Topo

"Teamfight Tactics": Guia completo para iniciantes

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

07/07/2019 04h00

Desde que o mod "Auto Chess" ganhou milhares de jogadores em "DOTA 2", tanto a Valve quanto a Riot Games correram para preparar as suas versões do hit do momento. São eles, respectivamente: "Dota Underlords" e "Teamfight Tactics", que apareceu na Live do START e já está disponível dentro de "League of Legends".

A repercussão de "TFT" foi acima do esperado, e você pode enfrentar uma boa fila até entrar em uma partida. Se você não conhecia esse gênero até agora e está meio perdidão nas mecânicas, pode confia no nosso guia!

Escolha compartilhada

Teamfight Tactics 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Essa é a primeira diferença do "TFT" para os outros Auto Chess, a Escolha Compartilhada. A rodada inicial começa com vários Campeões desfilando em um círculo central, enquanto os personagens que representam os jogadores ficam presos até que chegue a sua vez de escolher. Assim que o personagem for solto, ele pode ir até o círculo e escolher um dos Campeões disponíveis para compor o seu time.

  • Tome cuidado para não errar na escolha por conta de um clique errado do mouse. Se for o caso, espere o Campeão que você quer passar na frente do personagem para pegá-lo. Mas não demore muito, se o tempo da Escolha Compartilhada acabar, você receberá um Campeão aleatório entre os que estavam disponíveis.
  • Esse processo vai se repetir várias vezes durante o jogo. Um segredo para saber que está chegando a hora é observar a parte superior da interface, que mostra qual será o tema do próximo turno: pode ser uma luta contra outros adversários, com a IA ou uma nova Escolha Compartilhada.
  • A princípio, você deve focar em pegar o Campeão mais raro ou forte disponível na roda, mas só nesse começo. Depois de algumas partidas você irá entender também o sistema de itens e classes, e com isso as escolhas vão ficar mais difíceis, mas os times serão muito melhores.

Como funciona um turno

Teamfight Tactics 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Um turno em TFT pode ser jogado contra a IA ou contra outros jogadores, que serão sete além do seu personagem. No fim do turno, o jogador vencedor mantém os seus pontos de vida, enquanto o perdedor recebe um dano relativo ao número de Campeões do adversário que restaram no campo.

No final de cada turno você receberá cinco unidades de ouro, mais os adicionais, como juros e sequência de vitórias. Além disso, também receberá dois de experiência, que conta para o nível do seu personagem.

Há então um tempo de preparação para o próximo turno, e você pode gastar o ouro com Campeões ou experiência, e modificar a posição do seu exército em campo.

Preparação e uso de Itens

Teamfight Tactics 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

As três primeiras rodadas serão de preparação, e seu time irá enfrentar adversários controlados pela IA. O objetivo aqui é vencê-los para conseguir itens que podem ser equipados nos seus personagens. Eles serão representados por pequenos cubos com o ícone do item; e ficarão logo abaixo do seu personagem no canto inferior esquerdo da tela. Para equipá-los, é preciso arrastar o cubo até um dos Campeões e soltá-lo.

  • Diferentemente dos outros Auto Chess, em "TFT" é possível equipar mais e um item por personagem, e inclusive combiná-los para formar novos itens mais poderosos.
  • As rodadas de preparação vão voltar a acontecer durante o jogo, dando novos itens para o seu time. Você também pode conseguir mais itens dos Campeões nas rodadas de Escolha Compartilhada.
  • De todos os Auto Chess, "TFT" é o que dá a maior importância para os itens. Eles chegam a ser tão importantes quanto a escolha dos Campeões na hora de formar as alianças. Eles podem reduzir o custo de mana das habilidades, melhorar a defesa ou aumentar a chance de crítico.
  • Existem oito itens base, que podem ser combinados entre si para formar itens melhores. Só é possível combinar um item base com outro item base. Para fazer isso, basta levar um dos cubos até o herói com um item base equipado, e a interface vai te mostrar qual o item será formado e seus benefícios.
  • O ideal é decorar cada os itens e entender em quais personagens eles funcionam melhor. Mas como você deve ter notado, o número de possibilidades é grande, e o segredo é ir jogando até decorar tudo.
  • Se você já joga LoL ou tem um mínimo de familiaridade com personagens e itens do jogo, já terá uma boa vantagem!

Campeões e suas raridades

Teamfight Tactics 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

"TFT" tem 50 Campeões divididos em 23 origens e classes. Cada um deles tem um poder especial próprio e funciona de maneira única. O número de composições de times, portanto, é enorme, e conhecer cada um deles aumenta a sua chance de vitória.

