Topo

"FIFA 20" traz de volta o futebol de rua e mostra ajustes de gameplay

O modo VOLTA de "FIFA 20" busca inspiração no futebol de rua em diferentes lugares do mundo - Divulgação
O modo VOLTA de "FIFA 20" busca inspiração no futebol de rua em diferentes lugares do mundo Imagem: Divulgação

Do START, em São Paulo

08/06/2019 15h54

A apresentação de "FIFA 20" neste sábado (8) confirmou o que os desenvolvedores já haviam antecipado em termos de gameplay e revelou algo inesperado: o futebol de rua voltou.

Chamado de "VOLTA", com a intenção de "resgatar" as origens do futebol moleque, esse modo de jogo busca inspiração nas quadras e ruas em que as regras são outras: vale tabelar com a parede e abusar do estilo individual. No game, essa dinâmica vai aparecer na forma de personalização dos jogadores e diferentes formatos de disputa.

Nas partidas do VOLTA, você vai poder escolher o sexo do jogador e personalizar cabelo, tatuagem e até dancinhas de comemoração. Segundo a EA, também haverá uma série de equipamentos para desbloquear e equipar, mas ainda não está claro se eles terão algum efeito na jogabilidade.

Para além do estilo pessoal, o VOLTA propõe uma série de formatos de disputa, indo desde clássicos como PSG x Lyon na França até modo história e confrontos online. Formações específicas também serão possíveis: 3 contra 3 sem goleiro, 4 contra 4 e até Futsal profissional.

FIFA 20 - VOLTA - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Mas e o gameplay?

Já nos ajustes anuais de gameplay, o produtor Sam Rivera confirmou o que os devs já haviam adiantado sobre mudanças, e detalhou alguns pontos específicos que parecem promissores.

A cobrança de pênaltis e faltas foi reformulada, e agora você poderá determinar o efeito a ser aplicado na bola usando a alavanca direita do controle.

Os produtores querem enfatizar também os lances cara-a-cara com o goleiro, e permitir que os momentos de finalização seja mais emocionantes -- aumentando o risco, mas também a recompensa. Na parte defensiva, "FIFA 20" deve priorizar o controle manual na marcação e orientação do goleiro.

FIFA 20 - Divulgação - Divulgação
"FIFA 20" tem lançamento previsto para 27 de setembro
Imagem: Divulgação

Com lançamento marcado para 27 de setembro, "FIFA 20" já pode ser encontrado em pré-venda para Xbox One e PlayStation 4 a partir de R$ 239.

A EA também anunciou um "roadmap" de revelação de outros recursos do jogo de julho até agosto, mas ainda não respondeu uma pergunta fundamental: quem estará na capa de "FIFA 20"?

FIFA 20 Roadmap - Divulgação - Divulgação
Previsão de novos anúncios sobre "FIFA 20" inclui detalhes sobre modo carreira, Ultimate Team e Pro Clubs, entre outros
Imagem: Divulgação