Topo

Agenda E3 2019: o que esperar das principais conferências?

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

29/05/2019 04h00

A E3 começa oficialmente no dia 11 de junho, em Los Angeles, mas algumas das tradicionais conferências específicas de cada produtora acontecem alguns dias antes.

Este ano temos alguns desfalques de peso, como a Electronic Arts e Sony, que optaram por estratégias alternativas. Mas são tantos rumores e expectativas, que ainda assim devemos ter grandes novidades surgindo. Fique ligado na agenda das apresentações que vão rolar durante a feira, e veja o que esperar de cada uma delas.

Electronic Arts (EA)

Data: De 07/06 até 11/06

A gigante americana foi uma das que decidiu abandonar o palco da E3 em 2019. No entanto, ainda há várias novidades da empresa para serem mostradas no EA Play entre os dias 07 e 11 de junho no Hollywood Palladium.

Dentre os anúncios e novidades, são esperados novos títulos da linha EA Sports, como Fifa e NHL, o anúncio da nova temporada de "Apex Legends" e finalmente o gameplay do aguardado "Star Wars Jedi: Fallen Order", que já foi confirmado para 15 de novembro deste ano.

Star Wars Jedi: Fallen Order - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Os presentes poderão jogar esses títulos ainda não anunciados, e pode ser que apareça alguma surpresa das outras franquias do estúdio, como "Anthem", "Plants vs Zombies", "The Sims 4" e até mesmo "Battlefield", já que a Dice ainda não anunciou o seu projeto para 2019.

Microsoft

Data: 09/06
Hora: 17h (horário de Brasília)

A Microsoft está com a oportunidade e ao mesmo tempo a responsabilidade de carregar a E3 deste ano com a sua conferência, já que sua principal concorrente não vai aparecer oficialmente. A quantidade de anúncios e temas possíveis de serem abordados é tão grande, que a empresa confirmou que este ano sua apresentação terá duas horas, o que é vinte minutos a mais que a do ano anterior.

Dentre as expectativas estão não só anúncios de novos jogos, como também as primeiras informações sobre os consoles da MS para a próxima geração. Os rumores apontam para dois modelos, um bem mais acessível, que deve seguir o caminho do novo Xbox One S e vir sem a opção de mídia física, e um modelo mais parrudo, que promete ser o console mais potente do mercado. Como o tema ainda é bem nebuloso, confirmações só devem ser feitas durante a conferência.

Já nos jogos "first party", a expectativa é enorme para o primeiro gameplay de "Halo: Infinite", que promete abrir a próxima geração da Microsoft com o pé direito. Especula-se que esse será o título exclusivo mais caro já produzido para a família Xbox, com modificações profundas na fórmula da franquia.

Halo Infinite (Xbox One) - Reprodução - Reprodução
"Halo: Infinite" é um dos títulos mais esperados no Xbox One.
Imagem: Reprodução

Outro que deve ter destaque é "Gears of War 5", que deve ter sua data de lançamento revelada e promete brigar por um lugar entre os melhores do ano. A expectativa é de mudanças drásticas na fórmula do jogo, com ambientes muito maiores e um foco na exploração até então inédito na série.

"Battletoads" foi mostrado no ano passado e está sendo produzido pela Dlala Studios. Como não rolou nenhuma novidade sobre o jogo desde então, provavelmente teremos mais detalhes sobre esse exclusivo este ano.

Os novos estúdios da Microsoft também devem começar a anunciar os seus primeiros jogos. A Obsidian e a Inxile, aquisições mais recentes, devem mostrar mais de "The Outer Worlds" e "Wasteland 3", os seus títulos que saem ainda em 2019. A Ninja Theory deve mostrar o seu novo jogo, que dizem ser um multiplayer cooperativo para até 4 pessoas com uma ambientação de ficção científica.

A Undead Labs, de "State of Decay", também intensificou as contratações para o seu estúdio desde que foi adquirida pela Microsoft. A expectativa é de uma continuação dentro da única franquia que eles desenvolveram até hoje, e que pode aparecer na conferência.

Outro rumor que fica cada vez mais forte é o anúncio do novo RPG da Playground, conhecida pela série "Forza Horizon", mas que já há algum tempo se dedica em uma franquia de mundo aberto. Muito provavelmente esse jogo será dentro do universo de "Fable", provavelmente um reboot da franquia que é bastante aguardado pelos fãs.

Entre os anúncios "third party", o destaque sem dúvidas será "Cyberpunk 2077", que invadiu a última conferência da Microsoft no ano passado e deve repetir a dose este ano com um novo gameplay. O jogo deve ganhar pelo menos uma janela de lançamento, e a CD Projekt já prometeu um show de novidades.

Cyberpunk 2077 - Reprodução - Reprodução
Da CD Projekt Red (de "The Witcher 3"), "Cyberpunk 2077" estará na E3, e pode aparecer na conferência da Microsoft.
Imagem: Reprodução

Outros nomes fortes que devem pintar na conferência da MS devem ser o novo "Call of Duty", que provavelmente será um "Modern Warfare" da Treyarch, e o já badalado novo jogo da From Software que conta com a colaboração do escritor de George R.R. Martin, da série Game of Thrones. E provavelmente algumas surpresas de estúdios como a Capcom, Konami, Sega, entre outros.

E, finalmente, podem rolar anúncios de novos estúdios adquiridos para compor o catálogo da Microsoft Studios. Os rumores apontam desde estúdios maiores, como a Crytek ("Rys"e), até indies como a Asobo ("A Plague Tale : Innocence").

