Topo

"Fortnite": Guia completo com dicas para iniciantes

Daniel Esdras

Do GameHall

21/05/2018 04h00

Além de "PUBG", outro grande sucesso do gênero "Battle Royale" é o "Fortnite", desenvolvido pela "Epic" e disponível para PCs, PS4, Xbox e agora também para aparelhos mobile. O jogo possui grande apelo popular e detém atualmente o recorde de visualizações simultâneas na "Twitch TV", em uma transmissão que contou com a participação do cantor de rap Drake. Com a ajuda dele, mais de 630 mil pessoas assistiram o streamer "Ninja" jogar por algumas horas.

Resumindo, se você ainda não conhece "Fortnite" é hora de se atualizar e aproveitar um dos jogos competitivos mais divertidos da geração.

VEJA TAMBÉM

Se você já jogou ou assistiu partidas de "PUBG", vai encontrar muitos elementos familiares no "Fortnite". Porém o que torna o jogo único é seu sistema de construções, que necessita de alguns cuidados para ser usado no seu máximo potencial. Mas não se preocupe, confira nosso guia completo para começar a jogar "Fortnite" e alcançar vitórias.

Entendendo o Básico

Como em todo jogo do gênero, em Fortnite você deve ser o último sobrevivente para vencer. Serão até 100 jogadores no início que irão se enfrentar em combates armados até que o melhor ou mais esperto ganhe a partida.

Você poderá escolher dentre 3 tipos de jogo:

  • Solo: Cada um por si, onde você jogará sozinho em busca da vitória
  • Duplas: Junte-se com um amigo e enfrente outras duplas pela vitória. Se ao menos um de vocês for o vencedor, a dupla é vitoriosa.
  • Esquadrão: Junte-se com até 4 amigos para tentar a vitória. Se um ou mais membros do seu esquadrão forem os últimos vivos, vocês ganham.

Após iniciar o jogo, os jogadores estarão todos em um ônibus voador, acostume-se com essas loucuras, que vai cortar o mapa em alguma direção. Durante o trajeto do ônibus, os jogadores podem saltar quando acharem melhor e a partir daí buscarem o melhor jeito de vencer.

Ainda comparando com PUBG, o mapa do Fortnite é bem menor que os existentes atualmente no concorrente, fazendo com que a ação seja mais intensa e as partidas mais rápidas. Esteja preparado para combater inimigos sempre.

No jogo da Epic também existe um limitador de área, aqui chamado de olho da tempestade. Esse limitador é representado no mapa na forma de um círculo, que vai se fechando com o passar do tempo. Os jogadores que ficarem fora do círculo vão tomar dano progressivamente e podem morrer se não chegarem ao local demarcado a tempo.

Fortnite - Balão - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Saltando do ônibus
A primeira coisa a se fazer ao começar uma partida é definir onde você vai saltar. Isso definirá toda sua estratégia, uma vez que existem locais com muito loot (itens e armas que você acha no chão) mas que terão muita concorrência com outros jogadores enquanto que outros locais vão conter menos loot mas te darão mais tranquilidade para jogar sem ter que lutar logo no início. Confira as localidades com mais e menos popularidade:

Mais loot e mais popularidade:
Campos Fatais, Bosque Gorduroso, Parque Agrádavel, Via do Varejo, Fontes Salgadas, Plataforma da Sorte, Margens Esnobes, Torres Tortas

Loot e popularidade menores:
Terras Anárquicas, Fábrica de Descargas, Cabana Solitária, Minas Matreiras, Bosque Lamurioso, Depósito Empoeirado, Cidade dos Tomates, Lago do Saque, Cruzamento da Sucata, Colinas Assombradas, Lamaçal Nebuloso

Fortnite - Mapa - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Qualquer que seja sua escolha, será importante chegar ao solo mais rápido que os outros jogadores e pegar uma arma primeiro. Para isso vai uma dica: o paraquedas abre automaticamente quando seu boneco estiver a uma determinada distância do chão, portanto se você mirar em uma área próxima, porém mais baixa do que a que você inicialmente escolheu, se manterá em alta velocidade por mais tempo. Quando seu paraquedas finalmente se abrir, plane até o ponto desejado.

Armas

Em Fortnite as armas não possuem melhorias colocadas pelo jogador, elas já vêm equipadas dependendo da sua raridade. Miras melhores, por exemplo, já vão vir acopladas em armas mais raras. Essa inclusive é a palavra chave aqui, raridade. Se você já jogou "Destiny", perceberá que o padrão de cores é o mesmo: brancas são as armas mais comuns, verdes as incomuns, azuis as raras, roxas as épicas e douradas lendárias. Quanto maior a raridade, melhor a arma e seus efeitos.

O número de armas que você pode carregar é limitado, portanto a dica é sempre levar um arsenal diversificado entre snipers, shotguns, rifles de assalto e se encontrar, bazucas e miniguns. Assim que achar armas melhores que a suas, jogue as piores fora e carregue contigo as melhores.

Itens

Além das armas e da munição, é possível levar na mochila poções de cura e outros itens que te ajudarão a sobreviver. Existem por exemplo armadilhas que podem ser instaladas nas paredes das construções, tanto do jogo quanto as que você for fazer. Uma dica aqui é inclusive, se possível, sempre instalar armadilhas nas casas pelas quais você passar para procurar itens. Ao sair, feche as portas e faça com que outros jogadores acabem morrendo mais tarde ao tentar entrar nas mesmas em busca de loot.

