Topo

"The Division 2": Guia da Zona Cega (Dark Zone)

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

24/04/2019 04h00

Se "The Division" tem uma marca registrada, essa marca é a Zona Cega (Dark Zone), que mesmo no conturbado lançamento do primeiro capítulo da série já era considerada um ponto positivo. Com uma mistura única de PVE e PVP, as áreas reservadas para a Zona Cega são tensas, e funcionam com base em risco e recompensa.

Cada decisão errada pode significar itens raros perdidos e dor de cabeça pelo tempo desperdiçado. Por outro lado, uma extração feita com sucesso ou uma boa sessão como revogado (Rogue) pode garantir os itens que faltam para completar a sua build.

Se você nunca experimentou a Zona Cega, ou está perdido, sem entender como funciona a normalização e os outros termos e mecânicas introduzidos em "The Division 2", ese guia foi feito para você.

Como liberar a Zona Cega

A Zona Cega não estará acessível logo de cara no jogo. Para isso é preciso liberar um operador para a Casa Branca que dará acesso a ela. O nome dessa oficial é Senait Ezera, e ela pode ser recrutada após completadas as missões no Teatro.

Após liberar esse operador, vá até a Casa Branca e converse com ela para receber a missão de reconhecimento da primeira área, chamada Zona Cega Leste. Essas missões de reconhecimento servem para familiarizar o jogador com os elementos desse modo de jogo, como extração, landmarks e as diferenças de terreno de cada área.

The Division 2 - Reprodução - Reprodução
A Dark Zone guarda os momentos mais tensos e recompensadores do The Division 2
Imagem: Reprodução

Assim que você terminar a missão de reconhecimento, essa área ficará liberada para ser acessada sempre que você quiser. Além disso, a missão de reconhecimento da área Sul também ficará disponível, mas você provavelmente terá de ganhar mais alguns níveis para conseguir completá-la. Após completar a missão da área Sul, você receberá a missão da área Oeste, finalizando então as três zonas disponíveis no jogo até o momento.

Entendendo a Zona Cega

Assim que você entrar na Zona Cega, todos se tornarão potenciais inimigos. Isso ocorre porque é possível um agente se virar contra seus companheiros a qualquer momento para roubar os seus espólios.

Ainda no primeiro jogo, mudanças na Zona Cega fizeram com que o jogador tenha que ativar o modo Revogado para conseguir atacar os companheiros, eliminando o fogo amigo acidental. Dependendo da quantidade de caos e vítimas que esse agente fizer, sua localização ficará marcada no mapa para todos os outros jogadores, que vão caçá-lo para pegar todo o loot que ele acumulou até então.

Se você for por esse caminho e se arrepender, terá de ficar escondido por um tempo até que o status acabe. Outra maneira de reverter essa condição é encontrando um terminal Manhunt, onde você poderá voltar a ser um agente normal ou aumentar o tempo como Revogado para tentar conseguir itens ainda mais raros.

The Division 2 Dark Zone - Reprodução - Reprodução
Não dá para confiar em ninguém na Dark Zone
Imagem: Reprodução

É possível conseguir o status de Revogado invadindo terminais SHD , roubando loot dos amiguinhos na hora da extração e abrindo algumas caixas proibidas. Essas ações não fazem você ficar marcado no mapa dos outros agentes e podem ser utilizadas para conseguir acesso ao Thieves' Den, que possui um vendedor exclusivo para quem completa um número de ações como Revogado em um determinado tempo.

A Zona Cega possui a sua própria linha de progressão, com níveis reservados para ela. Em "The Division 2", esses níveis servem para liberar algumas habilidades interessantes. A cada cinco níveis será possível desbloquear uma nova habilidade com o operador da Zona Cega na Casa Branca. As primeiras habilidades liberadas garantem mais espaços para carregar itens contaminados, enquanto as mais avançadas podem garantir até mesmo que você não perca itens ao morrer.

Você conseguirá experiência na Zona Cega basicamente por qualquer ação executada, desde o abate de inimigos e agentes até extrações bem-sucedidas. Um bom meio de conseguir experiência é liberando pontos de interesse. Esses locais costumam atrair muitos agentes e contam com um chefe desafiador que garante também bons itens.

Um termo que causa bastante confusão é a chamada normalização. Introduzida ainda no primeiro jogo, a normalização define uma quantidade de atributos para cada equipamento para quando ele entrar na Zona Cega. A proposta é permitir que jogadores de níveis mais baixos estejam em pé de igualdade com os jogadores com mais horas de jogo. Para ver quais serão os atributos normalizados do seu equipamento, basta entrar no seu inventário e conferir cada um deles.

The Division 2 Normalização - Reprodução - Reprodução
A normalização serve para igualar jogadores de todos os níveis na Dark Zone
Imagem: Reprodução

A normalização vale somente para os seus equipamentos, o que significa que os jogadores que liberaram todas as habilidades ainda terão a vantagem de poder se adaptar melhor a cada situação. Por isso, o ideal é ter pelo menos o segundo espaço para habilidades liberado antes de partir para a Zona Cega.

Existe uma rotação que define quais das três áreas serão normalizadas e qual delas será a chamada invadida. A área invadida só fica disponível após o nível 30 e nela não existe normalização, o que vale são os equipamentos conseguidos até o momento pelo jogador. Os inimigos por aqui também são bem mais fortes e os agentes Revogados não são mostrados no mapa. Essa área, portanto, deve ser aproveitada pelos jogadores mais veteranos, que estão atrás de um desafio extra e itens mais raros.

Após passar por tudo isso e ficar com seu inventário cheio de itens com bom potencial, você terá de extrair todos os itens contaminados utilizando um helicóptero de apoio. Para isso você deverá ir para uma das duas áreas de extração disponíveis no mapa e atirar um sinalizador, que será visível para todos os outros jogadores por perto.

Enquanto o helicóptero não chega, será preciso derrotar os inimigos e agentes dispostos a roubar os seus itens. Para ter a vida um pouco mais fácil, tente escolher a área de extração que esteja com menos pontos de interesse próximos e fique alerta para a quantidade de agentes no perímetro.

The Division 2 Extração - Reprodução - Reprodução
Pensou que tinha acabado? Ainda falta extrair o loot
Imagem: Reprodução

Agora que você conhece como funciona as mecânicas da Zona Cega, forme seu grupo e vá explorá-la. A diversão e a tensão são garantidas e, dependendo do seu desempenho, os equipamentos que faltam para completar a sua build também.

Siga o UOL Start no