do episódio, com combates e quebra-cabeças que exigem táticas de "Resident Evil 5" para a resolução. Pequenos detalhes como a animação ao atravessar as portas e a movimentação de Jill ao golpear com a faca demonstram o capricho da Capcom na produção do episódio.

"Desperate Escape" complementa a trama de "Resident Evil 5" de forma parecida com a que o modo Separated Ways fez no jogo anterior. Aqui, Jill Valentine e Josh Stone precisam escapar de sucessivas ondas de Majinis enfurecidos e por diversas vezes é possível avistar Chris e Sheva em ação em outros pontos do mapa.

Aventura original com roupas extras
O episódio é altamente focado no combate e atravessar a fase nos níveis mais elevados de dificuldade é uma experiência realmente desafiadora. O único ponto fraco é a ausência de algum inimigo diferente daqueles já vistos no jogo. Ainda assim, "Desperate Escape" preenche lacunas da trama de "Resident Evil 5" e oferece uma dose elevada de ação e adrenalina.

Por fim, há trajes alternativos para Chris e Sheva, que podem ser habilitados desde o começo do jogo e novos colecionáveis para encontrar. Caso o jogador já tenha um arquivo de Save do "Resident Evil 5" original, pode transferi-lo para "Gold Edition" e assim liberar os extras mais rapidamente.

Nota: 9 (Excelente)