Topo

Empacou? Dicas e truques para se dar bem em "Sekiro: Shadows Die Twice"

Divulgação
Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

28/03/2019 04h00

Sekiro é mais um daqueles jogos da From Software que exigem o máximo do jogador. Seus chefes são impiedosos e o mundo é sempre hostil. Não à toa o número de jogadores que chegam a terminar a aventura são poucos se comparados com outros jogos.

No entanto, cada vitória é extremamente recompensadora e com o passar do tempo, os mistérios do mundo de Sekiro e a melhora nas suas próprias habilidades fazem a caminhada uma das mais prazerosas da geração. Para te ajudar nessa empreitada, separamos várias dicas para não te deixar empacar. Confira:

Treine muito no início

Como você já viu em nossa análise, Sekiro tem como base uma das mecânicas que geralmente é reservada para os jogadores mais veteranos e hardcore, o chamado "Parry" ou aparar. Essa técnica consiste em pressionar o botão de defesa no exato momento em que o golpe do inimigo acerta o seu personagem. Em Sekiro, aparar quebra a postura dos inimigos e permite um golpe mortal.

Não bastando a dificuldade de dominar essa técnica, o jogo ainda conta com diversas melhorias para seu braço shinobi, dezenas de habilidades escondidas e várias outras técnicas fundamentais como desviar e pular. Dominar tudo isso direto no campo de batalha seria muito frustrante e é por isso que a From Sofware colocou pela primeira vez uma espécie de modo treino dentro do jogo.

Logo no início da aventura você será apresentado ao Hanbei, o Imortal, um NPC que como o nome diz não pode ser morto. Ele fornece lições sobre cada uma das técnicas apresentadas no início do jogo e adiciona outras assim que seu personagem for aprendendo novas habilidades no decorrer do jogo. A qualquer momento você pode desafiá-lo para um combate ou repassar as lições. Como o jogo pode ser muito frustrante em alguns momentos, treinar para melhorar suas habilidades é o melhor caminho para superar os desafios.

Sekiro 01 - Reprodução - Reprodução
Use o NPC para treinar
Imagem: Reprodução

Guarde suas moedas em bolsas

Em "Dark Souls", sempre que o seu personagem morre as almas são perdidas. Em Sekiro isso acontece com seus pontos de habilidade e moedas. Os pontos de habilidade não têm como serem protegidos e dependem da sorte para serem preservados, já as moedas podem e só exigem uma pequena porcentagem do seu montante.

Moedas guardadas em bolsas não são perdidas após morrer. A forma de fazer isso é comprando as bolsas de moedas dos vendedores pelo caminho. A bolsa pequena guarda 100 moedas, já a grande guarda 500 moedas e uma maior ainda guarda até mil moedas. O custo da bolsa pequena é 10 moedas, da média 50 e da grande 100.

Ao usar a bolsa no seu menu ou vendendo para um comerciante as moedas voltam para você e a bolsa se perde, portanto só use-as no momento em que for comprar algo importante.

Use a furtividade e a verticalidade

Uma das grandes novidades de Sekiro é a mecânica de furtividade, que permite executar os inimigos mais fracos com um único golpe desde que o Lobo não tenha sido notado. Esse abate pode ser feito por trás, pelos lados e também pelo alto, bastando pular na direção do inimigo e pressionar R1/RB no momento em que um círculo vermelho aparecer nele.

Isso é especialmente importante para conseguir vencer os inimigos mais fortes, chamados de "mini boss", que exigem dois golpes mortais para serem finalizados. Quase sempre existe um caminho que leva até as costas deles e garantem que um golpe mortal seja executado antes mesmo da luta começar, facilitando muito a sua vida difícil pelo Japão Feudal.

Outro uso da furtividade é para passar por áreas inteiras sem ter de lutar com ninguém. Principalmente quando se faz uso da verticalidade. O seu personagem é equipado com um gancho que garante acesso aos telhados das casas e construções, fazendo a travessia pelos cenários rápidas e seguras, além de oferecer uma gama de locais propícios para abates silenciosos.