Bethesda

Data: 9/06
Hora: 21h30 (horário de Brasília)

A Bethesda fará uma das apresentações mais enigmáticas da E3. Foi confirmado que "Starfield" e "The Elder Scrolls VI" não vão dar as caras. Com "Rage 2" já lançado, resta "Doom Eternal", que já teve até gameplay aprensentada e deve ganhar uma data de lançamento. Devemos ver um pouco mais de "Wolfenstein Youngblood", que também deve sair este ano.

Novidades para o "The Elder Scrolls Online" e "Fallout 76" também devem estar na pauta, mas todo o resto será uma surpresa total.

PC Gaming Show

Data: 10/06
Hora: 14h (horário de Brasília)

A conferência será realizada pela revista PC Gamer. O tom de entrevistador e convidado deve continuar, mas as expectativas são grandes para algumas novidades.

As primeiras vêm da Microsoft, que pode mostrar aqui as novidades de "Age of Empires IV", datas para a "Halo: The Master Chief Collection" e atualizações sobre a adaptação total do Game Pass para o PC.

Age of Empires - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Outra novidade importante são os detalhes dos novos processadores e placas de vídeo da AMD, parceira dessa apresentação há alguns anos. Essas novidades interessam não só aos jogadores de PC, mas também aos donos de console, já que a nova geração deve utilizar a arquitetura NAVI das novas GPUs.

Além disso, temos o fator Epic Store, que será patrocinadora da conferência e promete novidades de peso. Há até quem aposte em um anúncio de "Red Dead Redemption 2" para PC com exclusividade para a loja. Além disso, obviamente teremos novidades sobre "Fortnite" e diversos estúdios independentes.

Ubisoft

Data: 10/06
Hora: 17h (horário de Brasília)

A Ubi vem carregada de novidades para este ano. Nomes com maior chances de aparecer: "Beyond Good and Evil 2", "For Honor", "The Division 2" e mais sobre "Ghost Recon: Breakpoint". Já as surpresas ainda estão guardadas a sete chaves, pelo menos por enquanto, já que vazamentos da Ubisoft às vésperas da E3 já são um clássico.

Ghost Recon Breakpoint - Reprodução - Reprodução
Revelado recentemente, "Ghost Recon: Breakpoint" é um dos jogos confirmados para o segundo semestre. O ator "Jon Bernthal" (de Justiceiro) será o vilão do game.
Imagem: Reprodução

Um rumor forte é um novo "Watch Dogs" ambientado em mundo Cyberpunk. Já "Skull and Bones" foi adiado para 2020, e é uma incógnita na apresentação deste ano. Também podemos ver, é claro, algo relativo ao novo "Assassin's Creed", que só chega ano que vem.

Nas últimas horas, usuários da Uplay, a loja digital da Ubisoft, descobriram um arquivo que mostra uma opção de compra chamada "Ubisoft Pass Premium", que pode ser um sistema de assinatura da Ubi. Agora resta esperar por uma confirmação na E3.

Imagem sugere passe Premium da Ubisoft (na UPlay Store) - Reprodução - Reprodução
Imagem vazada da loja da Ubisoft, listando um "Passe Premium". Será similar ao EA Acess e o Xbox Game Pass?
Imagem: Reprodução

Square Enix

Data: 10/06
Hora: 22h (horário de Brasília)

A Square Enix fará, pelo segundo ano seguido, a sua própria conferência. A do ano passado decepcionou, mas a deste ano promete bastante. Primeiro porque devemos ver mais gameplay de "Final Fantasy VII Remake", que deve até mesmo ganhar uma data para o seu primeiro capítulo. Segundo, que o já quase esquecido jogo dos Vingadores que está há anos sem nenhuma novidade deve ganhar quem sabe um trailer maior ou um gameplay.

FFVII Remake - Cloud e Aerith - Reprodução - Reprodução
O RPG "Final Fantasy VII Remake" é um dos jogos mais esperados dos jogadores e a Square-Enix pode anunciar novidades em sua conferência na E3 2019.
Imagem: Reprodução

Além disso, devem aparecer novidades sobre "Dragon Quest" e demais jogos em produção pelos diversos estúdios debaixo da gigante japonesa.

Nintendo

Data: 11/06
Hora: 13h (horário de Brasília)

A Nintendo fará os seus tradicionais Direct e Treehouse na manhã do dia 11. Como "Pokémon Shield e Sword" vão ganhar uma apresentação própria no dia 5 de junho, antes do início da E3, o foco da Direct deve ser outro.

As expectativas são muitas. Um novo "Animal Crossing", novidades de "Fire Emblem: Three Houses" e do remake de "The Legend of Zelda: Link's Awakening". Quem sabe, talvez, novidades sobre aquele rumor de uma remasterização da trilogia "Metroid Prime"?

Como a Nintendo é repleta de segredos e nos últimos anos vem apostando em um jogo de peso para carregar a sua apresentação, pode ser que algo ainda não revelado apareça. Alguém disse "Bayonetta 3"?

Por fim, ainda há a expectativa das novas versões do Switch: uma seria totalmente portátil, e outra e uma voltada para o uso caseiro. As pistas já existem aos montes, falta a confirmação.

Sony

A Sony não vai participar da E3 este ano, mas isso não quer dizer que ela não vá aproveitar o momento para fazer algumas revelações importantes para o resto do ano. Uma nova State of Play deve pintar na área, e a expectativa é pelas datas de "The Last of Us: Part 2" e "Death Stranding", que ganhará um novo trailer nesta quarta-feira (29).

Death Stranding - Reprodução - Reprodução
"Death Stranding", dirigido por Hideo Kojima, traz o ator Norman Reedus (de "Walking Dead") no papel principal.
Imagem: Reprodução