Topo

Guia para combate a distância em "PUBG"

Divulgação
Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

19/07/2018 04h00

"PUBG" é um jogo complexo que exige várias perícias dos jogadores para se conseguir os lugares mais altos na classificação. Como os mapas são grandes e a quantidade de inimigos é numerosa, diversos combates vão acontecer durante as partidas em diferentes distâncias.

Dominar o combate em longas distâncias demanda tempo e conhecimento sobre as mecânicas do game, já que o sistema de balística faz com que cada arma tenha suas próprias características.

VEJA TAMBÉM

Para facilitar sua escalada de mais um degrau em "PUBG", fizemos esse guia completo para combates a distância, confira abaixo.

Identificando a distância

Todos os passos a se tomar após encontrar um inimigo dependem de uma constatação precisa da distância entre seu rifle e o alvo. Para isso, o uso do mini mapa, das miras e da sua experiência no jogo é essencial. Mesmo os jogadores mais veteranos terão dificuldades em acertar um número preciso para a distância do inimigo, porém, o importante é ter uma aproximação segura, que garanta uma tomada de decisão correta na sequência. Saber por exemplo, se a distância do alvo está mais próxima de 100 ou de 200 metros, vai definir como você ajustará a distância de zeragem da arma. Um erro nessa medição fará não só com que você erre o tiro, como também entregue sua posição.

Mini mapa

O mini mapa que fica no canto da sua tela representa 400m², isso significa que, como você está centrado nele, para cada direção ao seu redor, ele representa até 200m de distância. O mini mapa é dividido em quadradinhos brancos menores, que representam cada um 100m². Distâncias maiores que essas precisam ser medidas utilizando o mapa maior, o que acarretará em perda de tempo. Para distâncias maiores do que 400 metros, utilize os medidores da sua mira.

Miras

Após a atualização para a versão 1.0, algumas miras ganharam uma repaginada no seu layout. A 4x para as armas com munição 5.56 e as 8x são exemplos. Portanto, foi necessário que os jogadores reaprendessem a medir as distâncias com elas e treinar com os novos marcadores. Cada mira terá seus próprios macetes e ocupariam todo um guia para explicar como utilizá-las por completo. Na 4x, para armas de calibre 5.56, por exemplo, quando o primeiro marcador ocupar a distância de um ombro ao outro do inimigo, significa que ele estará a 300 metros. A melhor forma de aprender como usar cada uma delas é testando no jogo e adquirindo experiência. Escolha uma arma que goste mais, assista algum guia específico para as miras dela e treine no jogo. Com o tempo, o processo de mirar e saber a distância do alvo será automático. Essa imagem para as miras 4x e 8x da kar98, do usuário do reddit "videosquid", é um exemplo de como medir distâncias com a mira da sua arma.

Distância de zeragem x Marcações da mira

As armas de "PUBG" tem como padrão a distância de zeragem em 100 metros. Isso significa que, um alvo que esteja em até 100 metros de distância, será alvejado certeiramente no centro da mira. O problema é quando o alvo está mais longe. Considerando a física balística realista do jogo, que leva em conta velocidade e queda da bala, o centro da mira não mais indicará onde o projétil vai chegar em um alvo que esteja além desses 100 metros.

Com isso em mente temos 2 opções. A primeira seria mirar mais alto e utilizar as marcações da mira. No geral, cada uma delas representa 100 metros, lembrando-se sempre de considerar a queda da bala da arma que estiver usando no momento. A vantagem dessa escolha é a velocidade para executar a ação, caso você seja um jogador experiente que consiga rapidamente determinar a distância do adversário e entenda a mira que estiver usando. A desvantagem é que, como todas as armas tem velocidade e queda diferentes para as balas, mesmo usando as marcações, que para algumas armas não vão ter representação fiel da metragem, você tem grandes chances de errar o primeiro tiro e terá de consertar a mira para os próximos, o que fatalmente entregará sua posição.

A segunda opção é mudar a distância de zeragem da arma. Ao fazer isso, o centro da mira agora garantirá que local do impacto da bala seja de acordo com a nova distância de zeragem, ou seja, se ela estiver em 200 metros, o centro da mira irá garantir um disparo preciso para essa distância. A vantagem de se usar esse método é a precisão, desde que você tenha determinado bem a distância do inimigo. A desvantagem é o tempo que se perde para determiná-la e aumentar ou diminuir a distância de zeragem, que nem toda arma ou mira aceita.

PUBG - Mira - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Para modificar a distância de zeragem no PC, basta apertar a tecla PageUp para aumentá-lo e PageDown, para diminuí-lo. No caso do Xbox, basta utilizar o D-pad para cima e para baixo enquanto estiver mirando.

Nem todas as armas e miras aceitam mudanças de zero, assim como podem ter mais ou menos metragens permitidas. Os rifles de assalto, por exemplo, aceitam mudanças de pelo menos 400 metros a depender da sua mira.

Regra do 1:100

Tudo o que vimos acima serve para um tiro perfeito em um alvo parado. Mas a pergunta é: e se o alvo estiver em movimento?

Como dito anteriormente, a balística do jogo é realista, portanto os projéteis possuem velocidades diferentes para cada arma. Com isso, para acertar um alvo em movimento, é preciso atirar em um ponto em que ele estará no futuro, para compensar o tempo que levará para a bala chegar ao local desejado. Como cada arma possui disparos com velocidades diferentes, calcular tudo isso de cabeça, dependendo do seu equipamento, pode ser muito difícil. Por isso, utilize esse macete.

Existe uma regra, que foi desenvolvida pelo youtuber e jogador "WackyJacky101", chamada de 1:100. A regra diz que para cada 100 metros que um alvo em movimento estiver do seu rifle, você deverá mirar o relativo a um corpo de distância dele para acertar o disparo. Ou seja, em um exemplo hipotético, em que um alvo esteja correndo para a direita, a 200 metros de distância da sua mira, você deverá mirar o referente ao tamanho de 2 corpos para a direção em que ele vai se movimentar, para acertar o disparo. Essa técnica vale tanto para rifles de assalto quanto para snipers, o que já facilita bastante seu jogo.

Como sua medição de distância raramente será perfeita, a velocidade do jogador pode ter aumentado por conta dos itens que ele consumiu e a direção da corrida pode ser alterada, é normal que um ou outro tiro erre o alvo. Com tempo de jogo e experiência, você fará essas adaptações mais rapidamente e terá mais sucesso.

PUBG - Sniper - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Dicas Finais

Com tudo que vimos até agora, a sequência de ações para um bom disparo será a seguinte:

  • Determine a distância do alvo utilizando ou suas miras ou o mini mapa.
  • Analisando o momento e a distância, escolha a técnica de zeroing ou a utilização das marcações da sua mira
  • Se o alvo estiver parado, dispare
  • Se o alvo estiver em movimento, utilize a regra do 1:100 e dispare
  • Em caso de erros, faça as correções e dispare novamente

Outra dica importante aqui é manter o botão de disparo pressionado mesmo após o tiro com snipers, isso fará com que você consiga ver onde o tiro atingiu e não a animação de recarregar o rifle. Utilize o padrão Single Fire para tiros mais precisos nos rifles de assalto. E por fim, atirar abaixado melhora a precisão, assim como segurar a respiração.

Agora você está mais do que pronto para eliminar os inimigos a distância no "PUBG" e aumentar sua classificação nas partidas. Conte pra gente o que achou e como foram suas partidas depois de utilizar nossas dicas. Até a próxima.