  • Cada Campeão tem também uma raridade, que é definida pelo seu custo em ouro, que vai de 1 até 5. Quanto mais caro, melhor ele é. São 11 Campeões de nível um, 12 de nível dois, 12 de nível três, 9 de nível quatro e apenas 6 de nível cinco.
  • Ao final de cada turno, serão oferecidos cinco Campeões para você comprar, de forma aleatória. Existe uma regra que rege as chances de esses Campeões aparecerem. Campeões de nível quatro só aparecem a partir do turno cinco, enquanto Campeões do nível cinco só aparecem a partir do turno seis. Já Campeões do nível um têm 100% de chance de aparecerem nos dois primeiros turnos, mas a partir do turno nove só terão 10% de chances de aparecer.
  • É possível aumentar o nível dos seus Campeões. Para isso, é preciso ter mais Campeões do mesmo tipo. Três do mesmo tipo formam um Campeão de nível dois, que é bem mais poderoso que o anterior. Ainda é possível combinar três Campeões de nível dois para formar um Campeão com o nível máximo, três.

Acumulando Juros e ouro

Teamfight Tactics 5 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Uma mecânica padrão em jogos desse tipo são os juros. O jogador que domina essa parte do jogo vai fazer muito mais ouro que o adversário, o que significa mais Campeões e mais níveis para o seu personagem.

  • A cada dez moedas guardadas no turno, você receberá uma moeda a mais no próximo turno, indo até o máximo de cinco moedas de juros. Ou seja, um jogador que terminar um turno com 50 moedas no caixa vai ganhar mais cinco moedas no turno seguinte.
  • Diferentemente do "Auto Chess", em "TFT" a contagem dos juros é feita no início do próximo turno, portanto não dá para gastar o ouro após a batalha começar e manter o que você tinha de juros antes de ela começar. Para não se perder, fique de olho nos objetos do lado esquerdo da sua tela, logo acima do seu personagem. Cada espaço preenchido ali significa que você tem uma moeda de juros a mais por turno.
  • Outra maneira de acumular ouro é com vitórias ou derrotas consecutivas. A cada vitória ou derrota consecutiva você ganhará uma moeda a mais por turno, indo até um máximo de cinco. Isso faz com que estratégias de perder os primeiros turnos sejam viáveis para acumulo de ouro se preciso for.
  • Você pode acompanhar a quantidade de ouro esperada para o seu próximo turno ao colocar o ponteiro do mouse no seu contador de ouro na interface.

Classes e Origens

Cada Campeão do jogo tem uma classe e uma origem, o relativo às alianças do Auto Chess. Quando vários Campeões da mesma classe ou origem são colocados em campo, eles recebem ou dão alguma melhoria para o seu exército. Levar isso em conta na hora de montar o seu time é importantíssimo para conseguir vencer turnos.

Os Campeões de certas classes vão ter comportamentos diferentes em campo, como, por exemplo, pular a linha de defesa inimiga para atacar os Campeões pelas costas, ou se transformar numa besta.

Como o objetivo aqui é te ajudar a vencer, chegou a hora de conhecer cada uma das 23 classes e origens de TFT e o que elas fazem:

Origens

O número antes dos efeitos indica quantos Campeões dessa Origem você precisa ter no seu time para ativar o buff.

Demônio

League of Legends - Brand - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Campeões: Aatrox, Brand, Elise, Evelynn, Morgana, Varus

2 - Ataques possuem 30% de chance de queimar a mana do alvo, causando dano verdadeiro.

4 - Ataques possuem 50% de chance de queimar a mana do alvo, causando dano verdadeiro.

6 - Ataques possuem 70% de chance de queimar a mana do alvo, causando dano verdadeiro.

Dragão

League of Legends - Aurelion Sol - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Campeões: Aurelion Sol, Shyvana

2 - Dragões são imunes a dano mágico.

Exilado

League of Legends - Yasuo - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Campeões: Yasuo

1 - Se não houver unidades adjacentes no início do combate, o Exilado ganha um escudo no valor de 100% da sua vida máxima.

Fantasma

League of Legends - Mordekaiser - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Campeões: Karthus, Kindred, Mordekaiser

2 - Amaldiçoa uma unidade inimiga aleatória no inicio do combate, reduzindo seus pontos de vida para 100.

Glacial

League of Legends - Ashe - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Campeões: Anivia, Ashe, Braum, Lissandra, Sejuani, Volibear

2 - Ataques de glaciais possuem 25% de chance de atordoar o adversário por dois segundos.

4 - Ataques de glaciais possuem 35% de chance de atordoar o adversário por dois segundos.

6 - Ataques de glaciais possuem 45% de chance de atordoar o adversário por dois segundos.

Imperial

League of Legends - Draven - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Campeões: Darius, Draven, Katarina, Swain

2 - Um imperial aleatório causa dano em dobro naquele round.

4 - Todos imperiais causam dano em dobro.

Nobre

League of Legends - Vayne - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Campeões: Fiora, Garen, Kayle, Leona, Lucian, Vayne

3 - Um aliado aleatório ganha 100 de armadura e recupera 35 de vida por ataque.

6 - Todos aliados ganham 100 de armadura e recuperam 35 de vida por ataque.

Ninja

League of Legends - Zed - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Campeões: Akali, Kennen, Shen, Zed

1 - O ninja ganha +40% dano físico.

