Topo

"Katana Zero": Dicas e truques para se dar bem

Divulgação
Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

22/04/2019 14h00

"Katana Zero" já está disponível para PC e Switch. O jogo conta com gráficos e animações incríveis em pixel art, aliados a uma narrativa de respeito, contada com maestria durante cada uma de suas fases. A jogabilidade é o que você espera de um jogo indie do estilo: desafiadora e exigente. Para superar cada um dos níveis será preciso paciência e alguma repetição.

Essa repetição acontece porque sempre que você recebe um golpe que seja, deve voltar até o checkpoint anterior, na maioria das vezes o início da fase, para tentar novamente a incursão. Com o tempo você vai decorando as melhores opções e consegue superar o desafio.

Para deixar seu samurai mais competente e diminuir o número de tentativas em cada fase, é preciso dominar as mecânicas do jogo. Como "Katana Zero" não pega na sua mão, não existe um tutorial detalhado, por exemplo, e muito do que rola você terá de descobrir por conta própria.

Como parceiros que somos da sua jogatina, fizemos um apanhado de dicas para você se dar bem nesse início.

Comandos Básicos

Katana Zero 1 - Reprodução - Reprodução
O dragão vai dilacerar alguns inimigos atrás da porta.
Imagem: Reprodução

O primeiro passo para dominar "Katana Zero" é entender o que ele oferece de mecânicas para conseguir usar todas com memória muscular, sem ficar pensando muito para executar.

Na parte superior esquerda da sua tela existe uma barra. Não vou contar nem o nome dela para não estragar nada da narrativa. O importante é o que ela faz. Sempre que você apertar L/L1/LB no controle que estiver usando, o tempo vai ficar mais lento, até que a barra acabe.

Já no R1/R/RB você tem o rolar, que te deixa imortal por alguns frames da animação.

No mais, é o de sempre: bater, pular e utilizar elementos do cenário para facilitar a sua vida. Só fique atento ao tempo para completar cada etapa da fase.

Apare as balas

Katana Zero 2 - Reprodução - Reprodução
Desacelere o tempo para rebater as balas inimigas
Imagem: Reprodução

Os inimigos mais irritantes do jogo são, com certeza, os que possuem armas de fogo e te acertam a distância. Como basta um erro para comprometer seu avanço, os desenvolvedores decidiram dar uma forcinha e permitir devolver a bala para os inimigos como um gesto de "bondade".

Para isso você precisa atacar a bala com sua espada no tempo certo, enviando o projétil no sentido oposto ao seu golpe. É aqui que o seu conhecimento das mecânicas do jogo vai começar a ajudar. O meio mais fácil de conseguir rebater as balas é desacelerando o tempo para acertar o projétil com sua espada.

Com um pouco de prática você vai conseguir executar isso em qualquer situação, tornando os confrontos mais triviais.

Explore o cenário

Katana Zero 3 - Reprodução - Reprodução
Os cenários escondem abordagens diferentes para cada nível
Imagem: Reprodução

Como o jogo tem progressão em duas dimensões, é comum apertar apenas o botão para frente e tentar encarar o que aparecer pelo caminho. Mas essa tática não vai te levar muito longe em "Katana Zero", já que os cenários mais difíceis exigem diferentes tipos de abordagem.

Assim que notar um grupo de inimigos amontoados, pode desconfiar: existe uma solução melhor que estourar a porta e partir para cima de todos ao mesmo tempo. No geral, existem granadas de fumaça, barris explosivos e até coquetéis molotov colocados em algum lugar do cenário, prontos para você usá-los como arma de destruição em massa para essas ocasiões adversas.

Dê uma olhada em cada cantinho e vá tentando novas abordagens até achar a melhor maneira.

Escolhas no diálogo importam

Katana Zero 4 - Reprodução - Reprodução
Katana Zero tem foco narrativo
Imagem: Reprodução

"Katana Zero" tem um foco grande na narrativa, com opções nos diálogos que afetam diretamente os resultados das suas próximas ações.

Assim que um diálogo começa, você verá que existe uma barra vermelha, que visa acabar imediatamente a conversa e dar uma resposta ríspida. Depois que ela acabar, vai virar uma barra branca, que permite que você escolha outras opções de diálogo.

Dependendo das suas escolhas, um personagem pode deixar de te ajudar, e a formação dos inimigos mais adiante pode mudar. Até mesmo as próximas conversas serão afetadas. Portanto, decida a forma como quer que seu samurai se comporte e veja os resultados, sempre lembrando que uma escolha ruim pode dificultar a sua vida.

Segredos da movimentação

Katana Zero 5 - Reprodução - Reprodução
Com a técnica de pular e atacar no ar você pode atingir plataformas mais altas
Imagem: Reprodução

A mecânica de travessia de "Katana Zero" é bem simples, mas com um pouco de atenção você pode tirar proveito de locais inesperados para surpreender os inimigos. Ao pular em uma parede, o seu personagem gruda nela e começa a deslizar. Se você pressionar o botão de pular, ele irá dar um salto para a direção em que estiver olhando. O segredo é que você pode usar o ataque no ar para ganhar mais altura e voltar para a direção que estava, alcançando algumas plataformas diferentes.

Alguns inimigos só podem ser executados pelas costas. Para isso, você terá que usar outra técnica de movimentação, o rolamento. Os frames que te deixam invencíveis permitem rolar até as costas dos inimigos, o que serve para vários chefes também. No caso de inimigos com armas de fogo, use a desaceleração do tempo para evitar qualquer disparo.

A campanha não é das mais demoradas, então ao dominar as mecânicas você estará a poucas horas do final da jornada do samurai dragão. Aproveite para se deliciar com essa história intrigante e os detalhes de cada fase.