Topo

Sonic Adventure DX

09/07/2003 12h34

Quando a Sega lançou o Dreamcast, o videogame chegou junto com um esperado game do Sonic Team: a primeira aventura em três dimensões do mascote da empresa (que ficou aposentado por uma geração inteira!). E como o console era o primeiro da nova geração, a empolgação foi grande. Mas os primeiros relatos da versão japonesa apontavam que o game tinha sérios problemas de câmera e controle. A versão americana teve alguns desses levemente aliviadas, mas ainda era problemática. Agora, com o sucesso de "Sonic Adventure 2" para GameCube, a Sega decidiu fazer o remake do jogo anterior para o console da Nintendo. Infelizmente, games muito melhores já fizeram a cabeça das pessoas desde então.

Eu já vi isso antes...

O remake traz diversas atualizações à aventura de Sonic e seus amigos. Muitos efeitos especiais como refração de água e efeitos de partículas foram adicionados, e os modelos dos personagens melhorados. Foi adicionada uma opção de câmera controlada pelo direcional C, assim como um mapa para facilitar a navegação. Novos desafios foram adicionados para esticar a experiência, mas no geral você está recebendo praticamente o mesmo jogo do lançamento do Dreamcast.

Para quem não jogou na época, a aventura coloca Sonic e cinco outros personagens em uma série de missões para salvar o mundo. Cada um dos personagens tem estilos de controle e objetivos diferentes: Sonic é rápido e fica com a maioria das fases de ação. Tails pode voar e muitas vezes deve encontrar atalhos para atingir um objetivo antes do ouriço. Knuckles lembra bastante o estilo de Mario, com muita exploração e controles mais precisos. Existe até um personagem cuja única atividade é pescar!

Sempre correndo

As fases de ação que popularizaram a série na geração 16 bits ainda são a melhor parte do jogo: os heróis caminham por gigantescos ambientes fantásticos, passando por tornados, fugindo de avalanches, acelerando a centenas de quilômetros por hora em pequenos túneis... em suma, muita adrenalina - apesar de muitos dos melhores momentos não parecerem tão interativos.

A coisa piora um pouco na parte da dita "aventura": você precisa ficar zanzando por cidades e ruínas antigas, sem saber exatamente o que fazer e com uma câmera lutando contra o seu progresso. Elas quebram bastante o ritmo do jogo e acabam fazendo apenas você desejar encontrar logo a próxima fase de ação.

A aventura é toda amarrada por uma trama extremamente simples, que infelizmente conta com diálogos ruins, personagens pouco expressivos e uma dublagem sofrível - algo que fica especialmente óbvio quando comparado com a narrativa superior do já-lançado "Sonic Adventure 2".

Brinde nostálgico

Um bônus que pode interessar muita gente, porém, é a inclusão de todos os jogos de Game Gear estrelados por Sonic. Estes são liberados à medida que você completa dos desafios do game. Essa adição faz do game uma ótima opção para colecionadores.

Nota: 4 (Medíocre)