Em "Fortnite" não existem itens que podem ser equipados para melhorar sua resistência, mas o jogo compensa isso com uma barra de escudo que pode ser aumentada com poções. O medidor desse escudo fica logo em cima da sua barra de vida. Quando você começar a partida ele estará em 0, portanto todo dano causado por outros jogadores será direto na sua barra de vida. Ao consumir as poções de escudo, você pode aumentar essa barra e se proteger melhor. Como o escudo dura até que seja destruído ou que a partida acabe, sempre que achar uma poção azul que servir para aumentar a sua barra, tome-a imediatamente. Lembre-se que o escudo não te protege de danos por queda, então nada de pular de telhados e montanhas porque está com a sua barra azul completa.

Fortnite - Locação Interna - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Tesouros

Outra forma de conseguir bons itens é achando tesouros pelo mapa. Eles podem ser encontrados utilizando o áudio do jogo, já que eles produzem um barulho bem peculiar. Normalmente eles estarão escondidos embaixo das casas, em locais altos ou de difícil acesso. Use da construção de escadas ou mesmo da picareta para chegar até eles.

Fortnite - Baú Dourado - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Recursos

Assim que você chegar ao chão, terá apenas uma ferramenta, a picareta. Você até pode usar ela para o combate, mas não só será pouco eficiente, como provavelmente morrerá para qualquer outra arma do jogo. O uso dessa picareta portanto é outro, coletar recursos.

Como dissemos lá no início, existe um sistema de construção no jogo. Para que você possa construir abrigos e cobertura para os tiroteios, são necessários recurso que podem ser de 3 tipos: madeira, concreto e ferro.

Em "Fortnite" tudo é destrutível, portanto sua picareta pode derrubar paredes, quebrar pedras e até mesmo carros. Evite usar nesse último pois ele dispara um alarme que vai avisar os inimigos onde você está. Cada vez que destruir esses objetos, conseguirá um número de unidades destes 3 recursos citados acima que podem ser utilizados no sistema de construção.

A dica aqui é levar pelo menos 100 unidades de cada recurso para os momentos finais do jogo.

Fortnite - Picareta - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Construção

Essa mecânica é o que diferencia "Fortnite" de todos os outros jogos do gênero, além de separar os jogadores comuns dos melhores. Um bom jogador conseguirá usar as construções a seu favor e erguerá torres em um piscar de olhos, ganhando vantagem pela altura e proteção das paredes.

O segredo aqui é cair em um lugar isolado e treinar bastante até que os comandos sejam dominados e executados com memória muscular. Com o passar do tempo você estará construindo rapidamente rampas para subir em locais melhores, proteção em tiroteios e torres para melhorar seu desempenho com as snipers do jogo.

Além da rapidez é possível treinar a eficiência do uso dos materiais, já que você pode editar o número deles que será utilizado.

As construções podem ser feitas com os 3 tipos de materiais que citamos no tópico anterior e demoram mais ou menos tempo para serem concluídas de acordo com a sua escolha. Madeira será a escolha mais lógica quase sempre, pois possui uma resistência inicial interessante e é a mais rápida na hora de construir.

Como a tempestade vai fechando o mapa com o tempo e obriga os jogadores a se mover, o melhor momento para começar a fazer construções maiores é no final do jogo. Porém nada te impede de usar construções rápidas a seu favor em combates logo no início do jogo.

Fortnite - Construção - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Não faça barulho!

Uma das coisas mais importantes no jogo é saber usar os sons a seu favor, gerar o mínimo de barulho possível e ficar atento para o que os adversários produzirem. O som gerado pela movimentação em "Fortnite" é bem maior que o de "PUBG", portanto tome bastante cuidado enquanto corre por aí. Aliás, quando se trata de correr, só o faça se for realmente necessário, pois seu personagem além de fazer muito barulho, deixará rastros de poeira para trás.

Ao usar a picareta, evite carros para não disparar alarmes. Só atire se tiver certeza que irá vencer o combate e só vá atrás do loot do adversário abatido se tiver conferido sua volta. Quanto mais invisível você for, mais chances terá de levar vantagem.

Dicas Finais

  • Treine as duas principais perícias do jogo: combate e construção. Para a primeira caia em cidades maiores e movimentadas, busque sua arma e combata outros jogadores. Para a segunda caia em um lugar vazio, colete recursos e treine até os comandos serem executados confortavelmente.
  • Evite locais abertos, sempre se movimente atrás de árvores ou coberturas, não fique exposto.
  • Faça o mínimo de barulho possível, evite correr, não dispare os alarmes dos carros.
  • Feche as portas das casas que vasculhar, portas abertas são um indicativo para o inimigo de que você está por perto. Se possível coloque armadilhas nas paredes para pegar jogadores desprevenidos.
  • Mantenha-se em movimento. Não fique parado esperando o jogo acontecer enquanto outros jogadores vão atrás de melhores equipamentos. Fique sempre em movimento e se adapte às situações que aparecerem.
  • Assista Streamers. Ver jogadores melhores tomando decisões melhora também as suas, bem como faz com que seu entendimento do jogo se aprofunde
  • Coberturas são destrutíveis. Não confie em ficar parado atrás de coberturas pois elas podem ser destruídas com armas potentes. Mantenha-se em movimento e tente tirar vantagem de tudo ao seu redor.

Fortnite - Paraquedas - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

E aí, gostou do guia? Agora você está mais do que pronto para conquistar suas vitórias em "Fortnite". Treine bastante e conte pra gente como foi sua experiência com o jogo. Até a próxima.