Topo

"Devil May Cry 5": veja como conseguir rank S em todas as missões

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

23/03/2019 04h00

"Devil May Cry 5" não é apenas sobre demônios e salvar o mundo de um apocalipse vindo do submundo, é também sobre estilo. Para se ter uma ideia, o termo "Badass", que aqui no Brasil você deve conhecer na internet recentemente como "Brabo", é somente o nível B no ranqueamento de estilo do jogo; para conseguir o rank S nas missões você precisará ser mais, terá que ser "Smokin' Sexy Style!", o vulgo SSS.

Para conseguir esse título a cada batalha é preciso dominar uma série de fundamentos do jogo, que vão desde conhecer o seu personagem a fundo, usando seus combos com memória muscular, até memorizar o comportamento dos inimigos, que possuem fraquezas específicas e movimentos repetitivos. Para facilitar esse processo que pode ser bastante penoso, separamos algumas dicas, se liga:

Conheça os personagens

O primeiro passo para conseguir os níveis mais altos de estilo é conhecer bem os personagens. Em "Devil May Cry 5" temos três jogáveis até o momento: Dante, Nero e o estreante V.

Nero

Para dominar o jogo do Nero, o primeiro passo é conhecer cada uma das suas Devil Breakers, que são os braços mecânicos com habilidades especiais que ele usa. Muitas delas podem cortar o seu combo se usadas em momentos errados, já outras são focadas em tarefas que não interessam muito para quem é estiloso, como curar.

O segundo passo é entender o uso da sua espada. Ao apertar L2/LT, Nero vai torcer o punho da espada e energizará a mesma - a animação até parece que ele está acelerando uma moto -, o que engana alguns jogadores quanto ao seu melhor uso. Existe uma habilidade que permite que ao pressionar L2/LT exatamente no momento em que um golpe entrar na defesa inimiga a espada se energize, e esse é o modo de maximizar o seu dano sem perder o timing do combo.

Devil May Cry 5 Nero - Divulgação - Divulgação
Conhecer as Devil Breakers é a chave para jogar com o Nero.
Imagem: Divulgação

Por último, domine a habilidade de cancelar o pulo. Quando você entra em um combo aéreo, poderá usar uma habilidade específica apenas uma vez antes de cair no chão. O cancelamento do pulo é o que fará com que você utilize mais de uma vez as habilidades no ar, possibilitando combos com inúmeros hits. A melhor maneira de fazer isso é com uma habilidade cara e que parece inútil à primeira vista, a de pular na cabeça dos inimigos. O segredo é iniciar o combo aéreo, jogar tudo que pode, pular na cabeça do inimigo e recomeçar de novo. Resultado? SSS!

V

V é a novidade deste "Devil May Cry". O estilo de luta dele pode parecer estranho à primeira vista, já que ele controla monstros para fazer o seu trabalho sujo. São três deles: Sombra, uma pantera que dá ataques físicos a curtas distância; Grifo, uma espécie de águia com corvo que mistura magias de longa distância com ataques aéreos; E o Pesadelo, uma invocação que usa o medidor de Devil Trigger para permanecer em campo.

Mesmo utilizando os chamados familiares, é preciso finalizar o trabalho com o V, que dá o golpe final nos demônios inimigos com sua bengala. Isso coloca o jogador em uma situação onde é necessário ficar sempre atento ao posicionamento e aos inimigos ao seu redor.

Devil May Cry 5 - V e Invocações - Reprodução - Reprodução
Posicionamento é a chave para se dar bem com o V
Imagem: Reprodução

O primeiro segredo do V é saber que os familiares se orientam pela posição dele. Isso significa que você não deve tentar controlar os seus monstros baseados na posição em que eles estão e sim para onde o V está olhando. Sem isso você irá ficar perdido principalmente com a Sombra, que geralmente sai girando por longas distâncias.

