Topo

"Free Fire": o brasileiro melhor do mundo dá dicas para você começar

Brasileiro Kronos é considerado o melhor do mundo em "Free Fire" - UOL
Brasileiro Kronos é considerado o melhor do mundo em "Free Fire" Imagem: UOL

Bruno Izidro

Do START, em São Paulo

22/07/2019 14h00

Qual é a melhor arma ou personagem no game do momento, "Free Fire"? É melhor jogar o battle royale no celular ou no tablet? O START foi buscar as respostas com Ariano "Kronos" Ferreira, o brasileiro que é considerado o melhor do mundo atualmente.

Kronos, junto com o time da Vivo Keyd, pode até não ter conseguido ser campeão brasileiro no último sábado (20), quando aconteceram as finais da segunda temporada da Free Fire Pro League Brazil, em São Paulo, mas o título de MVP do mundial de "Free Fire", que rolou em abril, continua sendo dele. Por isso, qualquer dica de Kronos é valiosa para se dar bem.

Celular ou tablet?

Free Fire Celular - Saymon Sampaio/Free Fire Pro League - Saymon Sampaio/Free Fire Pro League
Finais da Free Fire Pro League foram jogados no celular
Imagem: Saymon Sampaio/Free Fire Pro League

"Free Fire" é um battle royale exclusivo para dispositivos móveis, mas qual aparelho é melhor para as quedas? Kronos prefere o bom e velho celular mesmo.

"É melhor jogar no celular porque você tem mais mobilidade nos dedos"

"O tablet, de certa forma, é maior. Tem gente que gosta e joga até melhor no tablet, mas vai de cada pessoa"

Kronos também comenta que celular pequeno demais pode atrapalhar por que os botões ficam muito próximos na tela. Ele mesmo prefere um meio-termo, já que joga com um Samsung Galaxy S9, que tem uma tela de 5.8 polegadas.

Bonecos

Uma das particularidades de "Free Fire" é ter personagens desbloqueáveis, com habilidades específicas. Com exceção dos dois iniciais Adam e Eve, todos os demais 17 bonecos trazem habilidades únicas, que dão vantagens nas partidas.

Para Kronos, os melhores desses personagens de "Free Fire" são Kelly, Laura e Hayato.

"O Hayato porque ele dá 10% de dano a mais. A Kelly dá vantagem de movimento, e a Laura dá mais precisão nos disparos, pra acertar mais tiros"

Free Fire Laura - Divulgação - Divulgação
Laura é uma das preferidas de Kronos
Imagem: Divulgação

Armas

Como qualquer battle royale, toda nova partida de "Free Fire" começa com a necessidade de se procurar armas pelo cenário, que podem ser de vários tipos, desde metralhadora até armas brancas. Para Kronos, porém, o padrão já é o suficiente para vencer.

Uma arma padrão que todo mundo usa é SCAR, é a melhor

Free Fire arma - Reprodução - Reprodução
Arma SCAR em Free Fire
Imagem: Reprodução
A SCAR é um rifle, e o próprio site de "Free Fire" dá a dica de que ela é realmente muito útil para quem é iniciante no jogo, com muitos itens que podem melhorar a performance dela.

Outra arma citada por Kronos é a submetralhadora MP40, por ser bem estável.

Mapas

Até momento, "Free Fire" tem dois mapas: Bermuda e Purgatório, com algumas diferenças de tamanho e terreno entre si. O melhor do mundo tem uma preferida:

"Prefiro Purgatório porque é um mapa maior, tem mais loot e é melhor de você rotacionar por ele", revela o jogador da VIVO Keyd.

Uma área maior, segundo Kronos é bom para conseguir se movimentar na hora da trocação de tiros. Nas finais da Free Fire Pro League, as rodadas foram alternadas entre os dois mapas, para balancear a disputa.

Free Fire pro League - UOL - UOL
Times jogando no mapa Bermuda durante a Pro League
Imagem: UOL

Mesmo amargando pela segunda vez seguida o vice-campeonato na Free Fire Pro League, Kronos tem mais uma chance de conseguir a glória na terceira temporada da Pro League, que deve começar em breve.

O próximo torneio também dará vaga para o segundo mundial de "Free Fire" no ano, que vai acontecer aqui mesmo no Brasil, no Rio de Janeiro, em 16 de novembro, e terá premiação total de US$ 400 mil.