Topo

Jogador profissional de "Overwatch" é suspenso por comentário homofóbico

Felix "qxc" Lengyel, jogador do Dallas Fuel suspenso por comentário homofóbico - Reprodução
Felix "qxc" Lengyel, jogador do Dallas Fuel suspenso por comentário homofóbico Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

21/01/2018 15h12

O jogador profissional de "Overwatch" Felix "xQc" Lengyel, da equipe Dallas Fuel, foi suspenso por 4 jogos e recebeu uma multa de US$ 2 mil da Overwatch League após fazer um comentário homofóbico contra outro pro player durante uma transmissão ao vivo.

Lengyel fez o comentário após a derrota de sua equipe contra o time Houston Outlaws, dizendo ter ficado irritado com a paródia que o jogador Austin "Muma" Wilmot -- um homossexual assumido -- fez com uma de suas frases de efeito.

"Cala a sua boca. Volta para lá. Vai chupar um pau grosso, você iria gostar", disse Lengyel (em tradução livre) no vídeo.

Veja também:

Além da suspensão da própria liga, o Dallas Fuel decidiu impedir o jogador de participar da primeira fase do campeonato, que termina em 10 de fevereiro.

"Acreditamos em trabalhar com nossos jogadores para ajudá-los a virarem os melhores competidores, profissionais e companheiros de equipe possíveis" diz o comunicado. "Isso inclui trabalho tanto dentro quanto fora da competição para Felix."

"Durante sua suspensão, estaremos oferecendo recursos adicionais, treino de foco, exercícios físicos e apoio a Felix para ajudá-lo a evoluir como um jogador profissional que reflete os princípios do Dallas Fuel, seus companheiros de equipe, e a Overwatch League".

Lengyel, por sua vez, pediu desculpas publicamente a Wilmot em seu Twitter. O jogador ofendido aceitou as desculpas.

Um episódio parecido e controverso aconteceu aqui no Brasil durante o "Mundialito" de "League of Legends", em que o brasileiro Felipe "YoDa" Noronha, da Red Canids, foi suspenso da competição e multado após um comentário racista contra asiáticos em seu Twitter.