Para conseguir o SSS é preciso variar os combos entre a Sombra e o Grifo. Tente manter a Sombra atacando com seus combos e segure o botão do Corvo para utilizar as suas magias carregadas de trovão, essas combinações por si só garantem bons níveis de estilo.

Evite esquivar, o segredo é se posicionar. Sempre que você esquiva, um dos seus comandados volta para te ajudar, o que quebrará o combo. Fique a uma boa distância para conseguir finalizar o inimigo, mas não tão perto para que eles possam te atacar.

Por fim, lembre de sempre invocar o Pesadelo. Existe uma habilidade que reduz o consumo do Devil Trigger e você sempre pode ler poesia segurando R2/RT durante as batalhas para recuperar o que foi perdido.

Dante

O velho Dante tem a maior quantidade de habilidades diferentes para utilizar no jogo. Em determinado ponto ele terá quatro armas de longa distância, mais quatro para curtas distâncias e ainda os quatro estilos de batalha. A combinação desses três elementos é enorme e dominar tudo pode levar mais de uma centena de horas.

Não tem caminho fácil, é preciso dominar o máximo de armas possíveis para conseguir os melhores níveis de estilo, até porque cada uma delas se sairá melhor contra um tipo específico de inimigo. Para começar, a melhor maneira de conseguir alguns SSS é dominando a Balrog, que possui uma forma para socos e outra para chutes. Alterne entre os combos das duas formas para entrar em chamas e deixar o narrador louco.

Devil May Cry 5 Dante - Reprodução - Reprodução
A Balrog é uma ótima pedida para os iniciantes
Imagem: Reprodução

No mais abuse do cancelamento de pulo, como vimos com o Nero e tente variar o máximo possível entre as armas e estilos.

Conheça os Inimigos

Cada inimigo em "Devil May Cry V" foi pensado para ser combatido de um modo específico. Dominar isso significa que a sua batalha ficará mais mecânica e também variada, o que ajuda na hora de conseguir o SSS.

Após vencer um inimigo pela primeira vez, ele ficará descrito no diário da Nico. Além de uma descrição interessante dos adversários, existem algumas dicas de como vencê-los, que vai te ajudar na hora de pensar a sua estratégia.

Devil May Cry 5 Inimigos - Reprodução - Reprodução
Conheça os seus inimigos pelo diário da Nico
Imagem: Reprodução

Use as Provocações

Provocações aumentam e muito o medidor de estilo. Enquanto você faz a provocação, obviamente ficará vulnerável. A melhor maneira de utilizá-las é incorporando-as no seu combo, no geral finalizando a pancadaria com elas, já que os inimigos vão estar mortos ou longe de você.

Para utilizar as provocações aperte o touchpad no PS4 ou o botão Back/View no Xbox.

Não apanhe

Não apanhar é uma regra para a vida e que se aplica em qualquer jogo, mas em "Devil May Cry" ela chega em um outro nível. Tomar qualquer hit aqui fará com que seu medidor de estilo seja pulverizado. Você pode cair de um SS para B facilmente se não tomar cuidado. Portanto entre interromper o combo e evitar ser golpeado ou completar e apanhar, escolha sempre a primeira opção.

Treine Bastante

Existe um modo de treino no jogo que os jogadores acabam deixando de lado, na verdade os sem estilo, pois quem quer o SSS só vai conseguir se treinar lá. Esse local se chama Vazio e aqui você pode treinar todos os seus combos até conseguir executá-los de forma mecânica, além de experimentar com as novas armas e habilidades conseguidas durante o jogo.

DMC Treino - Reprodução - Reprodução
Treine bastante no modo Vazio
Imagem: Reprodução

Você pode acessar esse modo tanto pelo menu inicial como pelo carro da Nico enquanto escolhe quais habilidades comprar. Treine bastante e logo você estará tirando prints para os amigos dos SSS conseguidos nos chefes mais difíceis do jogo.

Siga o UOL Start no