4 - Todos os ninjas ganham +60% dano físico.

Pirata

League of Legends - Graves - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Campeões: Gangplank, Graves, Miss Fortune, Pyke

3 - Recebem quatro de ouro adicionou no final do combate.

Robô

League of Legends - Blitzcrank - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Campeões: Blitzcrank

1 - Robôs iniciam o combate com mana cheia.

Selvagem

League of Legends - Nidalee - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Campeões: Ahri, Gnar, Nidalee, Rengar, Warwick

2 - Unidades selvagens ganham cargas de velocidade de ataque (máximo de cinco cargas) por cada ataque. Cada carga dá 8% de velocidade de ataque.

4 - Todos aliados carregam cargas por ataque e ganham velocidade de ataque. 8% de velocidade de ataque por carga, máximo de cinco.

Void

League of Legends - Cho'Gath - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Campeões: Chogath, Kassadin, Kha'Zix, RekSai

3 - Todos ataques do seu time ignoram 50% da armadura inimiga.

Yordle

League of Legends - Tristana - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Campeões: Lulu, Poppy, Tristana, Veigar

3 - Yordles possuem 20% de chance de esquivar de ataques.

6 - Yordles possuem 50% de chance de esquivar de ataques.

Classes

Arqueiro

League of Legends - Varus - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Campeões: Ashe, Kindred, Varus, Vayne

2 - A cada três segundos, arqueiros tem 25% de chance de dobrar a sua velocidade de ataque por três segundos.

4 - A cada três segundos, arqueiros tem 65% de chance de dobrar a sua velocidade de ataque por três segundos.

Assassino

League of Legends - Pyke - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Campeões: Akali, Evelynn, Katarina, Kha'Zix, Pyke, Rengar, Zed

3 - Assassinos causam dano crítico aumentado em +150%.

6 - Assassinos causam dano crítico aumentado em +300%.

Atirador

League of Legends - Lucian - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Campeões: Gangplank, Graves, Lucian, Miss Fortune, Tristana

2 - Após cada ataque, atiradores tem 50% de chance de atacar imediatamente um outro alvo aleatório.

4 - Após cada ataque, atiradores tem 50% de chance de atacar imediatamente TODOS os alvos dentro do alcance.

Cavaleiro

League of Legends - Sejuani - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Campeões: Garen, Kayle, Mordekaiser, Sejuani

2 - Cavaleiros bloqueiam 20 de dano de ataques básicos.

4 - Cavaleiros bloqueiam 40 de dano de ataques básicos.

6 - Cavaleiros bloqueiam 80 de dano de ataques básicos.

Elementalista

League of Legends - Lissandra - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Campeões: Anivia, Brand, Kennen, Lissandra

3 - Invocam um elemental no início da rodada.

Feiticeiro

League of Legends - Veigar - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Campeões: Ahri, Aurelion Sol, Karthus, Kassadin, Lissandra, Lulu, Morgana, Veigar

3 - Todos aliados ganham +35 de dano mágico.

6 - Todos aliados ganham +100 de dano mágico.

Guardião

League of Legends - Braum - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Campeões: Braum, Leona

2 - No início do combate, guardiões e aliados adjacentes recebem +30 de armadura.

Lutador

League of Legends - Warwick - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Campeões: Chogath, Darius, RekSai, Volibear, Warwick

2 - Lutadores recebem 300 pontos de vida adicional.

4 - Lutadores recebem 700 pontos de vida adicional.

Mestres das Lâminas

League of Legends - Shen - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Campeões: Aatrox, Draven, Fiora, Gangplank, Shen, Yasuo

3 - Mestres das lâminas possuem 35% de chance de causar um ataque duplo.

6 - Mestres das lâminas possuem 35% de chance de causar um ataque triplo.

Metamorfo

League of Legends - Elise - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Campeões: Elise, Gnar, Nidalee, Shyvana, Swain

3 - Metamorfos ganham 100% de vida extra quando transformam.

Dicas Finais

Teamfight Tactics - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

  • É possível trancar a seleção de Campeões para que ela não troque os personagens à venda por um turno. Basta clicar no cadeado que fica ao lado dela.
  • Não gaste o ouro inicial para trocar a seleção de Campeões. Foque em aumentar a quantidade de ouro obtida através dos juros.
  • Na primeira Escolha Compartilhada, foque nos Campeões de nível dois ou que tenham o item arco recurvo.
  • A partir da quarta Escolha Compartilhada, Campeões podem aparecer com itens completados.
  • Não fique bitolado com uma aliança, procurando sem parar os seus Campeões, isso vai custar tempo e dinheiro. Foque em conseguir o melhor com o que aparecer, formando o melhor time possível.
  • Quando sua vida começar a ficar abaixo de 50 e as derrotas não pararem, é hora de quebrar o seu cofre. Procure pelos Campeões de raridade média que podem ser melhorados rapidamente e de um "up" no seu time.