Sekiro 2 - Reprodução - Reprodução
Abates silenciosos funcionam até contra alguns chefes
Imagem: Reprodução

Lembre-se de coletar as moedas e itens

Uma das grandes pegadinhas de Sekiro é precisar pressionar quadrado no PS4 ou X no Xbox para coletar as moedas e itens deixados pelos inimigos depois de vencê-los. Ao limpar uma área, lembre-se sempre de passar perto dos corpos pressionando o botão para coletar tudo.

Use o Pause

Finalmente podemos pausar a ação em um jogo recente da From Software e isso tem muito significado em Sekiro. É possível trocar as melhorias do seu braço Shinobi, alterar os itens de seleção rápida e claro, dar uma respirada no meio de um combate tenso.

Como a estratégia para cada adversário é diferente e exige trocas de equipamentos, lembre sempre de usar o botão de pause para fazer o preparo ideal antes e durante as lutas, inclusive para alterar qualquer estratégia que tenha dado errado e experimentar novas ideias.

Sekiro 3 - Reprodução - Reprodução
Você pode pausar o jogo a qualquer momento para modificar a sua estratégia
Imagem: Reprodução

Repita áreas para coletar experiência

Embora não exista um sistema de nível parecido com "Bloodborne "ou "Dark Souls', Sekiro fornece diversas árvores de habilidades para melhorar o seu combate. As habilidades passivas, por exemplo, podem melhorar a sua guarda contra inimigos com espada ou causar mais dano a guarda dos adversários quando você executar um "parry" e ainda melhorar sua furtividade, evitando que inimigos te ouçam quando agachado.

Para liberar as habilidades é preciso comprá-las com pontos de habilidade nos santuários. Esses pontos são ganhos sempre que a barra azul no canto superior direito da sua tela é preenchida, que por sua vez precisa que você elimine inimigos para ser completada. Nada melhor então do que repetir algumas áreas para comprar aquela habilidade necessária, especialmente porque após atingir um nível na barra, ele não volta mais atrás até ser gasto, mesmo morrendo.

Lembre-se de orar nos santuários

Os santuários não ficam salvos para viajar e repousar quando você os vê pela primeira vez, é preciso sentar e orar neles. Eles são também responsáveis pelo checkpoint, garantindo que você volte ali no caso de morrer. Portanto nada de passar reto por eles.

Compre Cabaças

A Cabaça Curativa não é a única do jogo. Os vendedores têm diversas outras que podem ser utilizadas para curar e se fortalecer contra efeitos negativos como terror, veneno e fogo. Elas custam 1800 moedas e podem ser conseguidas em diferentes vendedores pelo mundo.

Sekiro 4 - Reprodução - Reprodução
As cabaças vão ajudar a vencer os chefes mais complicados
Imagem: Reprodução

Com a cabaça púrpura por exemplo, você conseguirá finalmente enfrentar os chefes decapitados ou espectrais. O mais legal é que assim como a cabaça de cura, essas outras são reabastecidas ao repousar em um santuário.

Explore os cenários e enfrente os mini chefes

Os itens disponíveis no jogo, de açúcares dos monges à cinzas, podem decidir a sua batalha. Embora vários deles possam ser encontrados ao derrotar inimigos, muitos estão espalhados pelo mapa, esperando somente você chegar para pegá-los. Além desses itens mais comuns, também é possível encontrar as sementes de cabaça escondidas por aí, que garantem mais uma cura para usar durante o jogo.

A importância de explorar não para por aí, diversos vendedores e NPCs com quests estão te esperando em locais escondidos e o contato com eles pode render melhorias essenciais para enfrentar os chefes do jogo.

No meio do caminho também estão os mini chefes, que são difíceis de derrotar mas garantem duas coisas. A primeira é um bom desafio que serve como treinamento para melhorar no jogo, a segunda são os colares de conta, que servem para melhorar a sua vitalidade e postura. Embora seja tentador deixá-los para trás, tente sempre vencer os que encontrar no caminho para não passar dificuldade nos chefes mais avançados do jogo.

Siga o UOL Start no